O código de falha P0321 soa como “velocidade de ignição/distribuidor entrada de velocidade do motor gama de circuitos/performance”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Ignition/Distributor Engine Speed Input (RPM) Circuit Range/Performance”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0321
O código de diagnóstico P0321 indica um problema de não correspondência do intervalo de funcionamento com o circuito de entrada do distribuidor de ignição. Este código é também referido como um erro do sensor de posição da cambota (CKP) e do sensor de posição da cambota (CMP).
O sensor de posição do virabrequim (CKP) transmite a sua posição ou informação de tempo ao módulo de controlo de transmissão (PCM). Esta informação é normalmente utilizada para a velocidade do motor. O sensor de posição do eixo de comando (CMP) também reporta a sua posição e tempo exactos para o PCM.
Os sinais de entrada são utilizados pelo módulo de controlo de transmissão para monitorizar a velocidade e a posição da cambota e do eixo de cames. Além disso, esta informação é utilizada para ajustar o ângulo de avanço da ignição e as definições de combustível. Isto é feito para se adaptar às mudanças na carga do motor e melhorar o desempenho.
Se houver um problema eléctrico com um desajuste do intervalo de desempenho com qualquer um destes dois circuitos, o PCM definirá o código de erro P0321. Este código é considerado como uma falha apenas no circuito eléctrico.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0321 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- O velocímetro ou tacómetro não está a funcionar, ou está avariado.
- O motor não acelera bem.
- Ignição de Jerky/falcão ao ralenti ou sob carga.
- O motor pára ou arranca mal.
- Redução da potência do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
O erro P0321 é bastante grave, uma vez que as condições que levaram à sua persistência podem causar danos no motor.
Causas do erro
O código P0321 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de posição do virabrequim está defeituoso.
- O sensor de posição da árvore de cames falhou.
- Distribuidor de ignição defeituoso.
- Sensor de velocidade do motor avariado.
- Circuito aberto ou curto-circuito na cablagem ou conectores nos sensores listados.
- Baixo nível de carga da bateria.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0321
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0321:
- Ler todos os erros armazenados utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os erros e realizar um test drive para ver se o erro P0321 aparece novamente.
- Se o código aparecer novamente, inspeccionar os fios e conectores em busca de danos.
- Testar os circuitos de entrada do sensor de posição da cambota e do eixo de comando, substituir o sensor defeituoso se houver um problema.
- Verificar o sensor de velocidade do motor.
- Inspeccionar o distribuidor de ignição.
- Flash ou substituir o PCM, se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Ao resolver um código de erro OBD-II P0321, os componentes associados ao circuito de entrada do distribuidor de ignição devem ser localizados. Existem normalmente quatro componentes principais, dependendo do ano de fabrico, marca e modelo do veículo.
Estes componentes são o módulo de controlo do motor (ECM), os sensores de posição da cambota e do eixo de comando. Também, em alguns veículos, o sensor do distribuidor de ignição.
Uma vez detectados, inspeccionar visualmente os conectores e a cablagem. Procurar arranhões, abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior dos conectores.
Note se parecem queimados ou têm uma tonalidade verde que indica oxidação. Se os terminais precisarem de ser limpos, utilizar um limpador de contacto eléctrico e uma escova com cerdas de plástico. Deixar secar e aplicar massa lubrificante eléctrica nas áreas de contacto dos terminais.
Inspecção de sensores
Inspeccionar visualmente o sensor de posição do virabrequim. Procurar defeitos óbvios tais como um fio partido ou solto, danificado ou corroído do conector eléctrico. Pode ser necessário remover o sensor para inspeccionar a caixa em busca de fissuras e outros defeitos óbvios para avaliar o estado geral.
Inspeccionar visualmente o sensor de posição da árvore de cames para detectar defeitos óbvios. Verificar se há fios partidos, ligações eléctricas soltas e corrosão. O sensor de posição do eixo de comando pode também precisar de ser removido para avaliar o estado geral.
Alguns motores podem estar equipados com um sensor distribuidor de ignição que também requer uma inspecção visual. Se tiver falhado, pode ser necessário calibrar com o PCM para um funcionamento correcto depois de ter sido substituído.
Se após uma verificação completa ainda obtiver um código P0321, o PCM pode estar defeituoso. Mas tenha em mente que o PCM deve ser programado ou calibrado para o veículo específico, a fim de funcionar correctamente.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0321 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A4, A6, Q7, TT)
- Chery (Fora, Tiggo)
- Ford
- Mazda
- Mercedes-Benz
- Oldsmobile
- Skoda (Fabia, Octavia)
- Volkswagen (Beetle, Crafter, Golf, Jetta, Passat, Polo, Tiguan, Touareg, Transporter)
Com o código de falha P0321 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0171, P0234, P0300, P0322, P0420, P0722, P0730, P0740, P2187, P2261, P3081.