O código de falha P0100 soa como “fluxo de ar de massa ou volume (MAF/VAF) “A” avaria do circuito”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Mass or Volume Air Flow (MAF/VAF) “A” Circuit Malfunction”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0100
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0100 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O sensor de fluxo de ar de massa (MAF) é um sensor instalado na conduta de admissão de ar do motor do veículo, após o filtro de ar. É utilizado para medir o volume e a densidade do ar aspirado para o motor. O próprio sensor de fluxo de massa mede apenas uma porção do ar que entra. Este valor é utilizado para calcular o volume total e a densidade do ar de admissão.
O Módulo de Controlo Powertrain (PCM) utiliza esta leitura juntamente com outros parâmetros do sensor. Para assegurar uma entrega adequada de combustível em qualquer altura, para uma potência e eficiência de combustível ideais.
Tipicamente, este código de falha de diagnóstico (DTC) P0100 indica que existe um problema com o sensor “A” ou o circuito de fluxo de ar de massa ou volume (MAF/VAF). O PCM detecta que o sinal de frequência do sensor de fluxo de massa ou volume real não se encontra dentro da gama esperada especificada do valor calculado.
Alguns sensores de fluxo de ar de massa também incluem um sensor de temperatura do ar. O que dá outro valor utilizado pelo PCM para um óptimo desempenho do motor.
Os códigos de falha do circuito MAF/VAF, estreitamente relacionados, incluem:
- P0101 Sensor de fluxo de ar de massa de sinal ‘A’ fora do intervalo de funcionamento aceitável.
- P0102 Circuito de entrada “A” de baixa massa ou volumétrico do fluxo de ar.
- P0103 Circuito de massa ou volumétrico de entrada de ar “A” de entrada elevada.
- P0104 Circuito de massa ou fluxo volumétrico de ar intermitente “A”.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0100 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- Verificar a luz de aviso do motor no painel de controlo acende.
- Puxar / ignição salta.
- Fumo preto do tubo de escape.
- O motor pára ou arranca mal.
- Perda de energia.
- São gerados erros relacionados com a sonda Lambda.
Causas do erro
O código P0100 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de fluxo de massa ou volume (MAF/VAF) pode estar sujo.
- Sensor de fluxo de ar de massa com defeito.
- Entrada de ar com fugas.
- Arnês eléctrico ou conectores para o sensor de fluxo de massa ou de volume (MAF/VAF) pode ser usado (aberto, curto-circuitado, irritado, má ligação, etc.).
- A válvula de respiro de vapor de combustível do tanque está danificada e está a introduzir ar extra no orifício de admissão.
- Junta gasta ou danificada por baixo da válvula de acelerador ou do colector de admissão.
- Linhas de vácuo desgastadas.
- Conversor catalítico obstruído (em alguns modelos).
Por favor note que pode haver outros códigos de falha juntamente com o erro P0100. Pode ter códigos de erro de disparo ou códigos de sensores O₂. Por conseguinte, é importante obter um “quadro geral” de como os sistemas funcionam em conjunto e se afectam uns aos outros durante o diagnóstico.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0100
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0100:
- Verificar todos os cabos e os conectores relevantes que conduzem ao sensor de massa ou de fluxo volumétrico de ar (MAF/VAF). Verificar se não estão partidos ou desgastados. Reparar ou substituir, se necessário.
- Verificar a existência de fugas de ar no sistema de admissão. Corrija o problema se encontrar uma fuga.
- Inspeccionar a linha de alimentação do sensor de fluxo de ar volumétrico ou de massa (MAF/VAF) quanto a sujidade e pó.
- Se o filtro de ar estiver sujo, pode ser substituído.
- Existem sistemas de admissão de ar com um ecrã, caso em que é necessário assegurar-se de que está limpo.
- Este código pode ser causado por alta resistência no circuito de terra do sensor de pressão absoluta (MAP).
