Código de falha P025D – circuito de controlo do módulo da bomba de combustível alto

O código de falha P025D soa como “circuito de controlo do módulo da bomba de combustível alto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Pump Module Control Circuit High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P025D

O código OBD-2 P025D é mais comummente definido como “alto nível de sinal no circuito de controlo do módulo da bomba de combustível”. É definido quando o PCM não recebe a informação necessária do módulo de controlo da bomba de combustível.

Código de falha P025D – circuito de controlo do módulo da bomba de combustível alto

Na maioria dos casos, o código é definido imediatamente após a ocorrência da falha e a luz de aviso acende-se. Mas por vezes o código só é definido depois de a falha ter estado presente durante alguns segundos.

Nos motores a gasolina mais antigos, o sistema de combustível é concebido para que o combustível flua para os injectores a um ritmo e pressão constantes. Nestes sistemas, a energia é fornecida à bomba de combustível através de um relé, que fornece uma tensão próxima da da bateria.

Os veículos modernos utilizam sistemas de não-retorno que não devolvem o excesso de combustível ao depósito. Em vez disso, o volume e pressão do combustível fornecido aos injectores é regulado através da variação da velocidade da bomba de combustível, o que é conseguido através da variação da tensão no circuito de controlo.

O lado negativo destes sistemas, porém, é a grande complexidade acrescida do controlo da bomba de combustível. O que envolve módulos de controlo e vários sensores. Tais como a posição do pedal do acelerador, posição do acelerador. Entradas de MAP / MAF, líquido refrigerante, temperatura do ar de admissão, pressão do combustível e algumas outras. Que estão ligados entre si através do sistema de autocarros CAN (Controller Area Network).

O PCM utiliza todas estas entradas para calcular a pressão de combustível apropriada. Para alcançar o equilíbrio correcto, o PCM ajusta a velocidade da bomba de combustível várias vezes por segundo, variando a tensão de entrada. Há várias maneiras de o fazer, mas o método mais comum é alterar a resistência para aumentar ou diminuir a tensão.

O PCM activa o código de erro P025D quando monitoriza uma ou mais condições fora de uma determinada gama eléctrica no módulo de controlo da bomba de combustível ou no seu circuito. Isto pode ser causado por um problema eléctrico.

Um erro associado a um elevado nível de sinal no circuito de controlo do módulo da bomba de combustível é definido quando o PCM monitoriza uma falha geral do circuito. O problema pode estar no próprio módulo da bomba de combustível ou no seu circuito.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P025D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O motor pode não arrancar ou pode arrancar e depois empatar.
  4. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  5. Abastecimento insuficiente de combustível devido ao funcionamento inadequado da bomba de combustível.
  6. Redução do desempenho do motor.
  7. Aumento do consumo de combustível.
  8. Presença de odor de combustível.
  9. O motor pára ao atingir a temperatura de funcionamento.
  10. Não podem estar presentes outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Uma falha no circuito do módulo da bomba de combustível pode causar problemas no arranque do motor, pelo que o erro P025D é considerado grave.  Se for ignorado, os componentes podem falhar completamente.

Causas do erro

O código P025D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Problemas com o módulo da bomba de combustível.
  • Bomba de combustível avariada.
  • O relé da bomba de combustível está defeituoso e não é fornecida tensão à bomba de combustível.
  • Os danos na cablagem conduzem a um circuito aberto na fonte de alimentação da bomba de combustível.
  • Conectores soltos ou danificados.
  • O circuito de feedback está aberto.
  • Um pequeno impacto pode ter activado o interruptor de inércia que abre o circuito da bomba de combustível.
  • Fusível da bomba de combustível queimado devido a curto-circuito à terra.
  • Linha de autocarro CAN avariada.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P025D

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P025D:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P025D.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Efectuar um teste de módulo de bomba de combustível.
  4. Verificar se a bomba de combustível está operacional.
  5. Testar o relé da bomba de combustível.
  6. Inspeccionar visualmente os cabos e ligações eléctricas para verificar se estão soltos e danificados.
  7. Verificar o interruptor de inércia, ligá-lo se necessário.
  8. Substituir o fusível, se necessário.
  9. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema foi resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

Para diagnosticar os circuitos da bomba de combustível e limpar o código de falha P025D, é necessário um diagrama de cablagem para o seu veículo. Pode então avançar para o passo seguinte.

Se o veículo arranca e conduz, sem queixas de dirigibilidade, é muito provável que haja uma interrupção no circuito de feedback entre o PCM e o circuito de tensão de alimentação da bomba de combustível. Reparação, se necessário.

Quando o veículo não arranca ou arranca e corta devido à baixa pressão do combustível, verificar o fusível da bomba de combustível. Se for rebentado, verificar o circuito de alimentação da bomba de combustível para detectar uma falha na terra.

Retirar o relé da bomba de combustível (FP) e depois verificar a resistência entre o circuito de voltagem do conector da bomba de combustível e a terra. Se houver uma pequena resistência que indique uma falha no solo, desligar a bomba de combustível e verificá-la novamente.

Se a bomba de combustível mostrar uma resistência elevada ou infinita após desligá-la, substituir a bomba de combustível em curto-circuito. Se a resistência for baixa após desligar a bomba de combustível, remover o curto-circuito no circuito de alimentação FP.

Após verificação dos circuitos eléctricos, é provável que haja vários cenários. Ou P025D desaparecerá porque o problema da cablagem foi resolvido. Ou o problema é um relé defeituoso, módulo ou a própria bomba de combustível.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P025D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Chevrolet
  • Chrysler
  • Dodge
  • Ford
  • Mazda (3, 6, CX-5)
  • Volkswagen

Com o código de falha P025D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P025A, P025B, P025C.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário