Código de falha P0219 – condição de sobrevelocidade do motor

O código de falha P0219 soa como “condição de sobrevelocidade do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Engine Overspeed Condition”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0219

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0219 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0219 – condição de sobrevelocidade do motor

O PCM utiliza entradas do sensor de posição da cambota (CKP), do sensor de posição da cambota (CMP) e do sensor de velocidade de saída de transmissão. Para determinar se ocorreu uma condição de excesso de velocidade do motor.

Na maioria dos casos, a condição de excesso de velocidade será automaticamente preenchida pelo limitador de velocidade. Quando a transmissão está em ponto morto ou estacionada.

Quando o PCM detecta uma condição de excesso de velocidade, uma de várias acções pode ser tomada. O PCM deixará de pulsar os injectores de combustível ou abrandará a temporização da ignição para reduzir a velocidade do motor até voltar a um nível aceitável.

Se o PCM não conseguir efectivamente devolver a velocidade do motor a um nível aceitável dentro de um determinado período de tempo. O código P0219 será armazenado e a Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) pode acender-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0219 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Os códigos de detonação podem estar presentes nos cilindros.
  3. O motor pode estar repetidamente a funcionar em excesso.
  4. Em carros com caixas de velocidades manuais, pode ocorrer um deslizamento da embraiagem.
  5. Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Dependendo dos sintomas, o erro P0219 pode ser grave, por exemplo, se a velocidade da cambota for excedida mais de uma vez. Ou moderado se não houver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Causas do erro

O código P0219 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor CKP ou CMP defeituoso.
  • Sensor de velocidade de entrada ou saída de transmissão defeituoso.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
  • Conector com feixe de fios defeituoso.
  • Erro humano causado por excesso de velocidade deliberada ou acidental do motor.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0219

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0219:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P0219.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se a falha reaparece.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
  4. Verificar o sensor de velocidade da cambota, bem como o sensor de velocidade da cambota.
  5. Testar o sensor de velocidade de entrada ou de saída da transmissão.
  6. Se não houver falhas, verifique o próprio PCM e a sua parte de software.

Diagnosticar e resolver problemas

Se o código P0219 for armazenado, verificar se o veículo não foi conduzido a velocidades superiores às recomendadas pelo fabricante. Verificar também se a embraiagem está a funcionar eficientemente antes de continuar com o diagnóstico. Isto aplica-se a veículos com caixas de velocidades manuais.

Ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do veículo e recuperar quaisquer códigos armazenados e congelar os dados da moldura. Depois disso, apagar os códigos e realizar uma viagem normal para verificar se o código regressa.

Usando um multímetro e osciloscópio, verificar os sensores de CKP, CMP, e velocidade de transmissão. Se algum sensor estiver defeituoso, substitua-o, pode ser a causa deste erro.

Verificar a voltagem de referência, bem como a terra do circuito nos terminais dos sensores, utilizando um multímetro. Desligar todos os controladores associados e verificar a resistência e continuidade dos circuitos individuais do sistema, reparar ou substituir circuitos defeituosos, se necessário.

Se todos os sensores, circuitos e conectores relevantes estiverem dentro das especificações do fabricante, mas o erro P0219 permanece. O PCM e também os erros de programação devem ser verificados.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0219 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Acura
  • Chevrolet
  • Dodge (RAM)
  • Fiat
  • Ford (Explorer, Focus, Kuga)
  • Honda (Accord)
  • Land Rover (Defender)
  • Mercedes-Benz
  • Mitsubishi
  • Opel
  • Ssangyong (Kyron)
  • Volkswagen
  • GAZelle (Business)

Com o código de falha P0219 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0234, P2195, P2196, P219A.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário