Código de falha P00D9 – circuito do sensor de temperatura do ar ambiente “B” mau funcionamento

O código de falha P00D9 soa como “circuito do sensor de temperatura do ar ambiente “B” mau funcionamento”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Ambient Air Temperature (AAT) Sensor Circuit “B” Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P00D9

O sensor de temperatura do ar ambiente (AAT) converte a temperatura num sinal eléctrico para o módulo de controlo de transmissão (PCM). Estes dados são utilizados para modificar o sistema de ar condicionado e exibir a temperatura exterior.

Código de falha P00D9 – circuito do sensor de temperatura do ar ambiente

Ao efectuar os cálculos, são tidos em conta vários sinais de sensores. Temperatura exterior do ar, temperatura interior do ar, funcionamento da embraiagem do ar condicionado, temperatura do líquido refrigerante e outros.

Se houver um problema com um dos sinais, o PCM define um código de falha de diagnóstico (DTC) correspondente na memória. Se for detectado um problema no circuito do sensor de temperatura do ar exterior ‘B’, o código de erro P00D9 é definido.

Para confirmar a falha, o PCM compara as leituras do sensor da temperatura do ar de admissão (IAT) e da temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT). Também verifica a voltagem do sensor AAT e compara-a com as leituras do IAT / ECT no primeiro arranque a frio.

Este código é definido se estas leituras diferirem demasiado. O módulo de controlo também examina os sinais de tensão destes sensores. Para determinar se estão correctas quando o motor está totalmente aquecido.

O código P00D9 é mais frequentemente associado a uma falha eléctrica e é definido devido a problemas no circuito.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P00D9 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acende-se (o código será armazenado como uma falha).
  2. O ar condicionado pode não funcionar correctamente (por exemplo, falha do modo “Auto”).
  3. A indicação da temperatura exterior pode funcionar mal.
  4. A detecção de temperatura pelo controlo climático pode ser defeituosa.

A avaria P00D9 não é considerada grave porque não afecta a segurança e a dirigibilidade do veículo. A falha afecta a funcionalidade do sistema de climatização e pode causar algum desconforto, dependendo das condições meteorológicas.

Causas do erro

O código P00D9 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Mau funcionamento do sensor de temperatura do ar ambiente.
  • Circuito aberto no circuito de sinal do sensor AAT.
  • Corrosão ou danos no conector eléctrico.
  • Falha à terra ou curto-circuito de tensão.
  • Lixo de estrada ou outros objectos no sensor de temperatura do ar ambiente.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P00D9

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P00D9:

  1. Ligar o scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Corrigir quaisquer outros erros que possam estar presentes antes de continuar com o diagnóstico do código P00D9.
  3. Verificar os cabos eléctricos relacionados com o sensor de temperatura do ar ambiente em busca de curtos-circuitos, abertura, e danos.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer fios que estejam em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Inspeccionar o conector do sensor quanto à sua folga e corrosão.
  6. Teste o sensor AAT e, se estiver defeituoso, substitua-o.
  7. Se o problema persistir, verificar e, se necessário, reprogramar ou substituir o módulo de controlo (PCM).

Diagnosticar e resolver problemas

Localizar o sensor AAT, normalmente localizado à frente do radiador atrás de uma grelha ou na zona do pára-choques dianteiro. Uma vez encontrados, inspeccionar visualmente os conectores e a cablagem.

Procurar arranhões, abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior dos conectores. Se necessário, limpar os terminais ou substituir o conector.

A causa mais comum de erro P00D9 são as ligações. Um sensor defeituoso vem em segundo lugar devido à localização e às condições ambientais desfavoráveis.

Verificar sensor e cablagem

Se o código P00D9 regressar após uma inspecção visual e correcção de falhas, o sensor AAT e os seus circuitos associados devem ser testados. Normalmente, existem 2 fios para o sensor AAT.

Com a ignição desligada, desligar o arnês de cabos do sensor AAT. Ligar a ignição e utilizar uma ferramenta de diagnóstico para ler a tensão do sensor. A voltagem deve ser de cerca de 5 volts.

Depois desligar a ignição, ligar um jumper aos dois terminais dentro do conector do feixe de cabos ao sensor AAT, e depois ligar a ignição. A leitura deve ser de cerca de 0 volts.

Se não houver 5 volts no sensor ou se não vir nenhuma alteração, a cablagem do PCM para o sensor é muito provavelmente defeituosa, ou o próprio PCM está defeituoso.

Quando todos os testes são bem sucedidos mas o erro P00D9 permanece, a falha do sensor AAT é muito provavelmente a causa. Embora um módulo de controlo defeituoso não possa ser excluído até que o sensor AAT tenha sido substituído.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P00D9 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BAW
  • Chevrolet (Tahoe)
  • Isuzu (Axiom)

Com o código de falha P00D9 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P00DA, P00DB, P00DC, P00DD.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário