Código de falha P0391 – sensor de posição do eixo de comando circuito “B gama/desempenho (Banco 2)

O código de falha P0391 soa como “sensor de posição do eixo de comando circuito “B gama/desempenho (Banco 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Camshaft Position Sensor “B” Circuit Range/Performance (Bank 2)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0391

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0391 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0391 – sensor de posição do eixo de comando circuito

O sensor de posição da árvore de cames “B” envia um sinal específico para o módulo de controlo do motor PCM para o centro morto superior no curso de compressão. Também envia sinais indicando a posição do seguidor da came.

Isto é conseguido através de uma roda de suporte de relé ligada à árvore de cames, que passa pelo sensor de cames. Sempre que o sinal no PCM não corresponde ao intervalo correcto de desempenho, este código de erro aparece.

O código de falha P0391 também pode ser definido devido a longos períodos de arranque. Refere-se ao Banco 2, que é o bloco onde o cilindro 1 não está localizado.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0391 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. Má economia de combustível (se o motor estiver em funcionamento).
  3. Possível não ou problemas a começar.

É provável que o veículo funcione com este código de falha, uma vez que é frequentemente intermitente (cintilante). E também porque o PCM pode frequentemente operar o veículo em modo “lento” ou em modo de colisão. Mesmo quando há um problema com o sinal do sensor de came.

Causas do erro

O código P0391 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A cablagem do sensor da árvore de cames foi encaminhada demasiado perto da cablagem da vela de ignição (podem ocorrer interferências).
  • Fios do sensor da árvore de cames não bem ligados.
  • Má ligação do feixe de cabos no PCM.
  • Sensor “B” defeituoso (Banco 2).
  • Roda de suporte de relé danificada da qual se recebem os dados.

Em alguns casos, o código de falha do motor P0391 é gerado em veículos que na realidade não têm um sensor de posição da árvore de cames. Nestes casos, significa basicamente que o motor está a disparar mal devido a velas, fios e frequentemente bobinas defeituosas.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0391

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0391:

  1. Verificar se o feixe de cabos não está demasiado próximo de componentes de ignição secundários (bobinas, fios de velas de ignição, etc.).
  2. Inspeccionar visualmente os cabos dos sensores para detectar sinais de queimadura, descoloração indicando derretimento ou desgaste.
  3. Inspeccionar o sensor da árvore de cames para detectar danos.
  4. Inspeccionar cuidadosamente a roda de relé através do orifício do sensor da árvore de cames (se possível) para detectar a falta de dentes ou danos.
  5. Se a caixa de velocidades não for visível do exterior do motor, uma verificação visual só pode ser feita removendo a árvore de cames ou o colector de admissão (dependendo da concepção do motor).
  6. Quando todos os pontos tiverem sido completados e o erro não tiver desaparecido, substituir o sensor. Na maioria dos casos, isto irá resolver o problema.

Muitas vezes a substituição do sensor irá corrigir o código de erro P0391, mas não necessariamente. Por conseguinte, é importante fazer uma verificação de todos os itens.

Diagnosticar e resolver problemas

O sensor de posição da árvore de cames é um dispositivo electrónico utilizado no motor para registar a velocidade da árvore de cames. Esta informação é utilizada pelo módulo de controlo do motor (ECM) para controlar a ignição e a injecção de combustível.

O sensor de posição detecta a posição da árvore de cames para identificar a posição específica do cilindro e do pistão. O sistema de sensor consiste de uma parte rotativa, geralmente um disco, e uma parte estática, o sensor real.

Quando o motor está em funcionamento, as partes alta e baixa dos dentes alteram a fenda com o sensor. A alteração do intervalo provoca uma alteração do campo magnético perto do sensor. A alteração do campo magnético provoca uma alteração da voltagem no sensor.

Quando o sistema de sensor de posição do virabrequim (POS) deixa de funcionar. O sensor de posição da árvore de cames proporciona um controlo diferente das peças do motor, utilizando os sinais do relógio de identificação do cilindro.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0391 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A6)
  • BMW (X5)
  • Cadillac
  • Chevrolet (Captiva)
  • GMC (Acadia)
  • Kia
  • Mercedes-Benz
  • Opel
  • Subaru

Com o código de falha P0391 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0024, P0340, P0341, P0342, P0343, P0345, P0346, P0347, P0348, P0349, P0365, P0366, P0367, P0368, P0369, P0390, P0392, P0393, P0394.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário