O código de falha P0185 soa como “sensor de temperatura de combustível “B” circuito de avaria”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Temperature Sensor “B” Circuit Malfunction”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0185
O código armazenado P0185 significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou um sinal de voltagem do sensor de temperatura do combustível que está fora do intervalo programado. Os sensores de temperatura do combustível são normalmente integrados no sensor de composição do combustível.
medida que o combustível passa pelo sensor de composição do combustível, a percentagem de etanol, água e outros contaminantes é estimada. Uma tensão apropriada é aplicada ao PCM de acordo com o nível de contaminação do combustível.
A quantidade de etanol presente no combustível é normalmente classificada independentemente dos outros contaminantes. Os veículos que utilizam combustível flexível funcionam normalmente mesmo com até oitenta e cinco por cento de etanol no combustível.
A temperatura do combustível é reconhecida pelo PCM como a largura do pulso ou parte horizontal da forma de onda. Quanto mais grosso for o sinal de largura de pulso, maior será a temperatura do combustível que passa pelo sensor de composição do combustível.
Se durante a medição da temperatura do combustível for recebido um sinal do sensor que indique que a temperatura do combustível está fora da gama programada, o código P0185 será armazenado. A Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) pode então acender, exigindo vários ciclos de falha de ignição para iluminar.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0185 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- O motor corta ou arranca mal.
- Perda de energia.
- Aumento do consumo de combustível.
- Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.
A gravidade do erro P0185 é elevada e a causa deve ser rectificada o mais rapidamente possível. Se a temperatura do combustível for demasiado baixa, o motor do veículo pode estagnar e ser instável.
Causas do erro
O código P0185 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de temperatura e composição de combustível defeituoso.
- O sensor da temperatura do ar de admissão está defeituoso.
- Sensor de temperatura ambiente defeituoso.
- Conector danificado ou problema de cablagem.
- Resistência excessiva no circuito eléctrico.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0185
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0185:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Test-drive o carro para ver se o erro P0185 aparece novamente.
- Inspeccionar visualmente o conector e os cabos eléctricos em busca de danos. Se presente, reparar as áreas danificadas.
- Verificar a resistência para ter a certeza de que está dentro da tolerância.
- Testar o sensor de temperatura e composição do combustível.
- Testar o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
Localizar o sensor de temperatura e composição do combustível; uma vez encontrado, inspeccionar visualmente os conectores e a cablagem. Procurar abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior. Inspeccioná-los para detectar ferrugem e outros danos.
Apagar o código de diagnóstico P0185 da memória e ver se ele volta a aparecer. Se desaparecer, o problema estava na cablagem ou na ligação. Se o código de falha regressar, teremos de testar o sensor e circuitos associados.
Verificação do sensor de temperatura e composição do combustível
A ligação do sensor de composição do combustível é normalmente feita com um sinal de referência de 5 volts e terra. Um sensor de composição de combustível com uma resistência variável fecha o circuito e envia um sinal ao PCM sobre flutuações na tensão da temperatura do combustível.
Verificar a tensão de referência e a terra no conector do sensor de temperatura do combustível com um multímetro. Se não houver tensão de referência no conector do sensor, verificar os circuitos paralelos no conector PCM.
Se não for detectada qualquer tensão de referência no conector PCM, o problema pode ser um PCM defeituoso ou um erro de programação PCM. No entanto, um PCM defeituoso só deve ser considerado como a principal causa de erro P0185 como último recurso.
Um dado em forma de onda pode ser observado com um osciloscópio se uma tensão de referência e terra estiverem presentes no conector do sensor de temperatura do combustível. Ligar os cabos de teste à terra e aos circuitos de sinal e observar os oscilogramas no ecrã de visualização.
Utilizar um termómetro de infravermelhos para obter a temperatura real do combustível e compará-la com a temperatura reflectida pelo osciloscópio no ecrã. Se a temperatura do combustível reflectida pelo osciloscópio não corresponder à leitura do termómetro, o sensor está defeituoso e deve ser substituído.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0185 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW (E46)
- Chevrolet
- Dodge
- Fiat
- Ford
- Mercedes-Benz
- Nissan
- Volkswagen (Golf)
Com o código de falha P0185 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0186, P0187, P0188, P0189.