O código de falha P006A soa como “MAP – fluxo de ar em massa ou volume correlação (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “MAP – Mass or Volume Air Flow (MAF/VAF) Correlation (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P006A
O código de diagnóstico P006A é um código genérico definido como uma correlação entre o sensor de pressão absoluta multiforme e o sensor de fluxo de massa ou volume (Banco 1). É definido quando o PCM detecta uma alteração entre o sensor MAP e as tensões de sinal do sensor MAF/VAF.
A densidade do ar no colector de admissão é reflectida pelo sensor MAP, que envia um sinal de voltagem para o PCM. Quando o motor está a funcionar com a máxima eficiência, gera um forte vácuo que é limitado pela abertura/fechamento do corpo do acelerador.
O vácuo é controlado pelo movimento da válvula do acelerador e da válvula de controlo do ar ao ralenti (IAC) quando o motor está em marcha lenta sem carga. Este vácuo aspira eficazmente o ar necessário para completar cada ciclo de combustão.
A relação exacta entre o combustível e o ar é um dos factores mais importantes para alcançar a máxima eficiência de combustível. Quando a borboleta é aberta, o ar que entra no colector de admissão é medido pelos sensores MAF ou VAF.
A quantidade de fornecimento e ignição de combustível é calculada pelo módulo PCM com base nos dados recebidos dos sensores MAF ou VAF. O ar que passa através destes dispositivos é chamado ar dosado. O ar que inadvertidamente entra no motor pode contribuir para uma inclinação excessiva e é chamado ar sub-doseado.
A principal diferença entre os sensores MAF e VAF é que o VAF tem um amortecedor que é aberto pelo ar aspirado para a porta de admissão. Ao ralenti, o amortecedor de mola é bloqueado na posição fechada.
Quando a válvula do acelerador é aberta, a aba do sensor VAF é forçada a abrir. Isto actua um potenciómetro que transmite um sinal de voltagem ao PCM. O PCM reconhece esta mudança de voltagem do potenciómetro como o grau de entrada de ar medido na porta de entrada.
O código P006A será armazenado se o PCM detectar sinais de tensão entre os sensores MAP e MAF/VAF (Banco 1) que diferem em mais do que o valor programado. A Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) iluminar-se-á então, o que pode exigir vários ciclos de falha de ignição para se iluminar.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P006A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- Mau funcionamento do motor durante a aceleração.
- Redução da potência do motor.
- Bom ou mau estado da mistura de combustível.
- Má aceleração.
- Aumento do consumo de combustível.
- Podem ocorrer saltos de ignição nos cilindros do motor.
- O motor pode reprovar no teste de emissões.
P006A é uma falha grave, uma vez que o fornecimento de combustível e o tempo de ignição são críticos para o desempenho e eficiência do motor.
Causas do erro
O código P006A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de pressão absoluta (MAP) defeituoso ou danificado.
- Sensor de fluxo de massa ou volume defeituoso ou contaminado (MAF/VAF).
- Também o sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) e o sensor de pressão barométrica (BARO) podem ser o problema.
- Conector danificado ou desgastado de um dos sensores.
- Cablagem danificada.
- Vácuo insuficiente no motor (fugas de vácuo, especialmente na conduta do sistema de admissão).
- Fornecimento de ar restrito (elemento filtrante de ar entupido ou excessivamente sujo).
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P006A
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P006A:
- Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o carro para ver se o código P006A aparece novamente.
- Se o código aparecer novamente, verificar todos os cabos e conectores relevantes que conduzem ao MAP, MAF/VAF, bem como os sensores IAT e BARO. Verificar se não estão partidos ou desgastados. Reparar ou substituir, se necessário.
- Inspeccionar e testar estes sensores. Substituir os defeituosos, se necessário.
- Verificar a existência de fugas de vácuo e reparar se for encontrado algum.
- Se o PCM defeituoso for a causa, substitua-o ou reprograme-o.
Diagnosticar e resolver problemas
Inspeccionar para detectar danos visíveis nos sensores, fios e conectores. Em seguida, iniciar o procedimento de diagnóstico com a ferramenta de digitalização. Para determinar se o erro P006A é o único erro, se não, pode valer a pena ordenar primeiro os outros códigos de erro.
Se não forem encontrados problemas com conectores danificados ou corroídos, efectuar uma inspecção minuciosa de todos os cabos associados. Reparar ou substituir a cablagem danificada, se necessário.
Verificar também as linhas de vácuo quanto a danos e fugas. Veja-se o estado do filtro de ar, ele pode estar entupido, restringindo o fluxo de ar.
Verificar sensores
Se o código permanecer, verificar a voltagem de referência no MAP, MAF/VAF, bem como os conectores dos sensores IAT e BARO. Depois, verificar a terra e a continuidade, especialmente no fio de sinal entre o PCM e os conectores dos sensores, se a resistência é infinita, reparar a quebra.
Se a continuidade do circuito estiver OK, verificar os sensores em funcionamento, ligando a ferramenta de varrimento ao veículo. Se a tensão do sinal não mudar de acordo com a especificação do fabricante, substituir o sensor defeituoso.
Muitas vezes, as leituras dos sensores podem estar presas a 4,5 volts, independentemente das condições de funcionamento do motor. Isto indica um curto-circuito entre o condutor do sinal e o fio de referência de 5 volts. Se necessário, reparar a cablagem para eliminar o curto-circuito.
Se não houver tensão na linha de sinal quando o conector do sensor é desligado, há um curto-circuito interno e o sensor deve ser substituído.
Também em alguns casos, quando ocorre o erro P006A, o PCM pode estar defeituoso ou em processo de decomposição. Isto é extremamente raro, por isso, antes de o substituir, é melhor verificá-lo cuidadosamente novamente.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P006A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Alfa Romeo
- Ford (Mondeo, Transit)
- Infiniti
- Jaguar
- Kia (Optima)
- Land Rover (Discovery, Evoque, Freelander, Range Rover)
- Lexus (GX460)
- Nissan
- Toyota (Tundra)
Com o código de falha P006A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P006B, P006C, P00B8, P2263.