Código de falha P0230 – bomba de combustível primária mau funcionamento do circuito

O código de falha P0230 soa como “bomba de combustível primária mau funcionamento do circuito”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Pump (FP) Primary Circuit Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0230

Para arrancar e funcionar, um motor de combustão interna necessita de três componentes básicos, que são ar, combustível e centelha ou pressão. Quanto ao código P0230, refere-se ao combustível. O sistema de combustível inclui o depósito, a bomba de baixa pressão, por vezes a bomba de combustível de alta pressão. Também tubos e mangueiras de combustível, regulador de pressão de combustível e injectores de combustível.

Código de falha P0230 – bomba de combustível primária mau funcionamento do circuito

A bomba de combustível e os injectores de combustível são controlados electricamente, pelo que também existem fusíveis, relés e um controlador para eles. Normalmente o controlador faz parte do PCM, embora alguns carros, possam ter um módulo de injecção de combustível separado.

Normalmente, o relé da bomba de combustível é controlado pelo controlador. O controlador PCM funde o relé da bomba de combustível ou circuito primário. Que depois fornece energia à bomba de combustível utilizando o circuito eléctrico ou secundário.

Em alguns veículos, quando a chave é ligada, a bomba liga durante alguns segundos para encher o sistema.

Para assegurar o correcto funcionamento do sistema de combustível, tudo deve funcionar em harmonia. Por exemplo, se a pressão do combustível for insuficiente, os injectores de combustível não serão capazes de fornecer combustível adequadamente. A pressão insuficiente do combustível pode ser causada por uma variedade de problemas eléctricos. Uma das quais, é uma má voltagem na bomba de combustível.

O controlador PCM monitoriza o circuito primário do relé da bomba de combustível para a voltagem. Se a voltagem estiver fora das especificações e para além do que o controlador espera, será definido o código de falha DTC P0230, que é definido como uma falha do circuito primário da bomba de combustível.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0230 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O motor pode não arrancar ou pode arrancar e depois empatar.
  4. Abastecimento insuficiente de combustível devido ao funcionamento incorrecto da bomba de combustível.
  5. Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Uma falha no circuito secundário da bomba de combustível pode causar problemas de arranque do motor, pelo que o erro P0230 é considerado grave.  Se for ignorada, a bomba de combustível pode falhar completamente.

Causas do erro

O código P0230 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O relé da bomba de combustível está defeituoso e não é fornecida tensão à bomba de combustível.
  • Os danos na cablagem conduzem a um circuito aberto na linha de alimentação da bomba de combustível.
  • A bomba de combustível pode falhar completamente.
  • Conectores soltos ou danificados.
  • O circuito de feedback está aberto.
  • Um pequeno impacto pode ter activado o interruptor de inércia que abre o circuito da bomba de combustível.
  • Fusível da bomba de combustível queimado devido a curto-circuito à terra.
  • O módulo de controlo do motor (PCM) está defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0230

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0230:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P0230.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Testar o relé da bomba de combustível.
  4. Inspeccionar visualmente os cabos e ligações eléctricas para verificar se estão soltos e danificados.
  5. Verificar o interruptor de inércia, ligá-lo se necessário.
  6. Substituir o fusível, se necessário.
  7. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema foi resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

Para diagnosticar os circuitos da bomba de combustível e rectificar o código de falha P0230 é necessário um diagrama de cablagem para o seu veículo. Pode então prosseguir com o passo seguinte.

Se o veículo arranca e conduz, sem queixas de dirigibilidade, é muito provável que haja uma interrupção no circuito de feedback entre o PCM e o circuito de tensão de alimentação da bomba de combustível. Reparação, se necessário.

Quando o veículo não arranca ou arranca e corta devido à baixa pressão do combustível, verificar o fusível da bomba de combustível. Se for rebentado, verificar o circuito de alimentação da bomba de combustível para detectar uma falha na terra.

Retirar o relé da bomba de combustível (FP) e depois verificar a resistência entre o circuito de voltagem do conector da bomba de combustível e a terra. Se houver uma pequena resistência que indique uma falha no solo, desligar a bomba de combustível e verificá-la novamente.

Se a bomba de combustível mostrar uma resistência elevada ou infinita após desligá-la, substituir a bomba de combustível em curto-circuito. Se a resistência for baixa depois de desligar a bomba de combustível, remover o curto-circuito no circuito de alimentação FP.

Após a verificação dos circuitos eléctricos, é provável que ocorram vários cenários. Ou o P0230 desaparecerá porque o problema da cablagem foi resolvido. Ou o problema é um relé defeituoso ou uma bomba de combustível.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0230 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Buick (Lucerne)
  • Chevrolet (Avalanche, Blazer, Malibu, Tahoe)
  • Citroen (C5, Evasion)
  • Fiat (Ducato, Scudo)
  • Ford (F-150, Focus, Taurus, Transit)
  • GMC (Savana)
  • Hyundai (Accent, Getz, Santa Fe, Sonata)
  • Jeep (Liberty)
  • Kia (Cerato, Sorento)
  • Lifan (Solano, X60)
  • Opel (Astra, Corsa, Meriva, Vectra, Zafira)
  • Peugeot (406, 806, Boxer)
  • Porsche (Cayenne)
  • Subaru (Impreza)
  • Toyota (Land Cruiser, Prado)
  • Volkswagen
  • Volvo
  • GAZelle (Business)

Com o código de falha P0230 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0231, P0232, P0233.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário