O código de falha P0298 soa como “condição de óleo do motor sobre temperatura”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Engine Oil Over Temperature Condition”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0298
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0298 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Um erro armazenado indica que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma temperatura do óleo do motor que excede a temperatura admissível. As condições que contribuem para este código podem ser eléctricas ou mecânicas.
Alguns veículos estão equipados com um sistema que monitoriza a temperatura do óleo, mais comummente utilizado em motores diesel. Os sensores de temperatura do óleo do motor são termistores com um coeficiente de resistência negativo. Estes reduzem a resistência do circuito à medida que a temperatura do óleo aumenta.
Quando a temperatura do óleo sobe e a resistência do sensor diminui, a tensão do circuito aumenta. O PCM está programado para reconhecer estas mudanças de tensão do circuito do sensor como diferentes graus de temperatura do óleo.
Em alguns casos o sensor da temperatura do óleo do motor também fornece um sinal eléctrico para o indicador da temperatura do óleo do motor. Isto é afixado no painel de instrumentos para conveniência do condutor.
Se o PCM detectar um nível de tensão no circuito do sensor de temperatura do óleo do motor que não corresponda às definições programadas. O código P0298 será armazenado e a lâmpada de aviso de falha pode acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0298 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem estar presentes códigos de sistemas de arrefecimento de motores.
- Ocasionalmente, pode estar presente um aumento do ruído do motor.
- Cheiro a óleo queimado.
- Fuga de líquido de refrigeração do motor.
- Redução da potência do motor.
O erro P0298 é bastante grave, pois pode causar problemas de motor e manuseamento. O motor não deve ser operado enquanto as condições que provocam a persistência deste código não tiverem sido resolvidas.
Causas do erro
O código P0298 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de temperatura do óleo do motor defeituoso.
- Sobreaquecimento devido ao estado do sistema de arrefecimento do motor.
- Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
- Conector de ligação defeituoso.
- Baixo nível de óleo.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0298
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0298:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias apareceu o erro P0298.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se a falha reaparece.
- Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
- Verificar o sensor de temperatura do óleo do motor.
- Testar o sistema de arrefecimento do motor e também verificar o nível de óleo do motor.
- Se não houver falhas, verifique o próprio PCM e a sua parte de software.
Diagnosticar e resolver problemas
Antes de diagnosticar o código P0298, inspeccionar visualmente os cabos e conectores do sistema em busca de danos. Verificar também se o óleo e o líquido de arrefecimento do motor estão nivelados.
O sobreaquecimento do motor é a principal causa do sobreaquecimento, e a fuga de líquido de refrigeração também pode resultar. Outras causas são um mau termóstato, uma cabeça ou junta de cilindro defeituosa, e problemas de fluxo de ar.
Verificar se o sistema de arrefecimento do motor está cheio de líquido de arrefecimento e se todos os ventiladores estão a funcionar como pretendido. Se o sistema de arrefecimento estiver com pouco líquido de refrigeração, procure fugas e repare-as.
Verificar o sensor e a cablagem
Ligar a ferramenta de digitalização ao conector de diagnóstico do veículo e recuperar todos os códigos armazenados e parar os dados da moldura. Depois de ter escrito todos os códigos armazenados, apague-os e realize um test drive para verificar se o erro P0298 foi reiniciado.
Se o erro permanecer, verificar o sensor de temperatura do óleo do motor, bem como os circuitos associados. Desligar o conector do sensor de temperatura do óleo do motor e utilizar um multímetro para verificar a existência de um sinal de tensão de referência e de terra no conector.
Após verificar positivamente o conector, verificar a resistência do sensor. Caso não cumpra as especificações, deve ser substituído.
Se não houver tensão de referência no conector do sensor, localizar o circuito correspondente no conector PCM e utilizar um multímetro para verificar a existência de uma tensão de referência. Se houver uma tensão de referência no PCM e nenhuma tensão de referência no sensor de temperatura do óleo, é provável que haja um fio aberto ou curto-circuitado entre os dois.
Se não houver tensão de referência no conector PCM, é provável que o módulo de controlo esteja avariado ou tenha um erro de programação.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0298 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Chrysler (200)
- Dodge
- Ford
- Jeep (Grand Cherokee)
- Nissan
- Subaru
- Suzuki
- Volkswagen
Com o código de falha P0298 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0195, P0196, P0197, P0198, P0199, P0200, P02FF.