O código de falha P013A soa como “O2 sensor resposta lenta – rico a lean (Banco 1, Sensor 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O2 Sensor Slow Response – Rich to Lean (Bank 1, Sensor 2)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P013A
Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P013A é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Quando o código OBD-II P013A é armazenado, o módulo de controlo de transmissão (PCM) detecta um tempo de resposta lento a partir do 2º sensor de oxigénio O₂. Neste caso, o tempo de resposta lento é de condição de mistura rica a magra. O Banco 1 identifica o grupo de motores que contém o cilindro 1.
Os sensores de oxigénio são construídos utilizando um elemento sensor de dióxido de zircónio. Esta é protegida por uma caixa de aço ventilada especialmente concebida para o efeito. Um sinal eléctrico é enviado para o PCM que corresponde à percentagem de partículas de oxigénio nos gases de escape do motor. É comparado com o teor de oxigénio do ar ambiente.
Desvios entre a concentração de moléculas de oxigénio no ar ambiente e a concentração de iões de oxigénio nos gases de escape resultam. Que os iões de oxigénio aquecidos no interior do sensor O2 se movam muito rapidamente entre as camadas de platina.
Estas alterações de voltagem são identificadas pelo PCM como alterações na concentração de oxigénio nos gases de escape. O que indica que o motor está a funcionar com uma mistura pobre ou rica.
Se o sensor de oxigénio O₂ não funcionar rápida ou regularmente como esperado dentro de um período de tempo especificado e em circunstâncias pré-determinadas. Depois, o código de falha P013A será armazenado e a lâmpada do painel de instrumentos poderá acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P013A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- Redução da potência do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
Falha P013A não é considerada grave, o veículo reiniciará e continuará a circular. No entanto, a ignorância prolongada pode levar à falha do conversor catalítico e outras consequências.
Causas do erro
O código P013A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de oxigénio O₂ pode estar defeituoso.
- Pode haver danos no circuito O₂ do sensor de oxigénio.
- Alta resistência ou uma interrupção no circuito de sinal do sensor de oxigénio O₂.
- O conversor catalítico está entupido.
- Fuga de escape do motor.
Como eliminar ou limpar o código de falha P013A
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P013A:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de falha utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os códigos de falha da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha P013A aparece novamente.
- Observar os dados do sensor de oxigénio em tempo real, utilizando uma ferramenta de digitalização. Para saber se a voltagem cai abaixo de 0,2 volts quando o carro abranda.
- Verificar o sensor de oxigénio quanto a contaminação devido a fuga de líquido de arrefecimento ou óleo do motor. Substituir o sensor de oxigénio O₂ se necessário.
- Inspeccionar a cablagem eléctrica do sensor de oxigénio para detectar humidade ou danos mecânicos. Rectificar quaisquer falhas encontradas.
Diagnosticar e resolver problemas
Certifique-se de que todos os outros códigos são diagnosticados e reparados antes de lidar com a nossa falha. Ter algumas ferramentas prontas, tais como um scanner de diagnóstico, um voltímetro digital. bem como uma fonte de informação sobre veículos.
Inspeccionar visualmente os feixes de cabos e conectores do sistema. Prestar especial atenção aos arneses perto dos tubos de escape quentes e dos colectores. Além disso, os componentes encaminhados quase com arestas vivas.
Em seguida, ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do veículo e ler quaisquer códigos de falha armazenados. Esta informação pode ser útil se o erro parecer estar a flutuar, por isso escreva-o para mais tarde. Agora limpe os códigos e veja se o código P013A foi limpo.
Agora ligue o motor, deixe-o atingir a temperatura normal de funcionamento e deixe-o ao ralenti. Se o motor estiver a funcionar eficientemente, os dados do sensor O₂ devem flutuar regularmente entre 1 e 9 milivolts. Se a tensão flutuar mais lentamente do que o esperado, P013A será armazenada.
Ligar os cabos de teste do voltímetro à terra do sensor e os cabos de sinal para monitorizar os dados do sensor O₂ em tempo real. Verificar a resistência, bem como os sinais de tensão e de terra.
Para evitar danos no módulo de controlo, desligar os controladores relevantes antes de testar a resistência do circuito do sistema com um voltímetro.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P013A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet (Aveo)
- Chrysler
- Dodge (Charger)
- Ford (Fusion, Kuga, Mustang)
- GMC
- Honda
- Jeep (Grand Cherokee)
- Kia (Sportage)
- Lexus
- Mazda
- Mercedes-Benz
- Mini (Cooper)
- Opel (Insignia)
- Skoda
- Toyota (Tundra)
- Volkswagen (Golf)
Com o código de falha P013A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P013B, P013C, P013D, P014C, P014D, P014E, P014F, P015A, P015B, P015C, P0191, P2BAC.