O código de falha P0152 soa como “O₂ circuito de sensores de alta tensão (Banco 2, Sensor 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O₂ Sensor Circuit High Voltage (Bank 2, Sensor 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0152
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0152 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Os sensores O₂ (oxigénio) medem principalmente o conteúdo de oxigénio nos gases de escape. O PCM (Powertrain Control Module) utiliza então esta informação para ajustar o pulso do injector de combustível.
São muito importantes para o correcto funcionamento do motor. Problemas com eles podem fazer com que o PCM adicione ou tome demasiado combustível devido a uma voltagem defeituosa do sensor O₂.
O sensor O₂ emite voltagem em função do teor de oxigénio do gás de escape. Pode variar de 0,1 a 0,9 volts. Onde 0,1 indica exaustão magra e 0,9 indica exaustão rica.
Este problema indica que o sensor O₂ está a pairar acima de 0,9 volts. O PCM monitoriza esta voltagem e se detecta que a voltagem é demasiado alta. Regista o erro na memória e define o código P0152.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0152 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- Pode haver saltos de ignição nos cilindros do motor. O motor também pode funcionar de forma errática.
- O motor pode funcionar com uma mistura pobre ou rica, dependendo se o sensor O₂ lê correctamente ou não.
- Redução da potência e da tracção.
- Aumento do consumo de combustível.
A falha do sensor de oxigénio pode fazer com que o ECM do veículo não seja capaz de regular correctamente a proporção dos componentes da mistura combustível-ar. Isto pode resultar num aumento do consumo de combustível e em danos nas peças do motor. Recomenda-se, portanto, que o erro P0152 seja corrigido o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P0152 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de oxigénio defeituoso O₂ Banco 2 sensor 1 não lê correctamente a mistura rica.
- O sensor O₂ faz com que o motor funcione com uma mistura rica.
- O sinal está em curto-circuito no feixe de cabos.
- Danos/fusão do feixe de fios devido ao contacto com partes do sistema de exaustão.
- Bocais com fugas.
- Mau regulador de pressão de combustível.
- Mau funcionamento com a unidade PCM.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0152
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0152:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o carro. Para descobrir se o código P0152 aparece novamente.
- Monitorizar os dados do sensor de oxigénio em tempo real, utilizando uma ferramenta de digitalização. Para descobrir se a voltagem do sensor é de 0,9 volts ou mais.
- Verificar e substituir os cabos eléctricos do sensor de oxigénio ou conector, se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Se houver quaisquer outros códigos, deve concentrar-se em corrigi-los primeiro. Porque podem fazer com que a leitura da voltagem do sensor O₂ pareça errada. Mas na realidade serão lidos correctamente.
Com o motor em funcionamento e à temperatura de funcionamento, utilizar uma ferramenta de diagnóstico para observar a leitura da voltagem do sensor O₂ banco 2 do sensor 1. Se o sensor for accionado, é muito provável que haja um problema com o motor e não com o sensor.
Se a leitura do sensor O₂ permanecer alta (0,9 V ou superior) e não responder, desligue o motor. Desligar o sensor e inspeccionar a corrosão ou a entrada de água. A leitura da tensão deve agora ser de cerca de 0,5 V. Caso contrário, substituir o sensor, este fica em curto-circuito interno.
A leitura da voltagem no scanner de diagnóstico, não muda depois de desligar o sensor, então é muito provável que haja um problema de cablagem. Inspeccionar o arnês, procurar quaisquer fios fundidos ou locais onde o arnês de sensores esteja em contacto com componentes do sistema de exaustão.
Se não tiver a certeza, pode verificar a continuidade dos quatro fios entre o sensor e o PCM usando um ohmímetro. Reparação, se necessário.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0152 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet (Captiva)
- Chrysler
- Dodge (Caravan, Durango, Intrepid, RAM)
- Honda
- Hyundai
- Jeep (Grand Cherokee)
- Mitsubishi
- Nissan (350Z)
- Toyota
- Volvo
Com o código de falha P0152 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0050, P0051, P0130, P0132, P0134, P0136, P0139, P0141, P0155, P0158, P0161, P0171, P0174, P0299, P0300, P0700, P0870, P1491, P1615.