Código de falha P02CA – turbocompressor/supercompressor “B” condição de sobrecarga

O código de falha P02CA soa como “turbocompressor/supercompressor “B” condição de sobrecarga”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Turbocharger/Supercharger “B” Overboost Condition”.

Descrição técnica e descodificação do erro P02CA

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P02CA é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P02CA – turbocompressor/supercompressor

O código de erro P02CA indica que o Módulo de Controlo Powertrain (PCM) detectou uma pressão de impulso perigosamente elevada. A partir do sistema de admissão forçada de ar “B” do motor. Níveis de carga superiores aos níveis recomendados podem comprometer a integridade estrutural do motor.

O motor depende normalmente de um vácuo criado pelo movimento descendente do pistão para extrair ar e combustível para o motor. Um sobrealimentador ou turbocompressor é um compressor de ar utilizado para aumentar a quantidade de ar e combustível entregue ao motor. O que permite a um motor mais pequeno produzir a potência normalmente disponível a partir de um motor muito maior.

À medida que a pressão de impulso aumenta, a carga sobre o motor também aumenta. Os limites de pressão de impulso recomendados estão disponíveis para o motor. Para evitar a possibilidade de falha dos componentes do motor. O código P02CA é definido quando estes limites são violados, deve ser corrigido o mais rapidamente possível. Para evitar danos no motor ou na transmissão.

Os turbocompressores dependem da pressão dos gases de escape para girar as lâminas da turbina com rapidez suficiente para criar uma pressão de ar acima da pressão atmosférica. Mas podem ter um atraso quando a pressão de exaustão é insuficiente. Dependendo do tipo de unidade utilizada, um motor de turbina necessita entre 1.700 e 2.500 rpm antes de começar a ‘rodar’.

As turbinas a pleno vapor giram a cerca de 250.000 r/min. A pressão de impulso aumenta à medida que a velocidade do motor aumenta. É instalada uma válvula de desvio para regular esta pressão e evitar sobrecargas.

A maioria das turbinas modernas têm uma válvula de desvio interna e um actuador externo. O turbocompressor tem uma haste desde o actuador até à válvula de desvio. A pressão do ar no colector de admissão desloca-se para o topo do amortecedor de desvio.

medida que a pressão de impulso aumenta, começa a exercer uma força sobre a mola no actuador. Isto mantém a válvula de desvio fechada. Quanto maior for o aumento da pressão, mais ela pressiona na mola. Isto abre o amortecedor de desvio e direcciona os gases de escape para longe das lâminas do turbocompressor. Isto impede um novo aumento do impulso.

O ajuste da pressão aplicada ao amortecedor de desvio ajusta os níveis de impulso a velocidades específicas do motor. O computador utiliza sensores barométricos ou MAP para isso.

Também utiliza sensores para a temperatura do motor e da transmissão, detonação e pressão de admissão. Isto é feito a fim de determinar a quantidade de abertura do amortecedor de desvio necessária para assegurar o melhor nível de impulso possível.

O computador utiliza um solenóide, um motor passo-a-passo ou um modulador de impulsos para controlar os níveis de impulso. Ao ajustar a pressão no actuador do amortecedor de desvio, podem ser obtidos diferentes níveis de impulso.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P02CA para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á.
  2. A perda de energia pode ser observada.
  3. Sobreaquecimento do motor com problemas subsequentes.
  4. A caixa de velocidades pode também apresentar sinais de sobreaquecimento e mudanças abruptas de velocidade.
  5. Os códigos adicionais associados a um erro identificado P02CA podem ajudar a identificar a causa. Estão disponíveis códigos para todos os componentes eléctricos utilizados pelo computador de gestão do motor para controlar os níveis de impulso.
  6. Ignição prematura, resultando em detonação perceptível.
  7. Masturbação/bloqueio da ignição.

