Código de falha P0373 – referência temporizada sinal de alta resolução “A” intermitente/pulsos erráticos

O código de falha P0373 soa como “referência temporizada sinal de alta resolução “A” intermitente/pulsos erráticos”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Timing Reference High Resolution Signal “A” Intermittent/Erratic Pulses”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0373

O código de falha OBD-II P0373 é um código de falha genérico definido como “Impulsos intermitentes/incorretos em controlo de temporização de sinal “A” de alta resolução. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta impulsos intermitentes/incorretos no sinal de cronometragem.

Código de falha P0373 – referência temporizada sinal de alta resolução

O código refere-se principalmente a um problema no circuito do sensor de posição do motor, também conhecido por sensor de posição do virabrequim. Embora, a falha do próprio sensor de posição da cambota também possa causar a definição deste código.

Para que o PCM possa monitorizar e controlar eficazmente a velocidade do motor, a estratégia de injecção de combustível, a temporização da ignição e o diagnóstico de falhas. Precisa de um sinal de referência que diga ao PCM onde se encontra a cambota, e portanto o pistão nº 1, durante a rotação da cambota.

Por outras palavras, o PCM precisa de saber quantos graus de rotação a cambota atravessou durante a sua rotação em relação a um ponto de partida fixo.  Num sistema completo, o sinal gerado é alimentado ao PCM através de um circuito de sinal dedicado ou de resistência variável no caso de sensores de dois fios.

O sinal de sincronização é gerado por um sensor cujo campo magnético é interrompido por uma roda dentada. Esta pode estar localizada na polia da cambota, na cambota ou no interior da bomba de combustível em alguns motores diesel.

O código P0373 é definido quando o PCM detecta impulsos intermitentes/incorretos no sinal ‘A’ do sensor de posição do motor. O ‘A’ indica um problema em parte do circuito do sistema e não um sintoma ou componente específico.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0373 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O motor do carro pode funcionar de forma errática.
  3. Podem ocorrer saltos de ignição nos cilindros do motor.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. Podem ocorrer problemas com o arranque do motor.
  6. O motor pode estagnar ou arrancar mal.

O código de gravidade da falha P0373 pode variar de médio a grave. Se o motor do veículo estiver instável com este erro, é aconselhável corrigi-lo o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P0373 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O sensor de posição do motor está defeituoso.
  • A cablagem do sensor está demasiado próxima da cablagem da vela de ignição (podem ocorrer interferências).
  • Ligação solta da cablagem do sensor de posição do motor.
  • Anel de engrenagem danificado ou entupido a partir do qual os dados são recebidos.
  • Óleo sujo.
  • Má ligação do feixe de cabos no PCM.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0373

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0373:

  1. Verificar se o feixe de cabos não está demasiado próximo de componentes de ignição secundários (bobinas, fios de velas de ignição, etc.).
  2. Inspeccionar visualmente os cabos dos sensores para detectar sinais de queimadura, descoloração indicando derretimento ou desgaste.
  3. Inspeccionar o sensor de posição do motor quanto a danos.
  4. Inspeccionar cuidadosamente a roda dentada através do orifício do sensor (se possível) para detectar a falta de dentes ou danos.
  5. Se a roda dentada não for visível do exterior, uma inspecção visual só pode ser feita removendo a árvore de cames ou o colector de admissão (dependendo da concepção do motor).
  6. Quando todos os pontos tiverem sido completados e o erro não tiver desaparecido, substituir o sensor. Na maioria dos casos, isto irá resolver o problema.

Muitas vezes a substituição do sensor irá corrigir o código de erro P0373, mas não necessariamente. Por conseguinte, é importante fazer uma verificação de todos os itens.

Diagnosticar e resolver problemas

O erro P0373 é um problema eléctrico, mas o sensor de posição do motor não deve ser negligenciado. O próprio sensor pode ser defeituoso, mas a sua substituição nem sempre resolve o problema. Deve, portanto, verificar o diagrama de cablagem com um voltímetro digital.

Verificar se o conector do sensor está bem fixado. Inspeccionar também o feixe de cabos para detectar danos. Por exemplo, danos de reparações recentes de motores, impactos ou danos causados por roedores.

Verificar sensor

Desligar o sensor e medir a resistência. Se lê infinito, ocorreu um circuito aberto ou curto-circuito. Se ler 0 ohms, pode dizer-se que o próprio sensor está defeituoso.

É melhor usar um osciloscópio digital para verificar o sinal. Mas também é possível obter uma estimativa aproximada colocando o voltímetro em modo de tensão alternada. O teste deve dar pelo menos 20mV.

Inspecção eléctrica

Desligar os conectores do ECM e do controlador CMP, depois colocar um pequeno jumper através dos terminais dos conectores do sensor de posição do motor. Um pequeno clipe de papel ou fio pode ser usado para isto.

No lado do controlador ECM, verificar a resistência no próprio circuito. Deve ser inferior a 0,1 ohms. Se mais do que isto, o ECM não será capaz de detectar o sinal. Portanto, procurar um fio partido ou corrosão.

Remover o jumper e verificar se o circuito se rompe, se houver resistência, é provável que tenha ocorrido um curto-circuito. A água no conector pode facilmente causar isto. Verificar a existência de uma falha à terra pegando num dos cabos e ligando-o à “terra” ou ao terminal negativo da bateria.

Se não houver problema com o sensor de posição do motor ou a sua cablagem, P0373 pode ser simplesmente um código de falha auxiliar. Procure um cinto de sincronização excessivamente insuflado. Também pode haver um sinal defeituoso, circuito do sensor de posição da cambota ou falha na temporização da ignição do motor.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0373 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • BMW
  • Chevrolet
  • Dodge
  • Ford
  • GMC
  • Mazda
  • Mercedes-Benz
  • Nissan
  • Subaru
  • VAZ (2114)

Com o código de falha P0373 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0370, P0371, P0372, P0374.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário