Código de falha P009A – correlação temperatura do ar de admissão/temperatura do ar ambiente

O código de falha P009A soa como “correlação temperatura do ar de admissão/temperatura do ar ambiente”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Air Temperature (IAT)/Ambient Air Temperature (AAT) Correlation”.

Descrição técnica e descodificação do erro P009A

O código P009A indica uma discrepância nos sinais de correlação entre o sensor da temperatura do ar de admissão (IAT) e o sensor da temperatura do ar ambiente (AAT). A correlação é necessária para que nenhuma obstrução interfira com o fluxo vital de ar no circuito de admissão do motor.

Código de falha P009A – correlação temperatura do ar de admissão/temperatura do ar ambiente

Os sensores IAT consistem geralmente num termistor saliente de uma caixa de plástico num suporte de dois fios. O sensor é inserido no tubo de admissão de ar ou na carcaça do filtro de ar.

Quando a temperatura do ar de admissão sobe, o nível de resistência na resistência IAT diminui, provocando a alteração da tensão. Quando o ar está mais frio, a resistência da resistência IAT aumenta. O PCM detecta estas mudanças de voltagem no sinal do sensor IAT como mudanças na temperatura do ar de admissão.

O sensor de temperatura do ar ambiente (AAT) actua da mesma forma que o sensor IAT. O sensor da temperatura do ar ambiente está normalmente localizado perto da grelha do radiador.

O código P009A será armazenado e a Luz Indicadora de Avaria (MIL) pode acender-se se o PCM detectar uma grande diferença nos sinais dos sensores. Estes sinais devem diferir em mais do que a quantidade máxima permitida durante um período de tempo.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P009A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como código de falha).
  2. Pode não haver outros sintomas para além do código de falha armazenado.
  3. Mau desempenho do motor e potência reduzida.
  4. Aumento do consumo de combustível.

A avaria P009A é considerada grave, pois afecta a segurança e a dirigibilidade do veículo. Ignorar a falha pode resultar em reparações dispendiosas, recomenda-se que o problema seja rectificado o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P009A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de temperatura do ar de admissão defeituoso (IAT).
  • Sensor de temperatura do ar ambiente defeituoso (AAT).
  • Circuitos abertos ou em curto-circuito e conectores de sensores.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P009A

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P009A:

  1. Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Corrigir quaisquer outros erros que possam estar presentes antes de continuar com o diagnóstico do código P009A.
  3. Verificar os cabos eléctricos relativos ao sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) quanto a curtos-circuitos, circuitos abertos e danos.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer fios que estejam em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Inspeccionar o conector do sensor quanto à sua folga e corrosão.
  6. Teste o sensor IAT, se defeituoso, substitua-o.
  7. Repetir os pontos 3-6, apenas em relação ao sensor de temperatura do ar ambiente (AAT).
  8. Se o problema persistir, verificar e, se necessário, reprogramar ou substituir o módulo de controlo (PCM).

Diagnosticar e resolver problemas

O diagnóstico de erro P009A pode começar com uma inspecção visual da temperatura do ar de admissão e dos sensores de temperatura do ar ambiente. Inspeccionar os conectores e os cabos para os sensores.

Procure ligações soltas e cabos danificados, qualquer coisa que possa sugerir um contacto defeituoso. Se forem encontrados danos, reparar, depois limpar o código e ver se ele volta a funcionar.

Teste de circuito

Utilizando uma ferramenta de diagnóstico, verificar os parâmetros de dados do sensor da temperatura do ar de admissão, bem como o sensor da temperatura do ar ambiente. Desligar o sensor IAT, o valor na ferramenta de diagnóstico deve cair para um valor muito baixo.

Depois ligar um jumper aos terminais, a ferramenta de diagnóstico deve mostrar uma temperatura muito elevada. Se for este o caso, o problema é com o sensor e não com o circuito ou módulo PCM. Faça o mesmo com o sensor AAT.

Verificar sensor

Desligar o conector do sensor de temperatura do ar de admissão. Em seguida, medir a resistência entre os dois cabos dos sensores utilizando um multímetro digital ajustado a ohms.

Ligar o motor e olhar para os valores; devem diminuir suavemente à medida que o motor se aquece. Verificar o indicador de temperatura do motor no painel de instrumentos para ter a certeza de que o motor atingiu a temperatura de funcionamento.

Se a temperatura do motor aumentar mas a resistência do IAT não diminuir, o sensor está defeituoso e deve ser substituído. Repetir o procedimento para o sensor AAT. Depois de corrigir as falhas encontradas, o problema com o erro P009A deve ser resolvido.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P009A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Ford
  • Jeep
  • Mazda
  • Mercedes-Benz (SLK300)

Com o código de falha P009A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0095, P0096, P0097, P0098, P0099.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário