O código de falha P0301 soa como “cilindro 1 falha de ignição detectada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Cylinder 1 Misfire Detected”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0301
O código de erro OBD-II P0301 é um código genérico que soa como “Ignição de falha de ignição detectada no cilindro 1”. É definido quando o PCM (Powertrain Control Module) detecta um disparo errado de ignição no primeiro cilindro.
O sistema de detecção de ignição por falha de ignição utiliza dados de entrada que são enviados para o PCM através de circuitos especiais de feedback. Se o PCM não receber o sinal de retorno, interpreta isto como uma falha de ignição.
O erro P0301 indica que os saltos de ignição ocorrem no primeiro cilindro. Estes ocorrem quando o combustível está a ser queimado insuficiente no cilindro. A combustão eficiente é importante. Uma vez que a combustão do combustível é a fonte de energia para o funcionamento do motor.
Os saltos de ignição podem ser causados por uma variedade de razões. Devido a um sistema de ignição defeituoso, sistema de combustível ou falha interna do motor. A falha é frequentemente causada por velas gastas, fios de velas ou uma bobina avariada.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0301 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O motor pára ou arranca mal.
- Rotações flutuantes e tentativas de paralisação quando ocioso.
- Ressaltar/saltar o interruptor de ignição quando em marcha lenta ou sob carga.
- Má aceleração.
- Aumento do consumo de combustível.
- Redução do desempenho do motor.
- Odor a combustível proveniente do escape.
O código de problema P0301 é considerado grave e deve ser rectificado o mais rapidamente possível. Uma condução prolongada com falhas de ignição pode causar danos dispendiosos no motor e nos catalisadores.
Causas do erro
O código P0301 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Velas de ignição avariadas ou gastas.
- Cabos de ignição desgastados ou danificados.
- Falha da bobina.
- Sensor de oxigénio defeituoso.
- Injectores de combustível danificados.
- Fuga de vácuo.
- Baixa pressão do combustível.
- Sensor de posição do eixo de comando defeituoso.
- Sensor de posição do virabrequim defeituoso.
- Tubos ou válvula de recirculação de gases de escape entupidos.
- Conversores catalíticos obstruídos.
- O sensor do fluxo de ar está defeituoso.
- Sensor de posição do acelerador defeituoso.
- Vazamento da junta da cabeça do cilindro.
- Baixa compressão do motor.
- Má qualidade do combustível.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0301
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0301:
- Utilizar um scanner OBD para verificar que não existem outras falhas. Se estes estiverem presentes, recomenda-se que sejam rectificados primeiro.
- Inspeccionar os conectores soltos nas bobinas de ignição ou danos nos feixes de cabos. Procure também fios de terra soltos para motores. Isto pode causar saltos de ignição acidentais. Apertar ou reparar, se necessário.
- Verificar o estado das velas e dos seus fios. Fios de velas desgastados ou velhos são causas comuns de falhas de ignição acidentais. Substituir as velas e fios, se necessário.
- A pressão do combustível deve ser medida. A baixa pressão pode causar uma ignição intermitente em vários cilindros. Quando a pressão está abaixo das especificações, o motor não recebe a quantidade correcta de combustível e começa a inclinar a mistura. A bomba de combustível ou o regulador de pressão pode ser a fonte de baixa pressão.
- Verificar se os injectores de combustível estão a funcionar correctamente e se estão activados. Os saltos de ignição acidentais podem ser um sinal de injectores de combustível defeituosos ou entupidos, que precisam de ser substituídos. Verificar também se a cablagem do injector de combustível não está danificada e correctamente ligada.
- Se o sistema de ignição e o sistema de combustível forem verificados, pode efectuar uma verificação da compressão do motor e uma verificação de fugas para ver se existem quaisquer problemas mecânicos que provoquem os saltos de ignição.
Diagnosticar e resolver problemas
Por vezes, quando uma falha P0301 é detectada, não há sintomas. A coisa mais fácil a fazer neste caso é simplesmente reiniciar o código e ver se ele volta.
Se o problema ocorrer sob a forma de marcha lenta sem carga irregular ou de solavancos do motor, verificar todos os cabos e conectores que conduzem aos cilindros. A seguir, verificar as velas, fios e bobinas.
Em alguns casos, a causa é um conversor catalítico falhado. Se conseguir cheirar ovos podres no escape, o conversor catalítico deve ser substituído. Os injectores de combustível defeituosos também não devem ser ignorados.
Os saltos de ignição acidentais, que levam ao erro P0301, podem ser devidos ao esgotamento do combustível. Isto pode ser devido a uma fuga de vácuo no colector de admissão ou a passagem de ar através do sensor de fluxo de ar. Também devido a uma válvula de recirculação de gases de escape presa na posição aberta.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0301 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A3, A4, A5, A6, TT)
- BMW (E60, X3, X5)
- Chery
- Chevrolet (Aveo, Captiva, Cruze, Impala, Lacetti, Orlando, Spark)
- Chrysler (300C, Town and Country)
- Citroen
- Daewoo (Nexia)
- Dodge (Caravan, Stratus)
- Fiat
- Ford (Escort, Focus, Mondeo, Ranger, Taurus)
- Geely (Emgrand)
- Honda (Accord, CR-V, Civic, Element, Pilot)
- Hummer (H3)
- Hyundai (Accent, Elantra, Getz, Santa Fe, Solaris, Tucson)
- Infiniti
- Jeep (Grand Cherokee)
- Kia (Ceed, Rio, Sportage)
- Lexus (RX300, RX350)
- Mazda (3, 6, CX-7, CX-9)
- Mercedes-Benz (W203)
- Mitsubishi (Galant, L200, Lancer, Outlander, Pajero)
- Nissan (Almera, Murano, Qashqai, Tiida, X-Trail)
- Opel (Antara, Astra, Corsa, Insignia, Meriva, Vectra, Zafira)
- Peugeot (Boxer)
- Renault (Duster, Logan, Sandero)
- Saturn (SC)
- Skoda (Fabia, Octavia, Yeti)
- Ssangyong (Kyron)
- Subaru (Forester)
- Suzuki (Grand Vitara, SX4)
- Toyota (Avensis, Camry, Corolla, Highlander, Prius, RAV4)
- Volkswagen (Golf, Passat, Polo, Tiguan, Touareg)
- Volvo
- GAZelle (Business, UMZ 4216)
- LADA (Granta, Kalina, Largus, Niva, Priora, Vesta)
- UAZ (Patriot)
- VAZ (2107, 2110, 2112, 2114, 2115)
- Volga (Siber)
Com o código de falha P0301 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0118, P0134, P0175, P0300, P0302, P0303, P0304, P0305, P0306, P0202, P0507.
Muito boa a explicacao.