Código de falha P0068 – MAP/MAF – correlação de posição de acelerador

O código de falha P0068 soa como “MAP/MAF – correlação de posição de acelerador”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “MAP/MAF – Throttle Position (TPS) Correlation”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0068

O código de avaria P0068 é genérico e refere-se a um problema de gestão do motor. Indica que existe uma discrepância na leitura do volume de ar entre os sensores do veículo e o volume de ar que entra no colector de admissão.

Código de falha P0068 – MAP/MAF – correlação de posição de acelerador

O PCM conta com três sensores para determinar o volume do fluxo de ar para calcular as tácticas de fornecimento de combustível e seleccionar o tempo de injecção. Estes sensores incluem o sensor de fluxo de ar de massa (MAF), o sensor de posição do acelerador (TPS) e o sensor de pressão do colector (MAP).

O sensor de fluxo de ar de massa (MAF) está localizado entre o filtro de ar e o corpo do acelerador. A sua tarefa é sinalizar a quantidade de ar que passa através do corpo do acelerador. Para este efeito, um fio fino de resistência, a espessura de um cabelo, é puxado para dentro do sensor.

O sensor de posição do acelerador (TPS) está localizado no lado oposto no corpo do acelerador. Quando fechada, a válvula do acelerador impede a entrada de ar no motor. O ar necessário para o ralenti é contornado, através da válvula de controlo da velocidade do ralenti.

O sensor de pressão absoluta múltipla (MAP) desempenha um papel duplo neste processo. Determina a pressão no colector, corrigida pela densidade do ar devido à temperatura, humidade e localização acima do nível do mar.

Também é ligado ao colector de admissão através de uma mangueira. Quando a válvula do acelerador se abre subitamente, a pressão no colector cai drasticamente e volta a subir quando o fluxo de ar aumenta.

O computador de gestão do motor necessita dos três sensores para monitorizar com precisão os tempos de abertura dos injectores. E também o avanço de ignição necessário para manter a taxa de combustível de 14,5/1.

Se por qualquer razão um destes sensores causar uma discrepância entre as leituras dos outros. O computador não será capaz de fazer um ajuste adequado e gerará um código de falha P0068.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0068 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados (por exemplo, falhas no sensor).
  3. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. O motor não pode ser acelerado e a resposta do acelerador não responde.
  5. Redução do desempenho do motor.
  6. Aumento do consumo de combustível.

A avaria P0068 é considerada bastante grave, uma vez que pode causar problemas com o motor do veículo. Para evitar danos graves no motor, recomenda-se que este código seja rectificado o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P0068 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor MAP, MAF ou TPS defeituoso.
  • Conectores eléctricos de má qualidade ou corroídos.
  • Fugas de vácuo devido a fissuras, rasgões ou outros danos nas linhas de vácuo e mangueiras.
  • Conduta de admissão entupida atrás do corpo do acelerador.
  • Filtro de ar entupido.
  • Obstrução do fluxo de ar.
  • Corpo de acelerador electrónico defeituoso.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0068

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0068:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Test-drive o veículo para ver se o erro P0068 reaparece.
  4. Inspeccionar visualmente os fios e conectores para os sensores MAP, MAF e TPS.
  5. Testar os próprios sensores.
  6. Inspeccionar as linhas de vácuo e as mangueiras para detectar fissuras, lágrimas ou outros danos.
  7. Verificar o filtro de ar, bem como as condutas de ar para um fluxo de ar normal.
  8. Se o erro persistir, verifique o módulo PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

Utilizar a ferramenta de digitalização para recuperar e registar todos os códigos de falha, depois limpá-los e conduzir o veículo para um test-drive. Após a unidade de teste, voltar a ligar a ferramenta de digitalização e verificar se o código P0068 não regressou.

Os códigos que não retornam são normalmente chamados códigos intermitentes e são muitas vezes mais difíceis de diagnosticar.