- Substituir o sensor de fluxo de ar de massa.
Diagnosticar e resolver problemas
Iniciar o diagnóstico de falha P0100, verificar todos os cabos, bem como os conectores do sensor de fluxo de ar em massa. Certificar-se de que estão intactos, não desgastados ou partidos. O feixe de cabos não deve ser encaminhado demasiado próximo dos fios / bobinas de ignição, relés, etc.
Verificar visualmente que não há fugas de ar óbvias no sistema de admissão de ar. Também a falta de vácuo no sensor MAP pode causar este código de falha. Vale a pena verificar o filtro de ar, se estiver sujo, precisa de ser substituído. Se houver um ecrã no sistema de admissão de ar, certifique-se de que está limpo.
Inspeccionar cuidadosamente o sensor de fluxo de ar de massa para ver impurezas tais como sujidade, pó, óleo, etc. Limpar cuidadosamente com spray de limpeza MAF, geralmente um bom passo de diagnóstico/reparação feito à mão.
Um baixo fluxo mínimo de ar através da porta do sensor pode fazer com que este código de falha seja colocado em modo inactivo ou durante a desaceleração. Verificar a existência de fugas de vácuo após o sensor do fluxo de ar de massa.
Utilizar uma ferramenta de diagnóstico para monitorizar os valores do sensor de fluxo de ar em massa, em tempo real. Verifique os Boletins do Serviço Técnico (TSB) para a sua marca/modelo específico para problemas conhecidos com o seu veículo.
A pressão atmosférica (BARO), que é utilizada para calcular o valor MAF previsto, é inicialmente baseada no sensor MAP quando a chave está ligada. A alta resistência no circuito de terra do sensor MAP pode definir este código de falha.
Realizar um teste de contrapressão de gases de escape para determinar se o conversor catalítico está entupido.
Se precisar de substituir o sensor de fluxo de massa. Recomendamos a utilização do sensor original OEM do fabricante. Não comprar peças de substituição de origem duvidosa.
A utilização de um filtro de ar de óleo reutilizável pode causar um código de erro P0100 se for excessivamente gorduroso. O óleo pode chegar ao fio fino e criar uma película dentro do sensor de fluxo de massa de ar ou contaminá-lo. Usar algo como MAF/VAF sensor spray para limpar em tais situações.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0100 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Alfa Romeo
- Audi (A4)
- BMW
- Chevrolet (Captiva, Cruze)
- Citroen (Jumper)
- Dodge (Dakota)
- Fiat (Doblo)
- Ford (Focus, Mondeo, Transit)
- Hyundai (Santa Fe, Sonata, Terracan, Tucson)
- Infiniti
- Jaguar
- Jeep (Grand Cherokee)
- Kia (Bongo, Carnival, Rio, Sorento, Spectra, Sportage)
- Land Rover (Freelander)
- Lexus
- Mazda (3)
- Mercedes-Benz (A140, A160, Sprinter, Vito, W164, W168, W203, W210)
- Mitsubishi (Galant, Lancer, Outlander)
- Nissan (Almera, Altima, Bluebird, Frontier, Maxima, Micra, Pathfinder, Primera, Sunny)
- Opel (Astra, Combo, Corsa, Frontera, Omega, Signum, Vectra, Vivaro, Zafira)
- Peugeot (307, 308, 4007, 406, 407, 607, Boxer, Partner)
- Renault (Scenic, Trafic)
- Saab
- Saturn
- Skoda
- Ssangyong
- Suzuki (Grand Vitara)
- Toyota (Corolla, Land Cruiser)
- Volkswagen (Passat)
- Volvo
- LADA (Granta, Niva)
- UAZ
- VAZ
Com o código de falha P0100 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0033, P0105, P0106, P0110, P0130, P0167, P0169, P0170, P0171, P0172, P0174, P0175, P0300, P0325, P0340, P0400, P0420, P1102, P1115, P1405, U1041.