O código de falha P0365 soa como “sensor de posição da árvore de cames circuito “B” (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Camshaft Position Sensor “B” Circuit (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0365
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0365 é considerado um código genérico pois aplica-se a todas as marcas e modelos de veículos (1996 e mais recentes). Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Este código indica que foi detectado um problema no circuito do sensor de posição ‘B’ da árvore de cames (Banco 1). Por ser um circuito, significa que o problema pode residir em qualquer parte do circuito (sensor em si, cablagem ou ECU). Portanto, a falha nem sempre reside no próprio sensor de posição da árvore de cames.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0365 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- Início difícil ou sem início.
- Início difícil com saltos de ignição.
- Perda de potência do motor.
A avaria P0365 é considerada bastante grave, uma vez que pode causar problemas de motor e manuseamento. O motor pode ser difícil de arrancar ou pode não arrancar de todo, e pode haver uma perda de potência. Se este código for encontrado, recomenda-se que o problema seja rectificado o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P0365 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Os fios ou conectores do circuito podem estar ligados à terra, em curto-circuito ou quebrados.
- O sensor de posição da árvore de cames pode ter falhado.
- Pode haver uma avaria no ECU.
- Há um circuito aberto.
- O sensor de posição do virabrequim pode estar defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0365
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0365:
- Inspecção visual de todos os feixes de cabos e conectores do circuito.
- Verificar a continuidade da cablagem do circuito.
- Verificar o funcionamento (voltagem) do sensor de posição da árvore de cames.
- Se necessário, substituir o sensor de posição da árvore de cames.
- Verificar também o circuito de posição do virabrequim.
- Substituir a cablagem do circuito e/ou conectores, se necessário.
- Diagnosticar/substituir o ECU conforme necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Verificar o motor ou olhar para o histórico de manutenção do veículo para qualquer reparação recente da correia dentada. Verificar também o sensor da cambota ou o sensor da cambota.
Com a ignição desligada, desligue o sensor da árvore de cames. Ligar a ignição e verificar se o testador ilumina entre o terminal 1 do circuito de tensão de ignição e a terra.
Verificar com o testador se não há curto-circuito à terra ou resistência aberta/alta no circuito de tensão de ignição. Se a verificação do circuito for aprovada e o fusível do circuito de ignição estiver aberto. Verificar todos os componentes ligados ao circuito de ignição e substituí-los, se necessário.
Ligar um testador entre o terminal de terra 2 e o terminal de tensão de ignição 1. Verificar se o testador ilumina. Se o testador não se iluminar, verificar o circuito de terra para uma resistência aberta/alta.
Ligar a ignição, verificar 4,2 a 5,2 V entre o terminal 3 do circuito de sinal e o terminal 2 do circuito de terra. Se o alcance do sinal for inferior ao especificado, verificar o circuito de sinal para uma resistência curta à terra ou aberta/alta. Verificar se a verificação do circuito está correcta e substituir o módulo electrónico.
Se acima do intervalo especificado, verificar o circuito de sinal para curto a voltagem. Se a verificação do circuito estiver correcta, substituir o módulo electrónico.
Verificar as seguintes condições se foram efectuados trabalhos de reparação antes de aparecer o erro P0365:
- Instalação correcta do sensor da árvore de cames.
- Instalação correcta do sensor do virabrequim.
- Problema com o tensor de correia dentada.
- Correia de sincronização instalada incorrectamente.
- Dentes de pinhão saltadores através da correia dentada.
- A engrenagem reumática da cambota ou da cambota é compensada a partir da posição superior do centro morto (TDC) na cambota.
Se alguma das condições acima ocorrer, efectuar as reparações necessárias.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0365 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A6)
- BMW
- Chevrolet (Aveo, Cruze, Orlando)
- Dodge (Journey)
- Ford (Focus, Mondeo)
- Honda (Civic, Pilot)
- Hyundai (Santa Fe, Sonata)
- Kia (Magentis, Picanto, Sorento, Sportage)
- Lexus
- Mercedes-Benz (C200)
- Mitsubishi (Lancer)
- Nissan
- Opel (Astra, Vectra, Zafira)
- Subaru (Forester)
- Toyota (Camry)
Com o código de falha P0365 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P000A, P0014, P0017, P0300, P0340, P0369, P2176.