Qualquer diagnóstico começa com uma inspecção visual dos componentes, conectores e circuitos eléctricos relevantes. Os elementos corroídos, danificados ou simplesmente desconectados devem ser reparados antes de continuar com o diagnóstico.

Verificar se a bateria do carro está totalmente carregada e se as ligações dos cabos estão livres de corrosão e seguras. A baixa voltagem da bateria irá distorcer os dados dos testes em tensão e fazer um diagnóstico correcto, quase impossível.

Verificação do sensor MAP

O sensor de pressão absoluta do colector (MAP), é utilizado pelo PCM para determinar o grau de pressão de vácuo no colector de admissão quando o motor está em funcionamento. A posição TPS, o nível de velocidade do motor e o sinal de tensão de entrada do sensor MAF. Utilizado em conjunto com o sinal de entrada do sensor MAP para calcular a estratégia de gestão do motor.

Este sensor é normalmente aparafusado ou inserido directamente no colector de admissão e selado para evitar fugas de vácuo. O sensor MAP usa uma resistência variável para variar a leitura da tensão do sinal de entrada para o PCM.

As informações sobre a resistência dos sensores e circuitos devem ser retiradas do manual de serviço. Depois, verificar a resistência e substituir os componentes defeituosos, se necessário.

Verificação do sensor MAF

O sensor de fluxo de massa (MAF) é normalmente um sensor do tipo palheta com um elemento aquecedor aberto. A tensão da bateria é utilizada para manter a alta temperatura do elemento.

À medida que o fluxo de ar aumenta, a temperatura do elemento aquecido diminui, o que é reconhecido pelo PCM como um aumento do fluxo de ar no colector de admissão. O PCM utiliza estes dados de entrada para desenvolver uma estratégia de fornecimento de combustível.

Uma vez que o sensor MAF reflecte diferentes intensidades de ar de admissão. Utilizar um multímetro para verificar a leitura da tensão em tempo real durante o controlo manual do acelerador.

Medir os valores de resistência dos sensores e compará-los com as especificações do fabricante. Se necessário, substituir o sensor ou reparar circuitos abertos e conectores.

Teste de TPS

Os modernos sensores de posição do acelerador (TPS) são do tipo sem contacto. Podem incluir sensores de efeito Hall, magnetoresistivos e indutivos.

Tipicamente, um sinal de referência de 5 volts (do PCM) e a terra da bateria são aplicados ao TPS. O circuito do sinal permite a aplicação de um sinal de voltagem do TPS ao PCM.

O TPS é concebido para permitir que o sinal de entrada de voltagem mude para o PCM. O PCM recebe normalmente um sinal de voltagem na gama de 0,5 a 5,0 volts quando o acelerador é aberto.

Verificar se existe um sinal de voltagem de referência e um sinal de terra. Se estes sinais corresponderem às especificações do fabricante, verificar o sinal de entrada de voltagem para o PCM durante o controlo manual da borboleta.

Observar os dados de voltagem em tempo real e prestar especial atenção a falhas e outras inconsistências. Consultar o manual de serviço do fabricante para valores de tensão e resistência para a aplicação específica.

Quando a reparação estiver concluída, utilizar a ferramenta de digitalização para limpar o código P0068 e, em seguida, conduzir o veículo para um teste de condução para garantir que a reparação foi bem sucedida.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0068 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A4,  A6, Q5)
  • Buick (Verano)
  • Chevrolet (Cobalt, Suburban, TrailBlazer)
  • Chrysler (300M)
  • Ford (Fiesta)
  • Hyundai (Accent)
  • Jeep (Commander)
  • Kia
  • Mercedes-Benz
  • Opel (Astra, Corsa)
  • Skoda (Fabia, Yeti)
  • Vauxhall
  • Volkswagen (Beetle, Touareg)

Com o código de falha P0068 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0010, P0016, P0017, P0036, P0069, P0074, P0101, P0106, P0121, P0335, P0344, P0513, P1101, P228C, P2431, U0100.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário