O código de falha P0110 soa como “avaria do circuito de temperatura do ar de admissão (Sensor 1, Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Air Temperature Circuit Malfunction (Sensor 1, Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0110
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0110 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
A indução forçada de um dos cilindros do motor é utilizada para retirar mais potência dos cilindros. Ao forçar mais ar a entrar na garrafa, produz-se mais oxigénio durante a combustão. O ECM (Engine Control Module) injecta, portanto, mais combustível, resultando em mais potência.
Os motores de indução forçada têm dois sensores IAT (temperatura do ar de admissão) cuja resistência varia com a temperatura. À medida que a temperatura sobe, a resistência diminui. Uma baixa temperatura resulta numa alta tensão de sinal.
Se o PCM detectar uma tensão fora da gama de funcionamento normal para o sensor IAT 1 Banco 1. A luz Check Engine acende e o código de erro DTC P0110 OBDII é armazenado. Banco 1 é o lado do motor que contém o cilindro 1.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0110 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O motor do veículo pode funcionar erraticamente sob carga ou aceleração.
- O motor pode funcionar com uma mistura de combustível demasiado pobre ou demasiado rica, dependendo da temperatura exterior.
- Mas na maioria das vezes, não são notados sintomas.
Causas do erro
O código P0110 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Falha interna no sensor IAT nº 1.
- Ligação defeituosa no sensor IAT nº 1.
- O circuito de sinal do sensor do IAT pode ser curto-circuitado.
- A cablagem do sensor é encaminhada demasiado perto da cablagem de alta tensão (por exemplo, alternador, cabos de velas de ignição, etc.).
- A cablagem do sensor de temperatura do ar de admissão está quebrada ou em curto-circuito.
- Conector danificado ou circuito aberto no módulo de controlo do motor (ECM).
O sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) contém um dispositivo semicondutor que altera a sua resistência em função da temperatura (termistor). Encontra-se na conduta de admissão de ar do motor e tem um circuito de sinal e de terra. O Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) monitoriza o sinal do sensor e define o código OBDII P0110. Quando o sinal do sensor de temperatura do ar de admissão está fora das especificações de fábrica.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0110
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0110:
- Verificar os cabos ou conectores do sensor IAT para detectar um problema. Deve reparar ou substituir estes componentes se estiverem em mau estado.
- Verificar se o sensor da temperatura do ar de admissão está instalado correctamente e no local correcto. Fazer os ajustes apropriados.
- Utilizar um scanner de erros para verificar a leitura do sensor IAT. Se o motor estiver frio, a leitura deve corresponder à do sensor de temperatura do líquido refrigerante. Se houver uma diferença em comparação, medir a resistência nas duas pistas do sensor IAT. Deve ser substituído se não satisfizer os requisitos de resistência.
- Verificar a continuidade do circuito entre a terra e o cabo de sinal do sensor IAT.
- Verificar se 5 volts estão presentes. Reparação, se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Verificar com uma ferramenta de digitalização se é possível ler o sensor IAT. Se a leitura puder ser feita e estiver dentro da tolerância, o problema P0110 é muito provavelmente intermitente. Se a leitura for inferior a -30°C, desligar o conector.
Instalar um jumper entre as linhas de sinal do conector do feixe de cabos e as linhas de terra. A leitura da temperatura do IAT na ferramenta de diagnóstico deve ser a mais alta possível. Por exemplo, deve ser de 140 graus Celsius ou superior. Se assim for, não há nada de errado com a cablagem, possivelmente um problema de ligação.
Se houver um problema na obtenção de dados da ferramenta de digitalização, é provável que o sinal do sensor esteja em falta devido a um problema na linha de 5 volts. Utilizar um multímetro para verificar a continuidade do sinal entre o conector PCM e o conector IAT.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0110 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet (Captiva)
- Chrysler
- Citroen (Jumper)
- Daewoo (Matiz)
- Fiat (Doblo)
- Ford (Connect, Focus, Transit)
- Hyundai (Porter, Starex, Terracan)
- Kia (Spectra)
- Lexus (RX300)
- Mazda
- Mercedes-Benz (Sprinter, Vito, W210, W220)
- Mitsubishi (Airtrek, Colt, Lancer)
- Nissan (300ZX, Almera, Bluebird, Cefiro, Pathfinder, PickUp, Skyline, Sunny)
- Opel (Astra, Meriva, Vectra, Zafira)
- Peugeot (206, Boxer)
- Renault (Logan, Master)
- Saab
- Suzuki (Alto, Liana)
- Toyota (Avensis, Camry, Land Cruiser, Mark II, RAV4, Solara, Tacoma, Vista)
Com o código de falha P0110 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0095, P0096, P0097, P0098, P0099, P0100, P0105, P0111, P0112, P0113, P0114, P0115, P0120, P0127, P0136, P0300, P0301, P0302, P0303, P0304, P0305, P0306, P0355, P1115, P1192, P1405, P1410, P1460, P1630.