O código de falha P0153 soa como “O2 circuito de sensores de resposta lenta (Banco 2, Sensor 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O2 Sensor Circuit Slow Response (Bank 2, Sensor 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0153
O código armazenado P0153 significa que o módulo de controlo de transmissão (PCM) detectou um tempo de resposta lento a partir do sensor de oxigénio O₂ 1 ou circuito. O banco 2 indica um grupo motor que não contém o cilindro número um.
Os sensores O₂ são concebidos com um elemento sensor de dióxido de zircónio, que é protegido por uma caixa de aço ventilada. O elemento sensor é ligado utilizando eléctrodos de platina. O PCM está ligado à cablagem do sensor O₂ utilizando a rede de controlo (CAN). O PCM transmite dados sobre a percentagem de partículas de oxigénio no escape do motor em comparação com o teor de oxigénio no ar ambiente.
Os desvios entre a quantidade de moléculas de oxigénio no ar ambiente e a concentração de iões de oxigénio nos gases de escape provocam a alteração da tensão. Estas alterações fazem com que os iões no interior do sensor sejam rapidamente transferidos entre camadas de platina.
O PCM identifica as alterações de tensão como alterações na concentração de oxigénio nos gases de escape. Estas alterações indicam que o motor está a funcionar com pouco combustível (demasiado pouco combustível) ou rico (demasiado combustível).
O sinal de voltagem do sensor O₂ é baixo quando há mais oxigénio no escape (estado magro) e alto quando há menos oxigénio no escape (estado rico). Estes dados são utilizados pelo PCM principalmente para monitorizar a eficiência do conversor catalítico.
Se o circuito do sensor O₂ No. 1 não funcionar correctamente durante um período de tempo especificado e sob certas circunstâncias programadas. O erro P0153 será armazenado na memória e a lâmpada indicadora de mau funcionamento pode acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0153 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Tentativas de paralisação durante a desaceleração.
- Masturbação do motor durante a aceleração, após desaceleração.
- Podem estar presentes outros códigos de falhas de diagnóstico relacionados.
A avaria P0153 não é considerada grave e o veículo pode recomeçar e continuar a circular. No entanto, a ignorância prolongada pode levar à falha do conversor catalítico e outras consequências.
Causas do erro
O código P0153 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de oxigénio O₂ pode estar defeituoso.
- Pode haver danos no circuito O₂ do sensor de oxigénio.
- Alta resistência ou uma interrupção no circuito de sinal do sensor de oxigénio O₂.
- O conversor catalítico está entupido.
- Fuga de escape do motor.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0153
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0153:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de falha utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os códigos de falha da memória do computador e testar o veículo para ver se a falha P0153 aparece novamente.
- Monitorizar os dados do sensor de oxigénio em tempo real, utilizando uma ferramenta de digitalização. Para saber se a voltagem cai abaixo de 0,2 volts quando o carro abranda.
- Verificar o sensor de oxigénio quanto a contaminação devido a fuga de líquido de arrefecimento ou óleo do motor. Substituir o sensor de oxigénio O₂ se necessário.
- Inspeccionar a cablagem eléctrica do sensor de oxigénio para detectar humidade ou danos mecânicos. Rectificar quaisquer falhas encontradas.
Diagnosticar e resolver problemas
Todos os dados armazenados e códigos de erro devem ser lidos com um scanner OBD-II. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo. Para descobrir se o código P0153 aparece novamente.
Verificar a voltagem do sensor de oxigénio em tempo real utilizando uma ferramenta de varrimento. Para saber se o sensor está a funcionar correctamente. Inspeccionar os cabos eléctricos e o conector do sensor de oxigénio para detectar corrosão e danos.
Uma vez removido do veículo, inspeccionar o sensor para detectar descoloração ou acumulação de depósitos que possam tornar o sensor inoperacional. Por exemplo, a sujidade causada pela combustão excessiva de óleo pode causar um curto-circuito interno. Se o sensor estiver defeituoso, substitua-o.
Após a conclusão das reparações, assegurar que todos os cabos relacionados com o sensor de oxigénio são correctamente encaminhados e fixados longe dos componentes do sistema de escape quente.
Se o erro P0153 não regressar depois de vários ciclos de condução terem sido completados. Então a reparação pode ser considerada um sucesso. Mas se o código regressar, é provável que se verifique uma falha intermitente.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0153 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW (E46)
- Chevrolet (Impala)
- Chrysler
- Dodge (RAM)
- Ford (F-150, Focus, Ranger)
- Hyundai (Sonata, Tucson)
- Infiniti (FX35)
- Jeep (Wrangler)
- Kia (Magentis)
- Lexus (GX470)
- Lincoln (LS)
- Mazda
- Mitsubishi (Montero)
- Nissan
- Suzuki (Grand Vitara)
- Toyota (Avensis)
Com o código de falha P0153 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0130, P0133, P0141, P0150, P0160, P0161, P0171, P0174, P1151, P1152, P2197, P2198.