O código de falha P006D soa como “pressão barométrica – correlação da pressão de entrada do turbocompressor/supercompressor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Barometric Pressure – Turbocharger/Supercharger Inlet Pressure Correlation”.
Descrição técnica e descodificação do erro P006D
O código de diagnóstico P006D só é aplicável a veículos com sistemas de ar pressurizado. Outros sensores de pressão barométrica armazenados ou códigos de sistemas de admissão forçada de ar devem ser apagados antes de este erro ser corrigido.
A pressão atmosférica (densidade do ar) é medida em quilopascal (kPa) ou polegadas de coluna de mercúrio (Hg) usando um sensor de pressão barométrica. Estas medidas são introduzidas no PCM como tensões de graus variáveis.
O sensor de pressão de entrada no turbocompressor ou sobrealimentador é geralmente de concepção semelhante ao sensor de pressão atmosférica. Também monitoriza a densidade do ar. Está normalmente localizado dentro da mangueira de entrada do turbocompressor ou do supercompressor.
Se as entradas de tensão entre estes sensores variarem mais do que o grau programado durante um período de tempo e sob certas circunstâncias. O código P006D será armazenado e a Luz Indicadora de Avaria (MIL) poderá iluminar.
Em alguns veículos, podem ser necessários vários ciclos de avarias para que a indicação MIL apareça. As especificações exactas para guardar o código estão descritas na documentação para o veículo específico.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P006D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Redução do desempenho do motor.
- Condição de mistura alta ou baixa de combustível.
- Má aceleração.
- Aumento do consumo de combustível.
- Ruídos inusitados de turbocompressores ou tubos durante a aceleração.
A gravidade do erro P006D pode ser menor ou maior. Em função dos sintomas e causas do código.
Causas do erro
O código P006D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de pressão atmosférica defeituoso ou danificado (BARO).
- Sensor de pressão com defeito na entrada do turbocompressor ou do sobrealimentador.
- Conector danificado ou desgastado de um dos sensores.
- Cablagem danificada.
- Vácuo insuficiente no motor.
- Restrição do fornecimento de ar.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P006D
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P006D:
- Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
- Limpar os códigos de falha da memória do computador e testar o carro para ver se o código P006D aparece novamente.
- Se o código aparecer novamente, verificar todos os cabos e conectores associados que conduzem aos sensores de pressão atmosférica e de pressão de entrada do turbocompressor ou do supercompressor. Verificar se não estão partidos ou desgastados. Reparar ou substituir, se necessário.
- Inspeccionar e testar estes sensores. Substituir os defeituosos, se necessário.
- Se um módulo PCM defeituoso for a causa, substitua-o ou reprograme-o.
Diagnosticar e resolver problemas
Inspeccionar para detectar danos visíveis nos sensores, cabos e conectores. Em seguida, iniciar o procedimento de diagnóstico utilizando uma ferramenta de digitalização. Para determinar se o erro P006D é o único erro, se não, pode valer a pena ordenar primeiro os outros códigos de erro.
Se não forem encontrados problemas com conectores danificados ou corroídos, efectuar uma inspecção minuciosa de todos os cabos associados. Reparar ou substituir a cablagem danificada, se necessário.
Verificar o sensor BARO
Se o código permanecer, verificar a voltagem de referência no conector do sensor BARO. Verificar também a terra e a continuidade, especialmente no fio de sinal entre o PCM e o conector do sensor BARO. Se a resistência for infinita, reparar a quebra no circuito de sinal do sensor de pressão atmosférica.
Se a continuidade do circuito estiver OK, verificar o sensor BARO em funcionamento, ligando a ferramenta de varrimento ao veículo. A tensão do sensor BARO deve diminuir gradualmente de 5 volts para 1 volts ou ligeiramente menos, e aumentar de volta para cerca de 5 volts. Se a tensão do sinal não mudar de acordo com a especificação do fabricante, substituir o sensor.
Muitas vezes, as leituras do sensor BARO podem estar presas a 4,5 volts, independentemente das condições de funcionamento do motor. Isto indica um curto-circuito entre o condutor do sinal e o fio de referência de 5 volts. Se necessário, reparar a cablagem para eliminar o curto-circuito.
Se não houver tensão no cabo do sinal ao desligar o conector do sensor BARO, há um curto-circuito interno e o sensor deve ser substituído.
O procedimento de teste do sensor de pressão de entrada do turboalimentador ou do supercarregador será semelhante. Também em alguns casos o PCM pode estar defeituoso ou em processo de decomposição. Mas isto é extremamente raro. Portanto, antes de o substituir, é melhor verificar tudo novamente.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P006D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Cadillac
- Chrysler
- Dacia
- Dodge
- Fiat
- Jeep
- Nissan
- Renault
- Ssangyong
Com o código de falha P006D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2226, P2227, P2228, P2229, P222F, P2230.