- Descrição técnica e descodificação do erro P0196
- Sintomas de mau funcionamento
- Causas do erro
- Como eliminar ou limpar o código de falha P0196
- Diagnosticar e resolver problemas
- Verificar a cablagem com um multímetro
- Verificação do sensor de temperatura do óleo do motor
- Em que veículos este problema é mais comum
- Vídeo
O código de falha P0196 soa como “gama/desempenho do sensor de temperatura do óleo do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Engine Oil Temperature (EOT) Sensor Range/Performance”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0196
O código de anomalia OBD-II P0196 é um código de anomalia genérico definido como “Desadequação do intervalo de funcionamento do sensor de temperatura do óleo do motor”. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta dados reais do sensor de temperatura do óleo do motor que diferem dos dados programados.
O sensor de temperatura do óleo do motor (EOT) gera um sinal que é utilizado pelo módulo de controlo de transmissão (PCM) para calcular a qualidade do combustível. Também calcula o tempo de injecção e o funcionamento da vela de incandescência.
O sinal EOT é também comparado com sinais de outros sensores, tais como os sensores de temperatura do ar de admissão (IAT) e temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT).
Os sensores EOT recebem uma tensão de referência do PCM, que é tipicamente de 5 volts. A resistência interna muda em função da temperatura do óleo do motor e o sinal de voltagem é enviado de volta para o PCM.
Os sensores EOT são um tipo de termistor de Coeficiente de Temperatura Negativo (NTC). Isto significa que a resistência interna é inversamente proporcional à temperatura do óleo. A voltagem do sinal do sensor EOT diminui quando a temperatura do óleo do motor sobe, e vice-versa.
O código P0196 é definido quando o PCM detecta uma desadequação do intervalo de funcionamento de um sensor de temperatura do óleo do motor. Isto normalmente indica um curto-circuito ou outro problema com o sensor.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0196 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Possível sobreaquecimento devido a problemas de refrigeração.
- Baixo nível de óleo ou lama de óleo no motor.
- Aquecimento deficiente do compartimento de passageiros em tempo muito frio.
- Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.
O erro P0196 relacionado com a temperatura do óleo é considerado grave e recomenda-se que o problema seja corrigido o mais rapidamente possível. Por exemplo, se a temperatura do óleo for demasiado elevada, pode provocar o sobreaquecimento do motor.
Causas do erro
O código P0196 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor da temperatura do óleo do motor está defeituoso.
- Resistência excessiva no circuito do sensor de temperatura do óleo.
- Feixes de cabos danificados, queimados, curto-circuitados ou corroídos.
- Utilização de óleo de motor impróprio.
- Manutenção deficiente, tal como óleo irregular e mudanças de filtro de óleo.
- Desgaste mecânico excessivo do motor.
- Falha mecânica dos componentes internos do motor.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0196
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0196:
- Ler todos os dados e códigos de falhas armazenados, utilizando um scanner OBD-II.
- Limpar os códigos e verificar se o código de erro P0196 aparece novamente.
- Verificar o nível e o estado do óleo do motor. Se necessário, trocar o óleo juntamente com o filtro.
- Inspeccionar o sensor de temperatura do óleo do motor e a cablagem associada.
- Verifique o sensor com um multímetro digital e substitua-o, se necessário.
- Preste atenção ao desgaste mecânico do motor. Verificar fisicamente a temperatura do óleo com um termómetro sem contacto.
Diagnosticar e resolver problemas
Verificar se o nível de óleo está no nível correcto, se não está diluído com combustível ou líquido de arrefecimento, e se não é de consistência espessa e lenta. Se necessário, completar ou trocar o óleo antes de prosseguir com o diagnóstico.
Efectuar uma inspecção visual completa dos feixes de cabos para procurar feixes e conectores danificados, queimados, desconectados, em curto-circuito ou corroídos. Se necessário, reparar, limpar o código P0196 e voltar a digitalizar o sistema para ver se o código regressa.
Verificar a cablagem com um multímetro
Depois de não serem encontrados danos visíveis, verificar a resistência, a ligação à terra e a tensão de referência. Comparar todas as leituras obtidas com as indicadas no manual. Se necessário, substituir os cabos para assegurar que todas as leituras estão de acordo com as especificações do fabricante.
Lembre-se de desligar a cablagem do PCM enquanto verifica a resistência e continuidade para evitar danos no controlador. O próprio sensor de temperatura do óleo do motor também deve ser verificado, uma vez que faz parte do circuito de controlo.
Verificação do sensor de temperatura do óleo do motor
Desligar o conector do sensor de temperatura do óleo do motor, depois medir a resistência entre os dois terminais do sensor usando um multímetro digital definido para ohms. Ligar o motor e observar a leitura do contador, os valores devem diminuir suavemente à medida que o motor se aquece.
Se a temperatura do motor subir e a resistência EOT não diminuir, o sensor está defeituoso e deve ser substituído. Neste caso, a substituição do sensor de temperatura do óleo do motor resolverá o problema com o erro P0196.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0196 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A4, A6, Q7)
- Chevrolet (Captiva)
- Dodge
- Ford (Mondeo)
- GMC
- Hyundai
- Jeep
- Mazda
- Nissan
- Skoda (Octavia)
- Toyota
- Volkswagen (Golf, Jetta, Passat, Tiguan, Touareg)
Com o código de falha P0196 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0195, P0197, P0198, P0199.