Código de falha P0215 – falha no funcionamento do solenóide de desligamento do motor

O código de falha P0215 soa como “falha no funcionamento do solenóide de desligamento do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Engine Shutoff Solenoid Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0215

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0215 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0215 – falha no funcionamento do solenóide de desligamento do motor

A válvula solenóide de paragem do motor foi concebida para cortar o fornecimento de combustível em determinadas circunstâncias. Deve ser desencadeado em caso de colisão de um veículo, capotamento, sobreaquecimento grave do motor ou perda grave de pressão de óleo.

O PCM utiliza a entrada de vários sensores de posição do motor e da carroçaria para determinar quando é necessário o corte de combustível. Quando isto ocorre, o PCM envia um sinal de tensão para o relé de corte do motor e o solenóide é activado.

Uma vez activada, a válvula impede o fluxo de combustível para o motor e direcciona-o de volta para o depósito de combustível. Através de uma linha especial de baixa pressão de retorno.

O PCM monitoriza constantemente a resistência do circuito solenóide de desligamento do motor quando o interruptor de ignição está na posição ON.

Se o PCM detectar que o nível de tensão no circuito do solenóide de paragem do motor é diferente do programado, o código P0215 será armazenado na memória. A Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) também pode acender.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0215 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Pode estar presente um código de escape esgotado.
  3. O motor pode não arrancar.
  4. Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Consoante os sintomas, o erro P0215 pode ser grave, por exemplo, se o motor não arrancar. Ou moderado, se não houver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Causas do erro

O código P0215 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A válvula solenóide de desligamento do motor está defeituosa.
  • O relé de desligamento do motor está avariado.
  • O indicador de inclinação (se instalado) pode estar defeituoso.
  • Circuito aberto ou curto-circuito na cablagem de desligamento do motor.
  • Sensor de temperatura do motor avariado.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0215

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0215:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P0215.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se a falha reaparece.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
  4. Verificar a válvula solenóide de desligamento do motor.
  5. Teste o relé de desligamento do motor.
  6. Se não houver falhas, verifique o próprio PCM e a sua parte de software.

Diagnosticar e resolver problemas

Se o código P0215 for armazenado, garantir que não existem códigos de pressão de óleo do motor ou de temperatura excessiva. Diagnosticar e rectificar estes antes de prosseguir para a resolução do problema.

Alguns veículos têm um sistema de paragem do motor com um indicador do ângulo do veículo. Verificar se está activado e limpar quaisquer códigos relevantes antes de prosseguir com o diagnóstico.

Ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do veículo e recuperar quaisquer códigos armazenados e congelar os dados da moldura. Tome nota desta informação, pois pode ser útil no processo de diagnóstico. Agora limpar os códigos e efectuar um test drive no carro para verificar se o código foi reposto.

Verificar os fios e a válvula solenóide

Utilizar um multímetro para verificar o solenóide de paragem do motor, seguindo as especificações do manual do veículo. Ajustar o multímetro à escala ohm para medir a continuidade e resistência dos fios.

Desligar o conector do solenóide de viagem e ligar os cabos de teste aos terminais. Se o solenóide não estiver em conformidade com as especificações do fabricante, deve ser substituído.

Se o solenóide de paragem do motor cumprir as especificações, utilizar um multímetro para verificar a tensão e a terra no conector. Se nenhum dos dois for encontrado, verificar se existem sinais nos pinos de ligação PCM apropriados.

Se não houver sinais de tensão e de terra nos conectores PCM, é provável que tenha um PCM defeituoso ou um erro de programação. Se ambos os sinais forem detectados no conector PCM mas não no conector solenóide, existe um relé defeituoso ou um circuito aberto.

Se o carro tiver estado envolvido numa colisão ou se o ângulo do carro for extremo. Na maioria dos casos, a reposição do código deve ser suficiente para eliminar o erro P0215.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0215 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Chevrolet
  • Citroen (C4, C5, Dispatch, Picasso)
  • Dodge (RAM)
  • Fiat (Ducato)
  • GMC
  • Lexus
  • Mercedes-Benz
  • Peugeot (206, 207, 307, 308, 406, 407, 508, Expert, Partner)
  • Ssangyong (Kyron)
  • Toyota
  • Volkswagen

Com o código de falha P0215 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2125, P2566.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário