O código de falha P0170 soa como “mau funcionamento do sistema de corte de combustível (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Trim Malfunction (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0170
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0170 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Embora este código seja comum, ocorre mais frequentemente em algumas marcas de veículos do que em outras. No texto abaixo, a ênfase será colocada na Mercedes-Benz, bem como na Volkswagen. São os mais propensos a erro P0170 juntamente com códigos de ignição ou outros códigos de correcção de combustível.
Tipicamente, um código P0170 OBD2 indica que a ECU detectou uma falha no cumprimento das especificações especificadas pelo fabricante na mistura de combustível. A falha pode ser causada por configurações de combustível positivas ou negativas. Caso contrário, diz-nos que existe uma falha no controlo da relação combustível/ar do ECU.
O módulo de controlo da ECU recebe informação dos sensores de oxigénio (O₂) que são utilizados para ajustar a quantidade de combustível entregue ao motor. Esta acção executada pelo ECU chama-se compensação de combustível.
Se o sinal do sensor de oxigénio (O₂) indicar que é necessário menos combustível, a ECU percebe isto como um ajuste de combustível negativo. E se o sinal do sensor de oxigénio indicar que é necessário adicionar mais combustível, indica uma configuração positiva do combustível.
Em suma, o código P0170 significa que houve uma falha no controlo do computador sobre a relação ar/combustível. Um erro semelhante P0173 pode também ocorrer, relativo à mesma falha, mas para (Banco 2).
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0170 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acende-se.
- O motor corta ou arranca mal.
- Aumento do consumo de combustível.
- Fumo preto do tubo de escape.
- Ignição de Jerky/falcão ao ralenti ou sob carga.
Causas do erro
O código P0170 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Problema com o vácuo.
- Fuga de ar não regulamentada.
- Pode haver petróleo no combustível.
- Fuga em mangueiras turbo (se o carro estiver equipado).
- Possivelmente sensor de O2 defeituoso (na Mercedes, pode requerer adaptação com ferramenta de varrimento compatível com M-Benz).
- O sensor de fluxo de ar de massa (MAF) ou o conector do sensor de oxigénio (O2) podem estar contaminados com óleo.
- Verificar também as bobinas de ignição, os sensores de came e de manivela, bem como o sensor de óleo em busca de fugas que contribuem para a entrada de óleo no feixe de cabos.
- Sensor MAF (Mass Air Flow) defeituoso (especialmente em Mercedez-Benz e outros automóveis europeus). Existem muitos problemas com os sensores MAF no mercado de reposição.
- Regulador de pressão de combustível defeituoso.
- Problema com o regulador solenóide da árvore de cames (Mercedes-Benz).
Para certos modelos Mercedes há uma chamada de serviço para a mangueira de ventilação do cárter localizada por baixo do colector de admissão. Deve ser verificada a existência de fugas/fendas e o funcionamento da válvula de retenção na mangueira. A válvula de retenção deve fluir apenas num sentido.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0170
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0170:
- Mandar verificar o sensor de fluxo de ar de massa (MAF). Verificar se as ligações eléctricas estão em bom estado. Substituir o sensor, se necessário.
- Se não conseguir ver o sensor de óleo no conector, verifique a pressão do combustível no regulador quanto a fugas.
- Se tiver acesso a uma ferramenta de digitalização, observe a leitura do sensor MAF (mass air flow).
- Comparar com as especificações do fabricante e se não corresponderem a estas, substituir o sensor de fluxo de ar de massa.
- Verificar se todas as mangueiras de vácuo estão intactas e não estão rachadas.
- Verifique os conectores do sensor de oxigénio (O₂). Verificar se estão livres de petróleo. Eliminar a causa da fuga do óleo e substituir o sensor contaminado com óleo O₂.
Diagnosticar e resolver problemas
Deve-se notar imediatamente que o problema mais comum associado a este código é o sensor de fluxo de ar de massa MAF ou o medidor de fluxo de ar. Este é particularmente o caso da Mercedes e da Volkswagen e de outros veículos europeus.
Para veículos americanos e asiáticos, os códigos P0171, P0172, P0174, P0175 são mais frequentemente encontrados em relação a falhas de correcção de abastecimento de combustível.
Simplificando, se tiver P0170, a sua ECU notou que o equilíbrio de combustível atingiu o seu limite de correcção. Essencialmente, está a adicionar combustível para tentar compensar o mau estado, real ou percebido.
Se tiver este código e acesso a um scanner, observe a leitura do sensor MAF em gramas/segundo. As leituras serão diferentes para carros diferentes. Vamos recuar no que seria normal para um Mercedes (1,8L), pois eles têm o problema principal.
Esperar ver 3,5-5g/s ao ralenti (idealmente). Às 2500rpm sem carga deve ser de 9 a 12g/s. Nos testes de estrada, na WOT (acelerador totalmente aberto) deve ser de 90g/s ou muito superior.
Se não estiver nas especificações, substitua-a. Se não houver penetração de óleo no conector ao verificar o MAF, verificar a pressão do combustível e certificar-se de que não há fugas para dentro ou para fora do regulador.
Verificar todas as mangueiras de vácuo e certificar-se de que nenhuma está rachada, desligada ou em falta. Verificar se não há fugas de vácuo nas juntas do colector de admissão ou rupturas na mangueira de ar.
Se o motor estiver turboalimentado, verificar se as mangueiras estão em bom estado e se não há fugas. As mangueiras dos turbocompressores com fugas podem causar uma rica condição de mistura.
Verificar o estado do tubo de ventilação do cárter debaixo do colector de admissão e o funcionamento da válvula de retenção na mangueira. Se não houver problemas com a pressão do combustível, mangueiras MAF ou mangueiras de vácuo, verifique as fichas de sensor O₂ para a entrada de óleo.
Um mau sensor O₂ pode causar erros P0170 ou P0173. Eliminar a causa da fuga de óleo e substituir o sensor de oxigénio por um filtro de óleo.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0170 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Alfa Romeo
- Audi
- BMW
- Chery (Tiggo)
- Citroen (C3, C4, C5)
- Fiat (Marea)
- Ford (Focus)
- Honda (Accord)
- Hover
- Hyundai (Elantra, Tucson)
- Kia (Ceed, Magentis, Rio, Sorento, Sportage)
- Land Rover
- Mazda
- Mercedes-Benz (A160, C230, W168, W202, W203, W204)
- Mitsubishi (Carisma, Cedia, Colt, Galant, Grandis, Lancer, Montero, Outlander, Pajero, Space Star)
- Nissan (Almera, NV200, Terrano)
- Opel (Astra, Corsa, Meriva, Omega, Vectra, Zafira)
- Peugeot (206, 207, 307, 308, 406, 407, 607)
- Renault (Duster, Kaptur, Logan, Megane)
- Skoda (Fabia, Octavia)
- Ssangyong
- Subaru
- Toyota (Avensis)
- Volkswagen (Golf)
- LADA (Largus)
Com o código de falha P0170 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0038, P0100, P0125, P0130, P0135, P0136, P0138, P0190, P0203, P0300, P0301, P0302, P0303, P0420, P0447, P0501, P1083, P1085, P1313.