Código de falha P0350 – avaria do circuito primário/secundário da bobina de ignição

O código de falha P0350 soa como “avaria do circuito primário/secundário da bobina de ignição”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Ignition Coil Primary/Secondary Circuit Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0350

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0350 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0350 – avaria do circuito primário/secundário da bobina de ignição

Se o código P0350 for armazenado na memória do veículo, significa que o módulo de controlo de transmissão (PCM) detectou um problema. O problema está relacionado com o circuito da bobina de ignição primária ou secundária.

Na maioria dos veículos, é utilizado um sistema de ignição sem distribuidor, com bobinas de ignição. Neste sistema, cada cilindro tem a sua própria bobina de ignição, que é ligada à vela de ignição usando um fio curto ou ponta de silicone.

A tensão da bateria e um pulso de terra do PCM aplicado à bobina de indução enrolada firmemente criam uma faísca de alta intensidade. A centelha é necessária para acender a vela de ignição em cada cilindro individual.

Os sistemas que utilizam blocos de bobina funcionam de forma semelhante, excepto que várias velas de ignição são acendidas a partir de um bloco de bobina. O que acende vários cilindros em ordem sequencial.

Os sistemas deste tipo utilizam normalmente fios de velas mais longos e de alta tensão para transferir a centelha do bloco da bobina para as velas.

Independentemente do tipo de sistema de ignição do veículo em questão, a temporização e o funcionamento da faísca são controlados pelo PCM. Quando a tensão da bateria é constante, a bobina da ignição liberta uma faísca de alta intensidade quando recebe um impulso do PCM.

Se o PCM detectar que qualquer um dos circuitos da bobina de ignição não está completo quando o pulso de terra é aplicado. O código P0350 será armazenado e a Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) pode acender-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0350 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acende-se.
  2. Jerky, motor estúpido em funcionamento
  3. Operação instável, a ignição salta quando em marcha lenta.
  4. O motor pára ou arranca mal.
  5. Perda de energia.

A falha P0350 é bastante grave, pois pode causar problemas no motor. O motor pode tornar-se instável quando acelera ou pode parar de repente. É aconselhável diagnosticar e rectificar a falha o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P0350 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Um curto-circuito ou um circuito aberto no arnês da bobina de ignição.
  • Má ligação eléctrica ou um circuito aberto no arnês da bobina de ignição.
  • Os cabos e conectores que conduzem à bobina de ignição podem estar defeituosos. Pode haver uma característica como o desgaste ou fricção noutro componente.
  • A bobina de ignição está defeituosa.
  • O módulo de controlo do motor (ECM) está defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0350

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0350:

  1. Verificar se a ligação eléctrica no conector da bobina está OK.
  2. Se houver uma falha no motor, desligue-o e desconecte os cabos relativos à bobina. Em seguida, ligar o motor com os cabos desligados e utilizar um voltímetro. Deve mostrar um intervalo de 5 a 20Hz, se este intervalo não estiver presente, substituir a bobina de ignição.
  3. Se não houver sinal do PCM no circuito da bobina de ignição, deixar a bobina desligada e verificar as unidades do circuito no conector da bobina de ignição. A tensão significativa indica um curto-circuito. É necessário localizá-lo e fazer as reparações necessárias.
  4. Se não houver tensão no circuito do condutor, desligue o conector do PCM. E verificar a continuidade do circuito do condutor entre o módulo de controlo de transmissão (PCM) e a bobina. Se não houver circuito aberto, indica uma falha à terra. Resolver o problema.
  5. Se houver uma ruptura, verificar a resistência entre a terra e o conector da bobina de ignição. O resultado deve ser uma resistência infinita. Caso contrário, rectificar a falha de terra no circuito do condutor da bobina.

Diagnosticar e resolver problemas

Ao diagnosticar o código P0350, a primeira coisa a fazer é realizar uma inspecção visual de todos os cabos e conectores da bobina de ignição. Procure conectores eléctricos partidos nas bobinas de ignição ou blocos de bobina.

Verificar também se os feixes de cabos estão queimados, partidos ou corroídos. As extremidades dos conectores eléctricos da bobina de ignição também podem ficar corroídas ao longo do tempo.

Se estiverem presentes códigos de circuito primário/secundário da bobina de ignição para um determinado cilindro, eles podem ajudar a identificar o circuito defeituoso. Se não estiverem presentes códigos específicos do cilindro, é necessário descobrir qual a saída da bobina ou circuito que está avariado.

Uma vez localizada a saída da bobina ou circuito, utilizar um multímetro para verificar a tensão da bateria no conector com a ignição ligada. Se não houver voltagem, verificar se há fusíveis queimados, relés defeituosos, etc.

Se todos os fusíveis e relés estiverem intactos, utilizar um multímetro para verificar a continuidade e resistência dos circuitos individuais. Desligar todos os controladores associados antes de o fazer, de modo a não danificar a electrónica sensível.

Se estiver presente um sinal de tensão na bobina de ignição, verificar o conector quanto a um impulso de terra do PCM. Se faltar o pulso de terra, é muito provável que o condutor no PCM esteja com defeito.

Estas são recomendações gerais para a identificação da falha associada ao erro P0350. No entanto, na maioria das vezes a falha pode ser eliminada através da substituição dos fios de alta tensão e da própria bobina.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0350 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Chevrolet
  • Chrysler
  • Citroen (C4)
  • Daihatsu
  • Dodge
  • Ford
  • Hyundai (Santa Fe, Sonata)
  • Infiniti
  • Kia (Sedona, Sorento)
  • Nissan (Almera, Elgrand, Note, Teana, Tiida)
  • Peugeot (206, 307, 406)
  • Porsche
  • Subaru (Legacy)
  • Suzuki (Carry)
  • Toyota
  • Volvo

Com o código de falha P0350 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0301, P0302, P0303, P0304, P0352, P0353, P0354, P0355, P0356, P0357, P0358, P0359, P0360, P0361, P0362.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário