O código de falha P0149 soa como “erro de tempo do combustível”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Timing Error”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0149
O código armazenado P0149 significa que o módulo de controlo (PCM) detectou um problema na sequência de temporização da bomba de combustível. Este erro só é utilizado em veículos com motores diesel.
A maioria dos motores diesel modernos utiliza uma bomba de combustível mecânica que é accionada directamente a partir da cambota. A fim de superar a elevada taxa de compressão inerente aos motores diesel, este tipo de bomba é accionada em série com a posição do virabrequim. A fim de fornecer um pulso de alta pressão de injecção num ponto e intervalo precisos para cada cilindro do motor.
A bomba de combustível é normalmente pequena, pelo que pode ser posicionada por baixo do colector de admissão. Incorpora uma bomba de baixa pressão, uma bomba de alta pressão, um solenóide de regulação de combustível e um actuador de controlo de pressão de combustível.
A bomba de combustível é accionada por uma roda dentada que está alinhada com a roda dentada na parte da frente da cambota. A sincronização destas duas rodas dentadas é fundamental para a temporização da bomba de combustível e da entrega do combustível.
Se ambas as rodas dentadas forem compensadas por pelo menos um dente, o código de falha P0149 pode ser definido.
O PCM utiliza a velocidade do motor e as entradas relacionadas com a carga para calcular o avanço do tempo. O solenóide electrónico de faseamento do combustível é controlado pelo PCM e permite que o tempo de injecção directa seja avançado com base no RPM do motor e na carga.
O regulador electrónico da pressão do combustível é também controlado pelo PCM e é responsável pelo controlo da pressão da bomba de combustível. O sensor de pressão do combustível monitoriza a pressão do combustível enquanto o motor está em funcionamento e fornece ao PCM a leitura real. Assim, pode continuar a programar a bomba de combustível e a controlar os requisitos de pressão do combustível.
Se o PCM detecta uma entrada de pressão de combustível indicando um problema de fase de bomba de combustível. O código P0149 será armazenado e a luz de aviso de falha pode acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0149 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- O motor pára ou arranca mal.
- Há um forte cheiro a gasóleo
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Excesso de fumos de escape.
- Pode ocorrer um bloqueio de emergência do motor.
A gravidade do erro P0149 é elevada e a causa deve ser rectificada o mais rapidamente possível. A falha poderia causar redução de desempenho e danos no motor.
Causas do erro
O código P0149 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Solenóide de correia dentada com defeito.
- Marcas de tempo incorrectas nas rodas dentadas de transmissão.
- Sensor de pressão de combustível defeituoso.
- Fuga no sistema de combustível de alta pressão.
- Linha de combustível danificada.
- Actuador de controlo de combustível defeituoso.
- Mau funcionamento da bomba de combustível.
- Conector danificado ou problema de cablagem.
- Resistência excessiva no circuito eléctrico.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0149
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0149:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Teste de condução do carro para descobrir se o erro P0149 aparece novamente.
- Verificar o sistema de combustível de alta pressão quanto a fugas.
- Inspeccionar visualmente o conector e os cabos eléctricos em busca de danos. Se presente, reparar as áreas danificadas.
- Verificar a resistência para ter a certeza de que está dentro da tolerância.
- Testar o sensor de pressão do combustível.
- Testar o relé de potência e o módulo PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Localizar o sensor de pressão do combustível, uma vez encontrado, inspeccionar visualmente o conector e a cablagem. Procurar abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior. Verifique-os para detectar ferrugem e outros danos.
Remover o código de diagnóstico P0149 da memória, realizar um test drive e ver se este volta a funcionar. Se desaparecer, o problema estava no feixe de cabos ou na ligação.
Se o código de falha regressar, teremos de testar o sensor e circuitos associados. Além disso, precisamos de testar o sistema de alta pressão para detectar fugas.
Verificação de fugas
Se estiver presente um forte odor a gasóleo, há uma grande probabilidade de que o problema seja causado por perda de pressão devido a fugas. Se for detectada uma fuga de combustível, os filtros de combustível e outros componentes que tenham sido substituídos recentemente devem ser cuidadosamente examinados antes de se iniciarem os trabalhos.
Se não houver fugas e o código de falha tiver sido reposto, utilizar um manómetro de pressão de combustível para verificar a pressão do combustível.
Quando a pressão real do combustível não satisfaz as especificações do fabricante, há várias causas. Estes incluem uma bomba de combustível avariada, um filtro de combustível entupido ou um relé de bomba de combustível defeituoso.
Pode verificar o funcionamento da bomba de combustível utilizando um multímetro para verificar a voltagem no conector quando a voltagem é aplicada. Se a tensão estiver presente, mas a bomba de combustível não funcionar, é provável que esteja avariada. Se não houver voltagem no conector da bomba de combustível, há muito provavelmente um problema de bomba de combustível, relé ou cablagem defeituosa.
Verificação do sensor de pressão do combustível
O sensor de pressão do combustível é normalmente ligado com um sinal de referência de 5 volts e ligado à terra. Um sensor de pressão de combustível de resistência variável fecha o circuito e envia um sinal pulsado para o PCM.
Verificar a tensão de referência e a terra no conector do sensor de pressão do combustível com um multímetro. Se não houver tensão de referência no conector do sensor, verificar os circuitos paralelos no conector PCM.
Se não for detectada qualquer tensão de referência no conector PCM, o problema pode ser um PCM defeituoso ou um erro de programação PCM. Mas considerar um PCM defeituoso como a principal causa de erro P0149 apenas como último recurso.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0149 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- Chevrolet
- Dodge (RAM)
- Ford (Focus, Transit)
- GMC
- Honda
- Hummer
- Jeep (Grand Cherokee)
- Opel (Vectra, Zafira)
- Volkswagen
Com o código de falha P0149 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0148, P0168, P0169, P0170, P0173, P1491, P1494, P1495, P1564.