O código de falha P0151 soa como “circuito do sensor de oxigénio O2 de baixa voltagem (Banco 2, Sensor 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Oxygen O2 Sensor Circuit Low Voltage (Bank 2, Sensor 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0151
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0151 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O código de diagnóstico P0151 refere-se ao primeiro sensor de oxigénio (O₂) localizado no Banco 2, a montante do conversor catalítico. Este sensor mede a quantidade de oxigénio que entra nos gases de escape.
Desempenha um papel importante no circuito de controlo que verifica constantemente a mistura correcta de combustível/ar. Envia um sinal que é utilizado para apoiar o fornecimento de combustível de feedback.
O significado deste código é que a voltagem O₂ (sensor de oxigénio) tem sido baixa há mais de 2 minutos. Isto é percebido pelo módulo de controlo do motor (ECM) como uma condição de baixa tensão e, portanto, o código de erro P0151 OBD2 está definido.
Este código é muito semelhante a erros tais como P0131, P0136 e P0137.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0151 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- Verificar a luz de aviso do motor no painel de controlo acende.
- Excesso de consumo de combustível.
- Excesso de fumo do tubo de escape.
A falha do sensor de oxigénio pode fazer com que o ECM do veículo não consiga regular correctamente a relação de mistura. Isto pode resultar num aumento do consumo de combustível e em danos nas peças do motor. Recomenda-se, portanto, que o erro P0151 seja corrigido o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P0151 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de oxigénio O₂ pode estar defeituoso.
- Pode haver um curto-circuito de voltagem no circuito de sinal do sensor de oxigénio O₂.
- Alta resistência ou circuito aberto no circuito de sinal do sensor de oxigénio O₂.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0151
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0151:
- Substituir o sensor defeituoso.
- Eliminar curto-circuito, circuito aberto ou alta resistência no circuito de sinal O₂.
Diagnosticar e resolver problemas
Todos os dados armazenados e códigos de erro devem ser lidos com um scanner OBD-II. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo. Para descobrir se o código P0151 aparece novamente.
Verificar a voltagem do sensor de oxigénio em tempo real utilizando uma ferramenta de varrimento. Para saber se o sensor está a funcionar correctamente. Inspeccionar os cabos eléctricos e o conector do sensor de oxigénio para detectar corrosão e danos.
Inspeccionar o sensor de oxigénio para detectar contaminação e danos no fluido. Testar o sistema de exaustão quanto a fugas de gases de escape, e reparar quaisquer fugas presentes, se necessário.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0151 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- BMW
- Chevrolet (Astro, Camaro, Express)
- Ford (Focus, Windstar)
- Honda
- Hyundai
- Infiniti
- Iveco
- Jeep
- Mazda (MPV)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi (Pajero)
- Nissan
- Rover (75)
- Subaru
- Toyota
- UAZ (Patriot)
Com o código de falha P0151 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0161, P0171, P0172, P0174, P0300, P0420, P1151.