Código de falha P011D – correlação temperatura do ar de carga/temperatura do ar de entrada (Banco 2)

O código de falha P011D soa como “correlação temperatura do ar de carga/temperatura do ar de entrada (Banco 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Charge Air Temperature (CAT)/Intake Air Temperature (IAT) Correlation (Bank 2)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P011D

O código armazenado P011D significa que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um desajuste nos sinais correlacionados. O descasamento ocorre entre o sensor de temperatura do ar de carga (CAT) e o sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) para o Banco 2.

Código de falha P011D – correlação temperatura do ar de carga/temperatura do ar de entrada (Banco 2)

Este código só é utilizado em veículos equipados com unidades de ar forçado e múltiplas fontes de entrada de ar. A fonte de ar de admissão é normalmente a válvula de acelerador. Os dispositivos de ar forçado incluem turbocompressores e sobrealimentadores.

Os sensores CAT consistem num termistor que se projeta da caixa sobre um suporte de arame. A resistência é posicionada de tal forma que o ar ambiente que entra na entrada do motor possa fluir através dela.

À medida que a temperatura do ar do supercompressor aumenta, o nível de resistência na resistência CAT diminui, fazendo com que a tensão do circuito se aproxime do máximo de referência. O PCM vê estas mudanças de tensão da resistência CAT como mudanças na temperatura do ar de carga.

O sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) actua da mesma forma que o sensor CAT. O sensor IAT é posicionado de modo a que o ar de admissão circundante passe por ele ao entrar na porta de admissão do motor. É montado junto à caixa do filtro de ar ou ao tubo de admissão de ar.

O código P011D será armazenado se o PCM detectar sinais de tensão do sensor CAT e do sensor IAT que diferem por mais do que os valores pré-programados. A Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) também pode acender.

Podem ser necessários vários ciclos de falha para que a lâmpada MIL se ilumine.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P011D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O motor pára ou arranca mal (especialmente no arranque a frio).
  3. Rotações flutuantes, ou tentativas de parar quando ocioso.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. Fumo preto do tubo de escape quando funciona com uma mistura rica.
  6. O aumento da emissão de NOx pode ocorrer quando a mistura é magra.

Falha P011D não é uma falha grave, o veículo pode recomeçar e continuar a circular. No entanto, é melhor resolvê-lo o mais rapidamente possível, pois pode afectar a economia de combustível e o desempenho do motor.

Causas do erro

O código P011D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O sensor de temperatura do ar de carga (CAT) falhou.
  • O sensor da temperatura do ar de admissão (IAT) está defeituoso.
  • Circuito aberto no sensor CAT ou IAT.
  • O feixe de cabos ou o conector do sensor CAT ou IAT está danificado.
  • Fusível queimado.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P011D

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P011D:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P011D.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se o erro P011D aparece novamente.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e as ligações relacionadas com os sensores CAT e IAT para verificar a sua folga e danos. Reparar as avarias, se necessário.
  4. Se o sensor CAT ou IAT falhou, substitua-o.
  5. Inspeccionar o fusível, se este for queimado, substituí-lo.
  6. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema está resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo para rectificar o erro P011D, é estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB). Para problemas conhecidos com o veículo específico.

Efectuar uma inspecção visual minuciosa para verificar se os feixes de cabos apresentam defeitos óbvios tais como arranhões, arranhões, fios expostos ou marcas de queimaduras. Em seguida, verificar os conectores e ligações quanto à segurança, corrosão e danos por contacto.

Certifique-se de verificar cuidadosamente a integridade dos feixes de cabos e fixar quaisquer fios soltos. Se encontrar um fio soprado, solde-o e assegure-se de que está devidamente isolado.

Utilizar um multímetro para testar os sensores da temperatura do ar de carga (CAT) e da temperatura do ar de admissão (IAT). Se for encontrado um sensor defeituoso, substitua-o.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P011D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Dodge
  • Ford
  • GMC
  • Nissan
  • Toyota
  • Vauxhall

Com o código de falha P011D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P011A, P011B, P011C.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário