Código de falha P007F – sensor de temperatura do refrigerador de ar de carga correlação Banco 1/Banco 2

O código de falha P007F soa como “sensor de temperatura do refrigerador de ar de carga correlação Banco 1/Banco 2”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Charge Air Cooler Temperature (CACT) Sensor Bank 1/Bank 2 Correlation”.

Descrição técnica e descodificação do erro P007F

O código armazenado P007F significa que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um desajuste nos sinais de correlação. Foi detectado um desajuste entre os sensores de temperatura do ar de descarga para os blocos individuais do motor.

Código de falha P007F – sensor de temperatura do refrigerador de ar de carga correlação Banco 1/Banco 2

Este erro só se aplica a veículos equipados com sistemas de admissão forçada de ar e múltiplas fontes de ar de admissão. As fontes de ar de admissão incluem válvulas de acelerador. Os próprios sistemas de admissão forçada de ar têm um turbocompressor e uma configuração de sobrealimentador.

Um turboalimentador é uma bomba de ar utilizada para forçar o ar a entrar no motor. É composto por duas partes interligadas, a turbina e o compressor.

A turbina é ligada ao colector de escape onde é movida pelos gases de escape. O compressor está ligado à entrada de ar. Ambos estão ligados por um eixo, pelo que quando a turbina gira, o compressor também gira, permitindo que o ar de admissão seja aspirado para o motor.

Muitos motores estão equipados com um refrigerador de ar de carga, também conhecido como um intercooler. Os refrigeradores de ar de carga podem ser ar-líquido ou ar-ar, mas todos são concebidos para arrefecer o ar de admissão.

O sensor de temperatura do arrefecedor do ar de descarga (CACT) é utilizado para medir a temperatura, e portanto a densidade, do ar proveniente do arrefecedor. Esta informação é enviada para o módulo de controlo de transmissão (PCM).

O módulo de controlo compara a informação recebida com a temperatura do ar de admissão para determinar a capacidade do refrigerador de ar de carga.

Se o PCM detectar sinais de tensão dos sensores CAT (para o primeiro e segundo blocos de motor) que reflectem a diferença. A diferença deve exceder os parâmetros máximos admissíveis, depois o código P007F será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P007F para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Mau desempenho do motor e potência reduzida.
  3. Aumento do consumo de combustível.
  4. O modo de emergência pode ser activado.
  5. Se estiver presente um filtro de partículas, a regeneração do filtro pode ser bloqueada.

A avaria P007F é considerada grave, uma vez que afecta a segurança e a dirigibilidade do veículo. Ignorar a falha pode resultar em reparações dispendiosas, recomenda-se que o problema seja rectificado o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P007F pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de temperatura do refrigerador do ar de descarga defeituoso (CACT).
  • Circuito aberto no circuito de sinal do sensor (CACT).
  • Corrosão ou danos no conector eléctrico.
  • Falha à terra ou falha de tensão.
  • Refrigerador de ar de descarga defeituoso.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P007F

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P007F:

  1. Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Antes de continuar com o diagnóstico do código P007F, eliminar quaisquer outros erros que possam estar presentes.
  3. Verificar a cablagem eléctrica relativa ao sensor de temperatura do arrefecedor de ar de carga (CACT) em relação a curtos-circuitos, circuitos abertos e danos.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer fios que estejam em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Inspeccionar o conector do sensor quanto à sua folga e corrosão.
  6. Teste o sensor CACT; se defeituoso, substitua-o.
  7. Verificar o refrigerador do ar de descarga e reparar ou substituir, se necessário.
  8. Se o problema persistir, verificar e, se necessário, reprogramar ou substituir o módulo de controlo (PCM).

Diagnosticar e resolver problemas

Pode começar a diagnosticar o erro P007F inspeccionando visualmente os sensores de temperatura do radiador de ar de descarga e a cablagem associada. Procure ligações soltas e cabos danificados.

Também inspeccionar visualmente o refrigerador de ar de carga e as condutas. Se forem encontrados danos, reparar, depois limpar o código e ver se este regressa.

Teste de circuito

Utilizando uma ferramenta de diagnóstico, verificar os parâmetros de dados dos sensores de temperatura do refrigerador do ar de carga. Desligar o sensor CACT, o valor na ferramenta de diagnóstico deve cair para um valor muito baixo.

Depois ligar um jumper aos terminais, a ferramenta de diagnóstico deve mostrar uma temperatura muito elevada. Se for este o caso, então o problema é com o sensor e não com o circuito ou módulo PCM.

Verificar sensor

Desligar o conector do sensor de temperatura do arrefecimento do ar de descarga. Em seguida, medir a resistência entre os dois cabos sensores com um multímetro digital definido para ohms.

Ligar o motor e observar os valores; estes devem diminuir suavemente à medida que o motor aquece. Verificar o indicador de temperatura do motor no painel de instrumentos para ter a certeza de que o motor atingiu a temperatura de funcionamento.

Se a temperatura do motor aumentar mas a resistência CACT não diminuir, o sensor está defeituoso e deve ser substituído. Depois de a falha ter sido corrigida, o problema com o erro P007F deve ser resolvido.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P007F pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford (Focus, Mondeo, Transit)
  • Land Rover (Range Rover, Sport)
  • Mercedes-Benz

Com o código de falha P007F é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P007A, P007B, P007C, P007D, P007E.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário