Código de falha P0328 – circuito do sensor de batida de alta entrada (Banco 1, Sensor 1)

O código de falha P0328 soa como “circuito do sensor de batida de alta entrada (Banco 1, Sensor 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Knock Sensor (KS) Circuit High Input (Bank 1, Sensor 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0328

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P0328 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0328 – circuito do sensor de batida de alta entrada (Banco 1, Sensor 1)

O sensor de detonação (KS) é montado no motor e é utilizado para detectar a detonação de faíscas. Quando ocorre uma faísca, o sensor produz um sinal de voltagem que é enviado para o PCM. O PCM irá então alterar o ângulo de avanço da ignição para proteger o motor.

No interior do sensor de detonação encontra-se um cristal piezoeléctrico. Este cristal é utilizado para criar uma tensão variável quando vibra. Ou seja, é uma espécie de transdutor que converte as alterações nas quantidades físicas num sinal eléctrico.

Sensor de detonação (KS), tem normalmente dois fios. Um fornece 5 volts ao sensor, e o segundo transmite parâmetros do sensor de detonação para o PCM, é o fio de sinal.

O fio de sinal do sensor diz ao PCM quando a detonação ocorre, e quão forte é. O PCM abranda então o tempo de ignição para evitar a detonação prematura. A maioria dos PCMs são capazes de detectar tendências de detonação de faíscas no motor durante o funcionamento normal.

O código de erro P0328 indica um elevado nível de sinal no circuito do sensor de detonação. Ou seja, o PCM detectou um problema com o sensor de detonação ou com o seu circuito. Alguns veículos podem estar equipados com mais do que um sensor de detonação. Este código refere-se ao sensor 1 no banco 1, lado do motor com cilindro 1.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0328 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O motor pode funcionar mas com desempenho reduzido (queda de potência).
  3. Masturbação e também detonação no motor.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Falha P0328 não é considerada muito grave. Se ocorrer, é pouco provável que cause graves problemas de condução, mas pode haver uma ligeira queda na potência do motor.

Causas do erro

O código P0328 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O sensor de detonação está defeituoso e deve ser substituído.
  • Circuito do sensor de detonação defeituoso ou em curto-circuito.
  • Classificação incorrecta da octanagem do combustível.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0328

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0328:

  1. Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e os conectores para o sensor.
  2. Verificar a integridade do feixe de cabos desde o PCM até ao conector do feixe de cabos do sensor de detonação.
  3. Medir a resistência do sensor de detonação e compará-la com as especificações de fábrica.
  4. Substituir o sensor de detonação, se necessário.

Note-se que os sensores de detonação vêm em dois tipos, tipo barril ressonante e tipo anel lavador de banda larga.

Diagnosticar e resolver problemas

Iniciar o diagnóstico através da inspecção visual de todos os feixes de cabos e conectores relacionados com o sistema. Inspeccionar quaisquer circuitos eléctricos, sensores e conectores contaminados com óleo do motor, líquido de arrefecimento ou fluido de direcção assistida.

Sabe-se que os fluidos à base de petróleo corroem o isolamento da cablagem de protecção e curto-circuitam ou quebram circuitos. Isto pode fazer com que o erro P0328 apareça.

Teste de sensor

Para testar o sensor de detonação ao estilo antigo, ligar um conjunto de multímetro à tensão CA entre o fio de saída do sensor e a terra. Bater no motor perto do sensor. Deve ver o valor da tensão CA no multímetro digital. Caso contrário, o sensor está defeituoso e deve ser substituído.

Para testar um sensor do tipo ressonância, ligar o multímetro digital da mesma forma. Mas em vez de tocar no bloco do motor. O relé da bomba de combustível deve ser removido para evitar que o motor arranque.

Ligar o motor, engrenar uma mudança e manter o pé no travão. Assim que o carro começar a ficar sem combustível, vai começar a bater e a acelerar. Deverá então ver uma saída de tensão CA. Caso contrário, o sensor de detonação está avariado e deve ser substituído.

Verificação dos circuitos eléctricos

Se o sensor de detonação funcionar normalmente mas o código P0328 ainda estiver aceso, é necessário verificar o circuito do sensor. Utilizando um multímetro digital ajustado à resistência, ligar um lado do medidor ao lado da cablagem do conector do sensor. E a outra ao pino de entrada do sensor de detonação no PCM. Isto irá verificar a continuidade do circuito entre o sensor e o PCM.

Agora precisamos de verificar o fundamento. Os sensores de detonação de tipo antigo são ligados à terra através do próprio sensor, enquanto que os sensores de tipo novo têm normalmente um circuito de terra separado. Ligar o condutor do multímetro vermelho ao terminal positivo da bateria e o condutor preto à terra. Deve ver um valor de cerca de 12 volts, indicando uma boa ligação à terra. Caso contrário, procurar um circuito defeituoso.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0328 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A4)
  • Chevrolet (Captiva)
  • Hyundai (Accent, Elantra)
  • Infiniti (FX35)
  • Kia (Ceed, Cerato)
  • Lexus
  • Mazda (2, 3, 6, Demio, Premacy)
  • Nissan (Almera, Frontier, Murano, Teana, Xterra)
  • Opel (Astra)
  • Skoda (Octavia)
  • Subaru (Forester, Outback, Tribeca)
  • Suzuki
  • Toyota (Avensis, Camry, RAV4, Sienna)
  • Volkswagen (Passat, Polo)
  • LADA (Kalina, Niva, Priora)
  • VAZ (2109, 2110, 2112, 2114, 2115)

Com o código de falha P0328 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0132, P0152, P0158, P0171, P0183, P0324, P0325, P0326, P0327, P0329, P0330, P0331, P0332, P0333, P0334, P0400, P0451, P0463, P0496.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário