O código de falha P0190 soa como “sensor de pressão do trilho de combustível “A” – avaria do circuito”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Rail Pressure (FRP) Sensor “A” Circuit Malfunction”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0190
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0190 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Em alguns veículos modernos equipados com sistemas de injecção de combustível a alta pressão, existem duas bombas de combustível. A bomba de baixa pressão (LP) está localizada dentro ou perto do tanque de combustível e a bomba de alta pressão (HP) está localizada no motor.
A bomba de baixa pressão funciona normalmente em atmosferas de 2,4-5,0 e a bomba de alta pressão utiliza energia mecânica, geralmente a partir de uma árvore de cames. Para que, uma vez aumentada a pressão, o combustível seja alimentado aos injectores de injecção directa.
Se o ECM (Engine Control Module) detectar um problema com o sensor de pressão da rampa de combustível (RPS). Por exemplo, um circuito aberto ou curto, bloqueia a bomba de alta pressão e coloca o motor em modo de emergência.
A MIL (Malfunction Indicator Light) iluminar-se-á então e um DTC (Diagnostic Trouble Code) será armazenado. Falha P0190 é definida como uma falha no circuito do sensor de pressão do carril de combustível ‘A’.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0190 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O motor pára ou arranca mal.
- Funcionamento instável do motor quando o veículo está a acelerar.
- Má aceleração do veículo.
- Perda de energia.
- Aumento do consumo de combustível.
- Em alguns casos, a destruição total do motor.
A gravidade do erro P0190 é muito elevada, a causa deve ser eliminada o mais rapidamente possível. Se tal acontecer, o veículo pode não só sofrer de problemas de dirigibilidade, mas também de falha completa do motor.
Causas do erro
O código P0190 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Um sensor de pressão do carril de combustível danificado (PRFV) é a causa mais comum.
- Conector danificado ou circuito aberto para o sensor.
- Resistência excessiva no circuito eléctrico.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0190
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0190:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Testar o carro para ver se o erro P0190 aparece novamente.
- Inspeccionar visualmente o conector e os cabos eléctricos em busca de danos. Se presente, reparar as áreas danificadas.
- Verificar a resistência para ter a certeza de que está dentro da tolerância.
- Testar o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
Comece a diagnosticar a falha P0190 procurando o sensor de pressão na calha de combustível, uma vez encontrada, inspeccione visualmente os conectores e a cablagem. Procurar abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior. Inspeccioná-los para detectar ferrugem e outros danos.
Remover o código de falha de diagnóstico P0190 da memória e ver se ele volta a aparecer. Se desaparecer, o problema estava na cablagem ou na ligação. Se o código de falha regressar, teremos de testar o sensor e circuitos associados.
Verificação da ligação do sensor de pressão
Utilizando um voltímetro digital, verificar o circuito de alimentação de 5V que vai para o sensor. Fio vermelho ao circuito de alimentação de 5 V, fio preto à terra. Se 12 volts estiver presente no sensor, então como deve ser 5, repare a cablagem do PCM para o sensor. Isto parece um curto-circuito ou um PCM defeituoso.
Se o circuito de sinal estiver OK, verificar se o sensor PRFV está devidamente ligado à terra. Ligar a lâmpada de teste à extremidade mais da bateria de 12V e tocar a outra extremidade da lâmpada de teste à terra do sensor de PRFV.
Se a lâmpada indicadora não se ilumina, isto indica um circuito defeituoso. Se iluminar, sacudir o feixe de fios que vai para o sensor de PRFV. Para ver se a lâmpada indicadora pisca, isto poderia indicar uma ligação intermitente.
Quando fizer estes testes, muito provavelmente encontrará um problema com a cablagem ou com o sensor, que terá de ser substituído. Mas se ainda receber um código P0190 após a sua reparação, este pode indicar uma falha de PCM.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0190 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- Citroen (C5, Jumper)
- Fiat (Ducato)
- Ford (Contour, Escort, Explorer, Focus, Mondeo, Mustang, Transit)
- Hyundai
- Kia (Sorento)
- Lincoln
- Mercedes-Benz (Sprinter, Vito)
- Mitsubishi (Airtrek, Carisma, Cedia, Dion, Galant, Lancer, Pajero)
- Nissan (Skyline)
- Opel (Astra, Meriva, Omega, Vectra, Vivaro)
- Peugeot (406, Boxer)
- Renault (Megane)
- Skoda
- Toyota
- Volkswagen (Passat)
- Volvo (S40, XC90)
Com o código de falha P0190 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0090, P0108, P0113, P0170, P0193, P0251, P0300, P0400, P0404, P0490, P1200, P2264.