O código de falha P0179 soa como “circuito sensor de composição de combustível de alta entrada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Composition Sensor Circuit High Input”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0179
O código armazenado P0179 significa que o módulo de controlo (PCM) detectou um sinal de tensão do sensor de composição do combustível que está acima do limite da gama programada. O sensor de composição do combustível é por vezes integrado na mesma caixa que o sensor de temperatura do combustível.
medida que o combustível passa pelo sensor de composição do combustível, a percentagem de etanol, água e outros contaminantes é estimada. Uma tensão apropriada é aplicada ao PCM de acordo com o nível de contaminação do combustível.
A quantidade de etanol presente no combustível é normalmente classificada independentemente dos outros contaminantes. Os veículos movidos a gasolina funcionam normalmente mesmo com até oitenta e cinco por cento de etanol no combustível.
A quantidade de etanol pode variar com cada enchimento de tanque, requerendo um ajuste apropriado para um óptimo desempenho e economia de combustível. Por conseguinte, o sensor de composição de combustível troca constantemente sinais com o PCM.
O PCM ajusta o tempo de ignição e a largura do impulso dos injectores de combustível em conformidade para uma combustão mais eficiente. O resultado final é a melhoria do desempenho, a redução da poluição e o aumento da economia de combustível.
O código P0179 é definido quando o PCM detecta um sinal anormal ou fora do alcance. Este código identifica várias falhas no circuito, o problema pode ser físico, mecânico ou eléctrico.
Mas na maioria das vezes, a presença desta falha indica a natureza eléctrica do problema.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0179 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- O motor pára ou arranca mal.
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.
A gravidade do erro P0179 é elevada e a causa deve ser rectificada o mais rapidamente possível. Se for utilizado combustível de má qualidade, o motor do veículo pode estagnar e ser instável.
Causas do erro
O código P0179 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de composição de combustível defeituoso.
- Conector danificado ou problema de cablagem.
- Resistência excessiva no circuito eléctrico.
- Linha de combustível danificada.
- Combustível contaminado ou utilização de tipo de combustível incorrecto.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0179
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0179:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Testar o carro para descobrir se o erro P0179 aparece novamente.
- Inspeccionar visualmente o conector e os cabos eléctricos em busca de danos. Se presente, reparar as áreas danificadas.
- Verificar a resistência para ter a certeza de que está dentro da tolerância.
- Testar o sensor de composição do combustível.
- Testar o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
Localizar o sensor de composição do combustível, uma vez encontrado, inspeccionar visualmente os conectores e a cablagem. Procurar abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior. Verifique-os para detectar ferrugem e outros danos.
Apagar o código de diagnóstico P0179 da memória e ver se ele volta a aparecer. Se desaparecer, o problema estava no feixe de cabos ou na ligação. Se o código de falha regressar, teremos de testar o sensor e circuitos associados.
Verificação do sensor de temperatura e composição do combustível
A ligação do sensor de composição do combustível é normalmente feita com um sinal de referência de 5 volts e terra. Um sensor de composição de combustível com resistência variável fecha o circuito e envia um sinal de pulso para o PCM.
Verificar a tensão de referência e a terra no conector do sensor de composição do combustível com um multímetro. Se não houver tensão de referência no conector do sensor, verificar os circuitos paralelos no conector PCM.
Se a tensão de referência no conector PCM não for detectada, o problema pode ser um PCM defeituoso ou um erro de programação PCM. Mas considerar um PCM defeituoso como a principal causa de erro P0179 apenas como último recurso.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0179 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet (Equinox, Impala, Suburban, Tahoe)
- Ford
- GMC Sonoma
- Honda
- Land Rover
- Mazda
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi (Lancer)
- Opel
- Pontiac
- Renault (Logan)
- Scion
- Volkswagen
Com o código de falha P0179 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0172, P0176, P0177, P0178.