O código de falha P0026 soa como “gama/desempenho do circuito solenóide de controlo de válvulas de admissão (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Valve Control Solenoid Circuit Range/Performance (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0026
O código de falha OBD-II P0026 é definido como “Incompatibilidade do intervalo de desempenho do circuito solenóide de controlo de válvulas de admissão (Banco 1)”. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta uma falha no sistema de controlo electro-hidráulico. O VCS (Variable Camshaft System) ou VVT (Variable Valve Timing) é normalmente utilizado.
O parâmetro de definição do código é normalmente um desvio de tensão superior a 10% da referência de accionamento do eixo de comando de válvulas de admissão. Para o desvio exacto da tensão em que o código é definido para uma aplicação específica, consultar o manual relevante.
Os sistemas VVT e VCS utilizam óleo de motor pressurizado para accionar os actuadores que controlam a regulação variável das válvulas. O PCM recolhe informação de vários sensores para calcular a regulação apropriada da regulação das válvulas para aumentar a potência e melhorar a economia de combustível.
Como o óleo do motor é um intermediário que transmite energia para o actuador, que em última análise controla a regulação das válvulas de admissão. O tipo, viscosidade e pureza correctos do óleo devem ser utilizados para assegurar o bom funcionamento destes sistemas.
O código P0026 é definido quando qualquer sensor ou outro componente não está a funcionar dentro do intervalo que o PCM espera ver. Considerando a carga actual, a velocidade do motor e a informação recebida de outros sensores.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0026 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Ociosidade desigual.
- Em alguns casos, a ignição salta.
- Redução da potência do motor.
- O motor pode estagnar ou não arrancar.
- Má aceleração.
- Aumento do consumo de combustível.
O erro P0026 é considerado grave, pois afecta directamente o correcto funcionamento do motor. Se não for corrigido a tempo, pode exigir reparações dispendiosas.
Causas do erro
O código P0026 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Curto-circuito ou circuito aberto na solenóide de controlo da válvula de admissão.
- Conectores eléctricos corroídos.
- Nível de óleo de motor baixo ou contaminado.
- Sistema de óleo entupido.
- Solenóide de controlo defeituoso.
- Transmissão com defeito no eixo de comando.
- A corrente ou correia dentada está solta ou desalinhada.
- Em casos raros, o PCM não funciona bem.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0026
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0026:
- Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e o conector do solenóide de controlo da válvula de admissão.
- Testar se a posição das válvulas de admissão muda.
- Inspeccionar a correia dentada, incluindo a transmissão e a correia.
- Verificar o nível e o estado do óleo do motor.
- Se não for encontrado qualquer problema, testar e substituir o PCM, se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Ao iniciar o diagnóstico de erro P0026, verificar o nível de óleo do motor e ajustá-lo ao nível correcto. Se o óleo do motor estiver no nível correcto, do tipo correcto, mandar verificar a pressão do óleo.
A baixa pressão de óleo é uma causa comum deste código, embora não haja muita gente que lhe dê importância. Se a pressão do óleo estiver fora das especificações, investigar e rectificar a causa antes de prosseguir com o diagnóstico.
Verificar pistas
Se a pressão do óleo estiver dentro das especificações, inspeccionar minuciosamente todos os cabos e conectores necessários. Em seguida, rectificar quaisquer defeitos, mas não se esqueça de verificar o circuito quanto à tensão de referência, continuidade e contacto à terra.
Se os cabos ou conectores tiverem sido reparados, reiniciar o código, ligar o motor e verificar novamente se o código é retido. Se o código for retido, pode haver uma falha intermitente e esta terá de ser agravada para se fazer um diagnóstico preciso.
Verificação mecânica
Se a inspecção e teste do circuito eléctrico não revelar qualquer falha, os actuadores e mecanismos de controlo devem ser removidos. Inspeccioná-los para detectar danos ou depósitos que possam interferir com o seu funcionamento. Limpar todos os componentes, se necessário, e verificar a sua função antes de os reinstalar.
Se o actuador ou engrenagem de controlo funcionar com operação manual, é provável que as passagens internas de óleo no motor possam estar obstruídas. Reinstalar todos os componentes e lavar o motor com um produto adequado. Para dissolver qualquer possível sedimento ou bloqueio no circuito de óleo VVT ou VCS.
Se a falha persistir apesar de todas as tentativas anteriores de reparação, o PCM deve ser testado. Falhas e falhas PCM são extremamente raras, mas não excluem a possibilidade de erro P0026 devido a um módulo defeituoso.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0026 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura
- Audi
- Chevrolet (Aveo)
- Dodge
- Ford
- Geely
- Honda
- Hyundai (Santa Fe)
- Land Rover (Range Rover)
- Mercedes-Benz
- Peugeot
- Subaru (Forester, Impreza, Legacy, Outback, Tribeca)
- Toyota
- Volkswagen
- Volvo (S40, S60, S80)
Com o código de falha P0026 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0011 P0012 P0022 P0028 P0300 P0441 P2187 P2189.