O código de falha P02E2 soa como “circuito de controlo do fluxo de ar de entrada de diesel baixo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Diesel Intake Air Flow Control Circuit Low”.
Descrição técnica e descodificação do erro P02E2
Quando o PCM detecta um problema com o regulador de admissão de ar ou o seu circuito, estabelece o código P02E2. Neste caso, o código é definido quando é detectado um sinal baixo no circuito regulador do fluxo de ar de admissão do motor diesel.
O Sistema de Controlo do Fluxo de Ar de Entrada de Diesel (DIAFPS) é normalmente aparafusado ao corpo do acelerador. Converte o volume do fluxo de ar de entrada num sinal eléctrico para o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM).
O PCM recebe este sinal de voltagem para determinar quanto ar limpo e filtrado está a entrar no motor. Também determina a quantidade que entra através do sistema de recirculação de gases de escape, ou sistema EGR.
Quando o EGR é activado, o PCM deve notar uma alteração no fluxo de ar. Caso contrário, pode haver algo de errado com o sistema EGR, ou com o sensor de posição do fluxo de ar de entrada.
O volume de ar que passa através da admissão é regulado pela válvula de admissão de ar no corpo do acelerador. O sensor de posição da entrada de ar indica ao módulo de controlo do motor (PCM) a posição da válvula de controlo do fluxo de ar de entrada do motor diesel.
O código de diagnóstico P02E2 reporta um baixo nível de sinal no circuito regulador do fluxo de ar de entrada do motor diesel. Definido quando as características do regulador estão fora da indicação de referência durante um período de tempo demasiado longo.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P02E2 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Pode ocorrer baixa velocidade de marcha lenta.
- Sistema de recirculação de gases de escape não funciona (EGR).
- A regeneração do filtro de partículas para queimar os depósitos de fuligem falha.
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
O erro P02E2 não é considerado grave, mas como acontece com qualquer problema, é aconselhável resolvê-lo. Na maioria dos casos, o PCM pode compensar um problema eléctrico se não houver outros sensores neste circuito de referência.
Causas do erro
O código P02E2 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sistema de controlo do fluxo de ar de entrada do gasóleo está defeituoso.
- Conector danificado ou desgastado.
- Danificado, queimado, curto-circuitado, desconectado ou corroído arnês de cabos.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P02E2
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P02E2:
- Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se o código P02E2 aparece novamente.
- Se o código reaparecer, verificar a cablagem e os conectores relevantes relacionados com o sistema de controlo do fluxo de admissão de ar do motor diesel. Verificar se não estão partidos ou desgastados. Reparar ou substituir, se necessário.
- Inspeccionar e testar o sistema de controlo do fluxo de ar de admissão do motor diesel, e reparar se necessário.
- Se a causa for um módulo PCM defeituoso, substitua-o ou reprograme-o.
Diagnosticar e resolver problemas
Inspeccionar para detectar danos visíveis no feixe de cabos e conectores. Em seguida, iniciar o procedimento de diagnóstico utilizando uma ferramenta de digitalização. Para determinar se o erro P02E2 é o único erro, se não, pode valer a pena ordenar primeiro os outros códigos de erro.
Se não forem encontrados problemas com conectores danificados ou corroídos, efectuar uma inspecção minuciosa de todos os cabos associados. Reparar ou substituir a cablagem danificada, se necessário.
Verificar a cablagem de controlo do fluxo de ar de admissão
Se não houver danos visíveis na cablagem, preparar para realizar testes de referência de tensão, terra, resistência e continuidade. Certifique-se de desligar o sensor da cablagem de modo a não danificar o PCM e evitar um curto-circuito.
Se o código P02E2 regressar, verificar o sensor de posição do fluxo de ar de admissão do motor diesel e circuitos associados. Com o motor desligado, desligar o conector eléctrico do sensor.
Ligar o cabo preto do voltímetro digital ao terminal de terra no conector da cablagem do sensor de fluxo de ar de entrada. Ligar o fio vermelho do voltímetro digital ao terminal de sinal no conector da cablagem do sensor.
Verificar as especificações do fabricante, o voltímetro deve ler 5 volts. Se não o fizer, anotar e reparar o sinal ou o fio de terra, ou substituir o PCM.
Se a verificação anterior foi bem sucedida, mas o erro P02E2 permanece, é provável que o próprio sensor esteja avariado. Embora um PCM defeituoso também não possa ser excluído antes da substituição do sensor.
Se não tiver a certeza da acção que está a empreender, procure a assistência de um técnico qualificado. Para uma instalação correcta, o PCM deve ser programado ou calibrado para o veículo específico.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P02E2 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet (Captiva)
- Dodge
- Ford (Connect, Galaxy, Kuga, Mondeo, S-Max)
- GMC
Com o código de falha P02E2 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P02E0, P02E1, P02E3, P02E4, P02E5.