Código de falha P0053 – sensor de oxigénio aquecido resistência do aquecedor (Banco 1, Sensor 1)

O código de falha P0053 soa como “sensor de oxigénio aquecido resistência do aquecedor (Banco 1, Sensor 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Heated oxygen sensor (HO2S) Heater Resistance (Bank 1, Sensor 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0053

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P0053 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0053 – sensor de oxigénio aquecido resistência do aquecedor (Banco 1, Sensor 1)

Os veículos utilizam sensores de oxigénio aquecidos (HO₂S) para determinar o conteúdo de oxigénio no sistema de escape antes e depois dos conversores catalíticos. Utilizam o feedback para ajustar o sistema de combustível. Para manter uma óptima relação ar/combustível de 14,7:1.

Os sensores de oxigénio utilizam um circuito de aquecimento do sensor para fornecer um feedback mais rápido ao módulo de controlo. O sensor de oxigénio pode usar três ou quatro fios, dependendo do veículo.

Dois são normalmente utilizados para feedback ao módulo de controlo de transmissão (PCM). E os outros fios são para aquecer e aquecer a potência do circuito. Os sensores de três fios são normalmente ligados à terra através do sistema de exaustão. Quatro sensores de fio têm um fio de terra separado.

O código P0053 refere-se ao sensor em frente do banco de catalisadores 1, que está no lado do motor com o cilindro 1. O erro significa que o nível de resistência no circuito do aquecedor do sensor O₂ excede os parâmetros programados permitidos.

Se este erro persistir, a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) é susceptível de se iluminar. Alguns veículos podem exigir vários ciclos de falha para que a MIL ilumine.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0053 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Aumento do consumo de combustível.
  3. Redução do desempenho do motor.
  4. Fumo preto do tubo de escape.
  5. Rotações flutuantes, ou tentativas de paralisação quando ocioso.
  6. Podem ocorrer saltos de ignição nos cilindros do motor. O motor do veículo também pode funcionar de forma errática.
  7. Outros códigos de diagnóstico relacionados podem também ser armazenados.

Se o código de falha P0053 for exibido, o veículo pode continuar a funcionar, mas o problema deve ser rectificado o mais rapidamente possível. Para prevenir potenciais problemas, tais como falha do circuito do sensor e aumento do consumo de combustível. Se o problema for ignorado durante demasiado tempo, o funcionamento instável do motor pode ocorrer e outros componentes podem ser danificados.

Causas do erro

O código P0053 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Circuito aberto na fonte de alimentação, terra ou circuito de aquecimento de sensores O₂.
  • Aquecedor com sensor defeituoso O₂.
  • Conectores danificados ou desgastados indo para o sensor.
  • Fusível ou elo fusível queimado.
  • Pressão do combustível demasiado baixa ou demasiado alta.
  • Vácuo com fugas.
  • Fugas de escape graves.
  • Por vezes, um módulo PCM defeituoso é a causa.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0053

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0053:

  1. Limpar os códigos de erro da memória do computador do carro.
  2. Testar o carro para ver se o código P0053 aparece novamente.
  3. Efectuar uma inspecção visual e reparar ou substituir os cabos eléctricos danificados, se necessário.
  4. Verificar o aterramento, corrigir o problema se necessário.
  5. Testar o sensor de oxigénio com um testador, a resistência deve normalmente ser de 7-9 ohms, substituir se necessário.
  6. Se houver um problema com o PCM, reprogramar ou substituir o módulo de controlo do motor.

Diagnosticar e resolver problemas

A falha P0053 só pode ser causada pelo circuito de aquecimento do sensor de oxigénio ou pelo próprio sensor. O diagnóstico começa normalmente com a verificação da cablagem do sensor. O sensor de oxigénio aquecido vem normalmente com quatro fios.

Dois fios vão directamente para o circuito do aquecedor e os outros dois para alimentar e ligar à terra o sensor. Poderá necessitar de um diagrama de cablagem do seu carro. Para ter a certeza que está a verificar o conjunto correcto de fios.

Verificar cablagem

Verificar o circuito de aquecimento com um multímetro digital ou voltímetro. Consultar o diagrama de cablagem do veículo para determinar os pinos exactos do conector onde a terra está instalada.

A leitura deve ser próxima da voltagem da bateria. Caso contrário, há muito provavelmente um problema com o fornecimento de energia ao sensor.

A ligação à terra também deve ser verificada. Para tal, ligar o terminal positivo da bateria ao fio vermelho do multímetro. E o fio preto à terra para verificar a ligação à terra do circuito. O resultado deve ser 12 V, se não indicar um problema de ligação à terra no sensor.

Verificação do sensor

Se a potência e a terra estiverem OK, a próxima opção é verificar o elemento de aquecimento do sensor. Para determinar se tem um circuito aberto ou alta resistência.

Colocar um voltímetro na escala ohm, verificar a resistência do circuito do aquecedor usando o diagrama de cablagem como referência.

Certifique-se de que desligou o sensor de oxigénio O₂. O circuito de aquecimento no interior do sensor deve ter uma resistência baixa. A ultrapassagem do valor limite indica um circuito aberto na secção do aquecedor. Por conseguinte, o sensor de oxigénio terá de ser substituído para rectificar a falha P0053.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0053 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chery (Tiggo)
  • Chevrolet (Aveo, Captiva, Silverado, Tahoe)
  • Citroen (C4)
  • Ford (Escape, F-150, Focus, Mondeo)
  • GMC
  • Isuzu
  • Mazda
  • Opel (Antara, Astra)
  • Peugeot (3008, 308, 408)
  • Pontiac (Grand Prix GXP)

Com o código de falha P0053 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0054, P0055, P0059, P0060, P0061, P0132, P0134, P2195, P2196.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário

  1. Jc autos lda

    Boas já foram substituídas as duas sonda de oxigénio e continuo a ter o erro P0053

    Responder