O código de falha P0341 soa como “sensor de posição do eixo de comando “A” gama de circuitos/desempenho (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Camshaft Position Sensor “A” Circuit Range/Performance (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0341
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0341 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O sensor de posição da árvore de cames (CPS) envia um sinal específico para o módulo de controlo do motor ECU para o centro morto superior no curso de compressão. Assim como os sinais que indicam a posição do sensor da árvore de cames.
Isto é conseguido por meio de uma roda de suporte de relé ligada à árvore de cames, que passa pelo sensor de cames. Sempre que o sinal no ECU não corresponde ao intervalo correcto de desempenho, este código de erro aparece.
Este código também pode ser definido devido a longos períodos de arranque.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0341 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- Má economia de combustível (se o motor estiver em funcionamento).
- Possível falta de ou problemas com o arranque.
É provável que o veículo funcione com o código de falha P0341, uma vez que é frequentemente intermitente (cintilante). E também porque a ECU pode frequentemente operar o veículo num modo “lento” ou de emergência. Mesmo quando há um problema com o sinal do sensor de came.
Causas do erro
O código P0341 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A cablagem do sensor da árvore de cames foi encaminhada demasiado perto da cablagem da vela de ignição (podem ocorrer interferências).
- Fios do sensor da árvore de cames não bem ligados.
- Pobre cablagem para ECU.
- O próprio sensor defeituoso.
- Roda de suporte de relé danificada, a partir da qual os dados são recebidos.
Em alguns casos, este código de erro do motor é gerado em veículos que na realidade não têm um sensor de posição da árvore de cames. Nestes casos, significa basicamente que o motor não está a funcionar correctamente devido a velas de ignição, fios e frequentemente bobinas defeituosas.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0341
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0341:
- Verificar se o feixe de fios não está demasiado próximo de componentes de ignição secundários (bobinas, fios de velas, etc.).
- Inspeccionar visualmente os cabos dos sensores para detectar sinais de queimadura, descoloração indicando derretimento ou desgaste.
- Inspeccionar o sensor da árvore de cames para detectar danos.
- Inspeccionar cuidadosamente a roda de relé através do orifício do sensor da árvore de cames (se possível) para detectar a falta de dentes ou danos.
- Se a caixa de velocidades não for visível do exterior do motor, uma verificação visual só pode ser feita removendo a árvore de cames ou o colector de admissão (dependendo da concepção do motor).
- Quando todos os pontos tiverem sido completados e o erro não tiver desaparecido, substituir o sensor. Na maioria dos casos, isto irá resolver o problema.
A substituição frequente do sensor irá corrigir o código de erro P0341, mas não necessariamente. Por conseguinte, é importante fazer uma verificação de todos os itens.
Diagnosticar e resolver problemas
O sensor de posição da árvore de cames é um dispositivo electrónico utilizado no motor para registar a velocidade da árvore de cames. Esta informação é utilizada pelo módulo de controlo do motor (ECM) para controlar a ignição e a injecção de combustível.
O sensor de posição detecta a posição da árvore de cames para identificar a posição específica do cilindro e do pistão. O sistema de sensor consiste de uma parte rotativa, geralmente um disco, e uma parte estática, o sensor real.
Quando o motor está em funcionamento, as partes alta e baixa dos dentes alteram a fenda com o sensor. A alteração do intervalo provoca uma alteração do campo magnético perto do sensor. A alteração do campo magnético provoca uma alteração da voltagem no sensor.
Quando o sistema de sensor de posição do virabrequim (POS) deixa de funcionar. O sensor de posição da árvore de cames proporciona um controlo diferente das peças do motor, utilizando os sinais do relógio de identificação do cilindro.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0341 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A3, A4, A5, A6, A8, Q5, Q7)
- BMW
- Chevrolet (Aveo, Cruze, Lacetti, Lanos, Rezzo, Spark)
- Citroen (Berlingo, C4, C5)
- Daewoo (Matiz, Nexia)
- Fiat (Scudo)
- Ford (Fiesta, Focus, Fusion, Mondeo, Transit)
- Honda (Accord, CR-V, Civic, Stepwgn, Stream)
- Hyundai (Santa Fe, Starex)
- Infiniti (FX35, FX45, QX56)
- Jaguar
- Kia (Ceed, Sorento)
- Land Rover (Discovery, Freelander)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi (L200)
- Nissan
- Opel (Vectra)
- Peugeot (206, 307, 308, 407, 807, Partner)
- Renault (Trafic)
- Rover (75)
- Skoda (Fabia, Octavia, Superb)
- Ssangyong (Actyon, Kyron, Rexton)
- Subaru
- Toyota
- Volkswagen (Caddy, Crafter, Golf, Passat, Polo, Tiguan, Touareg, Touran)
- GAZelle (Business, Sobol, UMZ 4216)
- LADA (Kalina, Niva, Priora)
- UAZ (Patriot)
- VAZ (2114, 2115)
- ZAZ (Chance, Sens, Slavuta, Vida)
Com o código de falha P0341 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0016, P0069, P0141, P0340, P0342, P0343, P0345, P0347, P0348, P0349, P0365, P0366, P0367, P0368, P0369, P0390, P0391, P0392, P0393, P0394, P0404, P0442, P0452, P0642, P1166, U0121.