O código de falha P0161 soa como “O2 avaria do circuito de aquecimento do sensor (Banco 2, Sensor 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O₂ Sensor Heater Circuit Malfunction (Bank 2, Sensor 2)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0161
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0161 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
A falha significa que o circuito aquecido no sensor de oxigénio da unidade 2 está a reduzir o tempo necessário para que entre no circuito fechado. O sensor nº 2 será o segundo sensor após o motor.
Quando o ar aquece e atinge a temperatura de funcionamento. O sensor de oxigénio reage alternando de acordo com o conteúdo de oxigénio do escape circundante. O ECM monitoriza quanto tempo leva para que o sensor de oxigénio comece a mudar.
Determina a partir da temperatura do líquido refrigerante quanto tempo decorreu antes do sensor reagir. Se tiver passado muito tempo antes do sensor de oxigénio começar a funcionar correctamente, aparecerá o erro P0161.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0161 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acende-se.
- O consumo de combustível pode ser aumentado.
O erro P0161 é considerado grave porque uma falha no sensor de oxigénio pode causar grandes problemas. Por exemplo, o ECM do veículo não será capaz de ajustar adequadamente a relação combustível/ar na mistura alimentada ao motor do veículo.
Causas do erro
O código P0161 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de oxigénio danificado (sonda lambda), banco 2, sensor 2.
- Segundo aquecedor de sonda lambda fusível queimado ou curto-circuitado à terra.
- Má ligação eléctrica no conector do segundo sensor de oxigénio.
- Aberto ou curto à terra no feixe de cabos.
- O módulo de controlo do motor (ECM) está defeituoso.
- Pode haver um curto-circuito na cablagem do aquecedor O₂ (sensor de oxigénio).
- A resistência do elemento aquecedor do sensor de oxigénio (O₂) pode ser elevada.
- O elemento de aquecimento do sensor de oxigénio pode ter um curto-circuito interno.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0161
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0161:
- Inspeccionar visualmente o sensor de oxigénio 2 (banco 2) cabos e conectores eléctricos.
- Ler quaisquer dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II. Limpar a memória do código de erro e testar a condução do carro. Isto irá ajudá-lo a descobrir se o código P0161 aparece novamente.
- Veja os dados do sensor de oxigénio para ver se está a funcionar.
- Medir a voltagem no circuito de aquecimento do sensor de oxigénio 2 (banco 2).
- Medir a resistência no circuito de aquecimento do sensor de oxigénio 2 (banco 2) e comparar o valor com a especificação do fabricante.
- Localizar o diagrama do fusível e verificar a continuidade do fusível.
Diagnosticar e resolver problemas
O código de erro P0161 significa que existe um problema com o circuito de aquecimento do sensor de oxigénio aquecido (sonda lambda). O módulo de controlo monitoriza o tempo necessário para que o sensor aqueça. E começa a enviar um sinal correspondente.
O código é accionado quando o sensor demora demasiado tempo a aquecer. A água que entra no conector do sensor de oxigénio pode causar o fusível do aquecedor da sonda lambda a rebentar.
Antes de substituir o sensor, verificar o estado do fusível e do conector do aquecedor do sensor de oxigénio. Se os fusíveis e o conector estiverem OK, a substituição do sensor (O₂ banco 2) resolve geralmente o problema.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0161 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- BMW (E46)
- Cadillac (Catera)
- Chevrolet (Cruze, Epica, Silverado, Tahoe)
- Chrysler
- Dodge (Durango)
- Ford (Escape, Explorer, F-150, Maverick, Mustang, Taurus, Windstar)
- GMC (Yukon)
- Honda (Odyssey)
- Jeep (Grand Cherokee)
- Lexus
- Mercedes-Benz (W211)
- Mitsubishi (Montero, Outlander, Pajero)
- Nissan (Frontier, Maxima)
- Opel (Antara)
- Toyota (Land Cruiser, RAV4, Sequoia)
Com o código de falha P0161 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0135, P0140, P0141, P0151, P0155, P0171, P0174, P0308, P1409.