Quando a pressão de impulso é aumentada, a potência do motor é aumentada, mas uma pressão de impulso excessiva pode ter consequências catastróficas. Portanto, o erro P02CA não deve ser ignorado para evitar a ruptura de uma junta da cabeça do cilindro ou danos no próprio bloco do cilindro.

Causas do erro

O código P02CA pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor MAP defeituoso (pressão absoluta do colector).
  • Fios e/ou conectores danificados, queimados, curto-circuitados, desconectados ou corroídos no circuito de controlo do sensor MAP.
  • Tubos de vácuo danificados, partidos, rachados ou desalojados.
  • Lâmpada de controlo de turbina avariada.
  • Falha mecânica da válvula de controlo da turbina N75.
  • Mecanismo de geometria variável da turbina bloqueada. Isto é mais comum em veículos que passam longos períodos de tempo em armazenamento ou em veículos que não são utilizados regularmente.
  • Auto-modificação do sistema de exaustão.
  • O amortecedor de desvio fica preso na posição fechada, fazendo com que o turbocompressor gire mais alto do que o normal, resultando numa aceleração excessiva.
  • A haste do actuador no turbocompressor está dobrada.
  • Uma mangueira soltou-se do regulador do supercarregador.
  • O fornecimento ao controlador do sobrealimentador ou do controlador para o amortecedor de desvio está entupido.
  • Os camiões Dodge com um motor diesel Cummins têm um problema particular. Estão a funcionar correctamente. Mas a luz do motor de verificação acende-se e o código P02CA é exibido ao ralenti. No entanto, o indicador apaga-se após alguns minutos em velocidade de cruzeiro. O manómetro digital de controlo de pressão de impulso está ligado ao sensor MAP. Que ocasionalmente falha em modo inactivo mas não define o código. A substituição do sensor MAP corrige isto.

Como eliminar ou limpar o código de falha P02CA

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P02CA:

  1. Verificar os circuitos eléctricos, bem como o sensor MAP.
  2. Inspecção de tubos de vácuo.
  3. Determinação de falhas mecânicas na turbina (haste, flap, válvula).
  4. Verificar mangueiras para bloqueios ou outras impurezas.

Diagnosticar e resolver problemas

Iniciando o diagnóstico de falha P02CA, inspeccionar a haste do actuador do amortecedor de desvio no turbocompressor. Repará-lo se estiver dobrado.

Inspeccionar as mangueiras, incluindo as mangueiras desde o controlador de carga até ao actuador do amortecedor de desvio e as linhas de alimentação até ao controlador de carga. Procurar fissuras ou mangueiras desconectadas. Inspeccionar as extremidades da mangueira para detectar bloqueios.

Ligar a bomba de vácuo ao controlador da válvula de bypass. Bombeá-la lentamente, observando a haste do actuador. Observar a quantidade de coluna de mercúrio necessária para accionar a vara e se a vara se move de todo.

Consultar o manual de serviço sobre o vácuo necessário para accionar o amortecedor de desvio. Se estiver fora das especificações, substituir o actuador.

Se a haste não se mover ou se o actuador do amortecedor de desvio não conseguir manter o vácuo, substituir o actuador. Se mantém o vácuo mas não consegue mover a haste, a válvula interna de desvio no turboalimentador é encravada. Remover o turbocompressor e reparar a válvula de desvio.

Ligar o motor e desligar a mangueira de abastecimento do regulador de carga. Inspeccioná-lo para detectar obstruções e aumentar a pressão. Colocar a mangueira e desligar a mangueira no lado oposto do regulador de impulso. A pressão de carga deve estar presente – se não estiver, substituir o controlador de carga.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P02CA pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Acura
  • Chevrolet
  • Dodge
  • Ford
  • Honda
  • Jaguar
  • Jeep
  • Nissan
  • Saab
  • Toyota
  • Volkswagen (Passat)

Com o código de falha P02CA é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P007D, P0095, P0234, P0236, P0238, P0299, P0380, P0453, P1103, P26B7.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário