Código de falha P0127 – temperatura do ar de admissão demasiado elevada

O código de falha P0127 soa como “temperatura do ar de admissão demasiado elevada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Air Temperature (IAT) Too High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0127

O código de falha P0127 é um código de falha genérico definido como temperatura do ar de admissão demasiado elevada. É definido quando o módulo de controlo PCM detecta um sinal de tensão anormalmente alta do sensor IAT.

Código de falha P0127 – temperatura do ar de admissão demasiado elevada

Num sistema totalmente funcional, o PCM utiliza as entradas do sensor de fluxo de ar de massa (MAF) e do sensor IAT para calcular a estratégia de fornecimento de combustível. O sensor MAF monitoriza o volume total de ar que entra no motor e o sensor IAT monitoriza a temperatura real do ar de admissão.

A temperatura do ar de admissão desempenha um papel importante na gestão do combustível porque quanto mais quente é o ar de admissão, menos denso se torna. Isto significa que, a fim de manter a correcta relação ar/combustível (14,7: 1), o PCM deve adaptar constantemente a quantidade de combustível entregue aos injectores.

Na maioria dos sistemas, o sensor IAT é um simples termistor cuja resistência muda à medida que a temperatura do ar que passa por ele muda. O PCM fornece o sensor com uma tensão de referência de 5 volts cuja tensão varia em correlação directa com as mudanças na resistência do sensor.

As mudanças de resistência são enviadas para o PCM através de uma linha de sinal especial, e o PCM sente-as como mudanças na temperatura do ar de admissão.

O sensor da temperatura do ar de admissão mede a temperatura do ar que entra no motor. O módulo de controlo do motor (PCM) utiliza esta informação para determinar a quantidade de combustível a utilizar para o funcionamento normal do motor. Quando o PCM detecta um problema com este sensor ou circuito de sensor, estabelece o código P0127.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0127 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O motor do veículo pode funcionar erraticamente à velocidade de marcha lenta.
  4. Masturbação do motor, ou tentativas de empatar sob carga ou aceleração.
  5. Redução do desempenho do motor.
  6. Aumento do consumo de combustível.

O PCM utiliza o sinal do sensor IAT para calcular uma estratégia de fornecimento de combustível, pelo que o código P0127 deve ser considerado grave. Para além do aumento do consumo de combustível, esta falha também afecta a segurança de condução.

Causas do erro

O código P0127 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O sensor da temperatura do ar de admissão (IAT) está defeituoso.
  • A cablagem do sensor de temperatura do ar de admissão está quebrada ou em curto-circuito.
  • O conector do sensor IAT está aberto ou danificado.
  • O sensor de fluxo de ar de massa (MAF) está defeituoso.
  • Filtro de ar entupido.
  • Ligação de entrada de ar defeituosa.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0127

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0127:

  1. Verificar a cablagem do sensor IAT e os conectores em busca de falhas. Reparar ou reparar componentes danificados.
  2. Verificar se o sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) está defeituoso.
  3. Verificar o sensor de fluxo de ar de massa (MAF).
  4. Inspeccionar o filtro de ar; se estiver entupido, substitui-lo.
  5. Se não houver falhas, o PCM pode ser defeituoso.

Diagnosticar e resolver problemas

Antes de tentar diagnosticar o erro P0127, tomar nota de quaisquer códigos de falha que estejam presentes, bem como de quaisquer dados de quadro de congelamento disponíveis. Esta informação pode ser útil se uma falha recorrente for posteriormente diagnosticada.

Efectuar uma inspecção visual completa do conector do sensor e da cablagem. Procurar cabos e conectores danificados, queimados, em curto-circuito, desconectados ou corroídos. Se necessário, reparar ou substituir as áreas danificadas.

Se não forem encontrados danos visíveis, executar verificações de referência de tensão, resistência, terra e continuidade, conforme instruído no manual. Comparar todas as leituras com os valores indicados no manual; se forem encontradas quaisquer anomalias, reparar ou substituir a cablagem.

Se todos os parâmetros eléctricos do circuito tiverem sido verificados, remover o sensor IAT da linha de admissão, mas deixar o conector ligado. Usar um secador de cabelo para aquecer suavemente o sensor enquanto se observa a sua leitura na ferramenta de varrimento.

Dependendo das condições de funcionamento, a tensão mudará para cima ou para baixo à medida que o sensor aquece.

Utilizar um termómetro de infravermelhos para ler o sensor de temperatura e compará-lo com a tabela de temperatura-voltagem. Substituir o sensor IAT por um sensor original se as leituras de temperatura não estiverem de acordo com a especificação do fabricante.

Limpar todos os códigos após a conclusão dos trabalhos de reparação e realizar um test drive para ver se o código regressa. Em alguns casos, se o código P0127 regressar, é muito provável que haja uma falha intermitente na cablagem ou no próprio sensor.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0127 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chrysler
  • Dodge
  • Ford
  • Hyundai
  • Jeep
  • Mazda
  • Nissan (Frontier, Xterra)
  • Skoda

Com o código de falha P0127 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0110, P0111, P0112, P0113, P0114.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário