O código de falha P0140 soa como “O2 circuito de sensores sem actividade detectada (Banco 1, Sensor 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O2 Sensor Circuit No Activity Detected (Bank 1, Sensor 2)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0140
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0140 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) fornece uma tensão inicial de 0,45 V ao sensor de oxigénio. Quando o sensor O₂ atinge a temperatura de funcionamento, gera uma voltagem que varia de acordo com o conteúdo de oxigénio do escape. O escape pobre gera uma baixa tensão (menos de 0,45 V) e o escape rico gera uma alta tensão (mais de 0,45 V).
O₂ os sensores numa unidade específica são utilizados para monitorizar as emissões, este sensor tem o número 2. Um sistema de catalisador de três componentes (TWC) (conversor catalítico) é utilizado para controlar as emissões de escape.
O PCM utiliza o sinal recebido do sensor de oxigénio 2 (#2 indica o sensor após o conversor catalítico, o sensor antes do conversor catalítico tem #1) para determinar a eficiência do TWC.
Normalmente, este sensor alternará entre alta e baixa voltagem a uma velocidade visivelmente mais lenta do que o sensor frontal. Isto é normal. Se o sinal recebido do sensor traseiro (#2) O₂ indica que a tensão está “presa” entre 0,425V e 0,474V. O PCM determina que este sensor está inactivo e o código P0140 será definido.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0140 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de controlo do motor (CEL) ou a luz indicadora de mau funcionamento (MIL) acende-se.
- É possível um elevado consumo de combustível.
- Demasiado fumo está a sair do tubo de escape.
- É provável que não haja outros problemas perceptíveis para além de “Verificar motor” no painel de controlo.
A razão é esta: o sensor de oxigénio atrás ou depois do conversor catalítico não afecta o fornecimento de combustível. Mede apenas a eficiência do conversor catalítico. Por esta razão, provavelmente não notará quaisquer problemas com o motor.
Causas do erro
O código P0140 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O circuito do aquecedor do sensor de oxigénio O₂ pode ser curto-circuitado. (Normalmente requer a substituição do fusível do circuito do aquecedor também na caixa de fusíveis)
- Curto-circuito no circuito de sinal no sensor de oxigénio O₂.
- Derretimento do conector do arnês ou da cablagem devido ao contacto com o sistema de escape.
- Água a entrar no conector do feixe de cabos ou no conector PCM.
- O motor-ECU pode ser danificado.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0140
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0140:
- Com o carro aquecido, utilizar um scanner OBD para verificar a voltagem do sensor de oxigénio (este deve mudar periodicamente).
- Verifique o circuito de 12 volts que chega ao sensor, se houver algum problema, repare-o.
- Diagnosticar o circuito de 5 volts da unidade de controlo até ao sensor e repará-lo, se necessário.
- Se os problemas acima mencionados não forem confirmados, substituir o sensor de oxigénio O₂ banco 1, sensor 2.
Diagnosticar e resolver problemas
Este é um problema bastante específico e não deve ser demasiado difícil de diagnosticar.
Ligar o motor primeiro e aquecê-lo. Utilizar uma ferramenta de diagnóstico para monitorizar a voltagem do sensor O₂ banco 1, sensor 2. Normalmente a voltagem deve mudar lentamente acima e abaixo de 0,45 volts.
Se for este o caso, o problema é provavelmente temporário. Terá de esperar que o problema seja detectado antes de poder diagnosticá-lo com precisão. No entanto, se não mudar ou desligar, faça o seguinte
Desligar o carro. Inspeccionar visualmente o conector e o banco de feixes de cabos 1, sensor 2 para derreter ou irritar. Reparar ou substituir, se necessário.
Ligar a ignição mas desligar o motor. Desligue o conector do sensor O₂ e verifique a 12 V. no circuito de alimentação do aquecedor e assegurar a ligação adequada à terra. Se não houver alimentação eléctrica de 12 V para o aquecedor, verificar se os fusíveis no circuito estão em bom estado.
Se o circuito do aquecedor queimar, pode assumir-se que um aquecedor defeituoso no sensor O₂ está a causar o queimado. Substituir o sensor e o fusível e depois repetir o teste. Se não houver ligação à terra, verificar o circuito e limpar ou reparar o circuito de ligação à terra.
A seguir, no conector desligado, verificar se há um sinal de 5 volts proveniente da caixa de controlo. Se não estiver presente, verificar se 5 volts estão presentes no conector PCM. Se 5 volts estiverem presentes no conector PCM, mas não no conector O₂ do feixe de cabos do sensor. Depois há um circuito aberto ou curto-circuito no fio entre o PCM e o conector O₂ do arnês do sensor.
Se não houver 5 volts no conector PCM, é provável que a unidade PCM esteja avariada devido a um curto-circuito interno. Nesta situação, o PCM deve ser substituído.
Se todas as tensões estiverem presentes quando o teste for realizado, é necessário substituir o sensor de Oxigénio O₂ Banco 1, Sensor 2. Depois disso, reiniciar o erro e voltar a verificar com a ferramenta de digitalização, o erro P0140 deve desaparecer.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0140 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A4)
- BMW
- BYD (F3)
- Chery
- Chevrolet (Aveo, Captiva, Cruze, Lacetti)
- Chrysler (Sebring)
- Citroen (C3, C4, DS4)
- Daewoo (Nexia)
- Dodge (Stratus)
- Ford (Focus)
- Great Wall
- Hover (H3, H5)
- Hyundai (Santa Fe, Tucson, ix35)
- Kia (Sportage)
- Lifan (Solano, X60)
- Mazda (3, 5, 6)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi
- Nissan (Almera, Maxima)
- Opel (Antara, Astra, Corsa, Zafira)
- Peugeot (206, 307, 308, 406)
- Saab
- Skoda (Octavia)
- Ssangyong
- Subaru (Forester)
- Suzuki (Grand Vitara, SX4)
- Volkswagen (Golf, Passat)
- Volvo
- LADA (Granta, Kalina, Largus, Niva, Priora, Vesta)
- UAZ
- VAZ (2105, 2107, 2114)
Com o código de falha P0140 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0036, P0037, P0038, P0133, P0136, P0138, P0141, P0161, P0327, P0420, P0455, P1135, P1138, P2096.