O código de falha P02A1 soa como “cilindro 2 – vazamento do injector”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Cylinder 2 – Injector Leaking”.
Descrição técnica e descodificação do erro P02A1
O código armazenado P02A1 significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma possível fuga do injector de combustível para um determinado cilindro do motor. Neste caso, a fuga é detectada no cilindro número 2.
Os injectores automotivos requerem uma pressão de combustível perfeitamente precisa. A fim de fornecer a quantidade correcta de combustível num padrão precisamente atomizado à câmara de combustão de cada cilindro. Este circuito exige que cada injector de combustível esteja livre de fugas e bloqueios.
O PCM monitoriza factores tais como o grau de correcção do combustível necessário, bem como dados do sensor de oxigénio nos gases de escape. Além disso, a posição da cambota e do eixo de comando é também tida em conta. Isto é necessário para detectar a mistura pobre e determinar precisamente em que cilindro do motor surgiu a falha.
Os sinais de dados dos sensores de oxigénio alertam o PCM para o pobre teor de oxigénio nos gases de escape e qual o bloco do motor que é afectado. A posição da cambota e da cambota, por sua vez, ajuda a determinar qual o injector que tem um problema.
Quando o PCM estabelece que existe uma mistura pobre e um injector de combustível defeituoso no cilindro número 2 é detectado. O código P02A1 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.
Em alguns veículos podem ser necessários vários ciclos de falha para que a MIL ilumine.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P02A1 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- Rotações flutuantes, o motor do veículo pode ser instável.
- Aumento do consumo de combustível.
- O motor pode estagnar ou disparar mal.
- Ruído de Jerky/sparking quando em marcha lenta ou sob carga.
- Má aceleração.
A gravidade do erro P02A1 está acima da média, deve-se ter cautela. Uma mistura pobre de combustível pode causar danos na cabeça do cilindro ou no motor.
Causas do erro
O código P02A1 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Fios do injector partidos ou em curto-circuito.
- Injector de combustível entupido.
- Falha completa do bocal.
- Arnês de cablagem ocasionalmente curto-circuitado a componentes sob o capô.
- Conector solto ou corroído.
- Sensor de oxigénio com falha.
- Sensor de fluxo de ar de massa defeituoso (MAF) ou de pressão de ar em manifold (MAP).
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P02A1
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P02A1:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Test-drive o veículo para ver se o erro P02A1 aparece novamente.
- Inspeccionar visualmente os injectores de combustível e os fios e conectores associados em busca de danos.
- Verificar o funcionamento dos injectores de combustível.
- Se necessário, verificar o funcionamento dos injectores de combustível num banco de ensaio especial de injectores de combustível.
- Verificar o sensor de oxigénio.
- Diagnosticar o sensor de fluxo de ar de massa (MAF) ou de pressão de ar de manifold (MAP).
- Testar o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
Iniciar o diagnóstico de falha P02A1, verificar a presença de tensão da bateria (12V) no cabo do conector do injector. Se não houver tensão, verificar a continuidade para a terra utilizando uma lâmpada de teste. Ligado ao lado positivo da bateria. Se iluminar, há um curto-circuito no circuito de alimentação de tensão.
Eliminar o curto-circuito no fornecimento de voltagem e restaurar a voltagem correcta da bateria. Lembre-se de verificar o fusível e de o substituir se necessário.
Um injector pode provocar um curto-circuito na voltagem da bateria a todos os injectores.
Se a tensão da bateria for aplicada ao feixe de cabos do injector, o passo seguinte é ligar a luz para verificar se o condutor do injector está a funcionar. Instalar o indicador luminoso no arnês do injector em vez do injector de combustível. Isto piscará rapidamente quando o condutor do injector estiver a funcionar.
Verifique a resistência no injector de combustível se tiver especificações de resistência. Se a resistência for superior ou inferior à classificação, substituir o injector de combustível. Se o injector passar o teste, o problema é provavelmente uma cablagem instável.
Lembre-se de que um injector de combustível pode funcionar bem quando está frio, mas ser defeituoso quando está quente, ou vice-versa.
Verificar arnês
Verificar o arnês de cabos quanto a fricção e o conector quanto a contactos soltos ou uma fechadura quebrada. Se necessário, reparar e verificar se o erro P02A1 retorna.
Desligar o conector PCM e ligar ao circuito do condutor do injector de combustível. Qualquer resistência indica um problema. A resistência infinita indica uma ruptura no circuito. Localizar e reparar, depois tentar novamente.
Se não encontrar quaisquer problemas com o arnês, mas o condutor do injector de combustível não funcionar, verifique a potência do PCM e a terra. Se estiverem OK, o próprio PCM pode estar com defeito.
Se a parte eléctrica estiver OK, é provável que o próprio injector esteja entupido ou contaminado. Tente limpá-lo, o kit de lavagem é barato e também ajudará os outros injectores a trabalhar melhor. Se a descarga não resolver o problema, o injector deve ser substituído.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P02A1 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Ford (Transit)
Com o código de falha P02A1 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P029D, P02A5, P02A9, P02AD, P02B1, P02B5, P02B9, P02BD, P02C1, P02C5, P02C9.