Código de falha P0192 – sensor de pressão do carril de combustível “A” circuito de baixa entrada

O código de falha P0192 soa como “sensor de pressão do carril de combustível “A” circuito de baixa entrada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Rail Pressure (FRP) Sensor “A” Circuit Low Input”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0192

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0192 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0192 – sensor de pressão do carril de combustível

Alguns veículos modernos equipados com sistemas de injecção de combustível de alta pressão têm duas bombas de combustível. A bomba de baixa pressão (LP) está situada dentro ou perto do depósito de combustível e a bomba de alta pressão (HP) está situada no motor.

Normalmente, a bomba de baixa pressão funciona a 2,4-5,0 atmosferas. E a bomba HP utiliza energia mecânica, geralmente a partir da árvore de cames. Para que, depois de aumentar a pressão, o combustível seja alimentado aos injectores de injecção directa.

O ECM detecta que o sinal de entrada do sensor de pressão do carril de combustível desce abaixo do limite calibrado. Isto pode ser uma falha mecânica ou um circuito eléctrico defeituoso, dependendo do fabricante do veículo, tipo de combustível, e sistema de combustível.

A MIL (Malfunction Indicator Light) iluminar-se-á então e um DTC (Diagnostic Trouble Code) será armazenado. Falha P0192 é definida como um sinal ‘A’ de sensor de baixa pressão do carril de combustível.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0192 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória do ECM como uma falha).
  2. O motor pára ou arranca mal.
  3. Funcionamento instável do motor quando o veículo está a acelerar.
  4. Má aceleração do veículo.
  5. Perda de energia.
  6. Aumento do consumo de combustível.
  7. Em alguns casos, a destruição total do motor.

A gravidade do erro P0192 é muito elevada, a causa deve ser rectificada o mais rapidamente possível. Se tal acontecer, o veículo pode não só sofrer de problemas de dirigibilidade, mas também de falha completa do motor.

Causas do erro

O código P0192 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Um sensor de pressão de carril de combustível danificado (PRFV) é a causa mais comum.
  • Conector danificado ou circuito aberto para o sensor.
  • Resistência excessiva no circuito eléctrico.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0192

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0192:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Test-drive o carro para ver se o erro P0192 aparece novamente.
  4. Inspeccionar visualmente o conector e os cabos eléctricos em busca de danos. Se presente, reparar as áreas danificadas.
  5. Verificar a resistência para ter a certeza de que está dentro da tolerância.
  6. Substituir o sensor de pressão do carril de combustível defeituoso (PRFV).
  7. Testar o módulo de controlo do motor (ECM).

Diagnosticar e resolver problemas

Iniciar o diagnóstico de falha P0192 localizar sensor de pressão na calha de combustível, uma vez encontrado inspeccionar visualmente os conectores e a cablagem. Procurar abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior. Inspeccioná-los para detectar ferrugem e outros danos.

Apagar o código de diagnóstico P0192 da memória e ver se ele volta a aparecer. Se desaparecer, o problema estava na cablagem ou na ligação. Se o código de falha regressar, teremos de testar o sensor e circuitos associados.

Verificação da ligação do sensor de pressão

Utilizando um voltímetro digital, verificar o circuito de alimentação de 5V que vai para o sensor. Fio vermelho ao circuito de alimentação de 5 V, fio preto à terra. Se estiverem presentes 12 volts no sensor, então, como deve ser 5, repare a cablagem do PCM para o sensor. Isto parece um curto-circuito ou um PCM defeituoso.

Se o circuito de sinal estiver OK, certifique-se de que a ligação à terra do sensor de PRFV está OK. Ligar a lâmpada de teste ao lado positivo da bateria de 12V e tocar a outra extremidade da lâmpada de teste à terra do sensor de PRFV.

Se a lâmpada indicadora não se ilumina, isto indica um circuito defeituoso. Quando iluminado, sacudir o feixe de fios que vai para o sensor de PRFV. Para ver se a lâmpada indicadora pisca, isto poderia indicar uma ligação intermitente.

Quando fizer estes testes, muito provavelmente encontrará um problema com a cablagem ou com o sensor, que terá de ser substituído. Mas se ainda receber o código P0192 após a sua reparação, pode indicar uma falha de PCM.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0192 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • BMW
  • Chevrolet (Camaro, Equinox)
  • Citroen
  • Ford
  • GMC
  • Hyundai (Grand Starex, HD78, Starex)
  • Isuzu
  • Lincoln (Continental)
  • Mazda (6, CX-5, CX-7)
  • Mercedes-Benz
  • Mitsubishi (L200)
  • Peugeot (3008)
  • Toyota (Avensis, Hilux)
  • Volkswagen (Passat)
  • Volvo
  • GAZelle (Business, Next, UMZ 4216)

Com o código de falha P0192 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0190, P0191, P0193, P0194.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário