Código de falha P012D – turbocompressor/supercompressor circuito do sensor de pressão de entrada alto (a jusante da válvula do acelerador)

O código de falha P012D soa como “turbocompressor/supercompressor circuito do sensor de pressão de entrada alto (a jusante da válvula do acelerador)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Turbocharger/Supercharger Inlet Pressure (TCIP) Sensor Circuit High (Downstream of throttle valve)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P012D

O código de falha armazenado P012D indica que o módulo de controlo (PCM) detectou um problema no turboalimentador ou no sistema de sobrealimentação. Neste caso, foi detectado um elevado nível de sinal no circuito do sensor de pressão de entrada do turbocompressor. Que está a jusante da válvula de acelerador.

Código de falha P012D – turbocompressor/supercompressor circuito do sensor de pressão de entrada alto (a jusante da válvula do acelerador)

Nos sistemas de indução forçada, a pressão de entrada deve ser variada e ajustada de acordo com a potência necessária no momento. Uma válvula reguladora de impulso é utilizada para este fim. Isto é monitorizado e controlado pelo módulo de controlo do motor, a fim de fornecer ao motor uma mistura de combustível/ar ideal.

Isto é feito através do ajuste mecânico das lâminas do turbocompressor/carregador. As lâminas são responsáveis por ajustar a quantidade de sobrealimentação que alimenta o ar na câmara de combustão. Se o PCM perder o controlo do sobrealimentador, isto leva a um funcionamento errático do motor.

O código de falha P012D é activado quando o módulo de controlo do motor detecta um elevado nível de sinal no circuito do sensor de pressão de entrada do turbocompressor. Isto indica que sensor de entrada específico tem a falha e a sua localização. Nomeadamente, após o acelerador.

Depois disso, o controlador acende a luz de aviso do motor (CEL). E a falha é registada na memória como uma falha no sistema de controlo do supercompressor.

Podem ser necessários vários ciclos de avaria para que a lâmpada de controlo MIL seja activada no painel de instrumentos.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P012D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  3. Ignição de jerk/falcão ao ralenti ou sob carga.
  4. O motor não pode ser acelerado e a resposta do acelerador não responde.
  5. Redução do desempenho do motor.
  6. Aumento do consumo de combustível.
  7. Pode também estar presente um aumento do ruído do motor, do barulho e do chocalhar.
  8. O veículo pode entrar num modo de emergência.

O nível de gravidade do código de falha P012D pode ser médio a alto, dependendo dos sintomas. Esta falha não deve ser ignorada, pois corre o risco de danificar componentes internos do motor. É portanto do seu interesse que a falha do sistema de indução forçada seja rectificada o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P012D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O sensor de pressão de entrada do turbocompressor está defeituoso.
  • Corrosão causando alta resistência em conectores ou contactos.
  • Feixe de cabos gasto ou curto-circuitado.
  • Filtro de ar entupido ou danificado.
  • Fuga de gases de escape.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P012D

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P012D:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se o erro P012D aparece novamente.
  3. Verificar o sensor de pressão de entrada do turbocompressor.
  4. Inspeccionar o filtro de ar, pode ser necessário substituí-lo.
  5. Testar o conector e a cablagem quanto a danos, folga e corrosão.
  6. Verifique o módulo PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

As turbinas giram normalmente a velocidades incríveis de 100.000 a 150.000 rotações por minuto. São intolerantes ao desequilíbrio ou à falta de óleo limpo no rolamento.

O processo de diagnóstico do erro P012D é melhor iniciado com os problemas mais comuns de turbo. Estes necessitarão de ferramentas tais como um medidor de vácuo e um medidor de marcação.

Verificação do vácuo

Verificar se o motor está a funcionar correctamente, sem saltos de ignição ou códigos relacionados com um sensor de detonação defeituoso. Depois, verificar se os grampos na saída do turbocompressor, no intercooler e no corpo do acelerador estão apertados.

Inspeccionar o colector de admissão para detectar fugas de qualquer tipo, incluindo as mangueiras de vácuo. Retirar a alavanca da válvula do acelerador. Operar manualmente a válvula, procurando uma válvula presa causando uma queda no impulso.

Medição da pressão de carga, inspecção do turbocompressor

Localizar um vácuo sem furos no colector de admissão e instalar um medidor de vácuo. Ligar o motor. À velocidade de marcha lenta, o motor deve ter um vácuo de 1-1,5 atmosferas. Se menos de 1 atmosfera, o conversor catalítico está defeituoso e não permitirá o impulso.

Acelerar rapidamente o motor para 5000 rpm e libertar o acelerador, observando o manómetro de vácuo que indica a pressão de impulso. Se a pressão de impulso subir acima de 1,3 atmosferas, então a válvula de desvio é má.

Parar o motor e deixá-lo arrefecer. Retirar a mangueira de escape da turbina e olhar para dentro para se certificar de que as lâminas não estão a esfregar contra a carcaça. Procurar lâminas dobradas ou em falta ou óleo no turbocompressor. Rodar as lâminas à mão, procurando resistência que indique mau funcionamento do turbocompressor.

Inspeccionar as linhas de óleo desde o bloco de cilindros até ao rolamento central e a linha de retorno do rolamento até à panela de óleo para detectar fugas. Colocar um mostrador na saída da turbina e rodar o eixo da turbina. Se a folga axial exceder 0,003, o rolamento central está defeituoso.

Cablagem e sensor de pressão

Se depois de todas as verificações não forem encontrados problemas, mas o código P012D não tiver desaparecido, os componentes eléctricos devem ser verificados. O sensor e circuitos associados devem ser testados.

Desligar o feixe de cabos e testar o circuito de controlo. Assegurar que 12 volts estão presentes no circuito de alimentação eléctrica. Devem mostrar quando a ignição está ligada. Se não estiverem presentes, ou se estiverem presentes quando a ignição estiver desligada, reparar a cablagem do PCM para o sensor.

Verificar se a ligação à terra está segura. Ligar a lâmpada de teste à bateria plus e tocar a outra extremidade no circuito de terra do sensor. Se a lâmpada indicadora não se ilumina, isto indica um circuito defeituoso.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P012D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Dodge
  • Ford (F-150)
  • Honda
  • Jeep
  • Mercedes-Benz (Sprinter)
  • Nissan
  • Renault
  • Saturn
  • Skoda
  • Subaru
  • Volkswagen (Tiguan)

Com o código de falha P012D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P012A, P012B, P012C, P012E.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário