O código de falha P0016 soa como “posição do virabrequim – correlação da posição do virabrequim (Banco 1, Sensor A)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Crankshaft Position – Camshaft Position Correlation (Bank 1, Sensor A)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0016
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0016 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O sensor de posição da cambota (CKP) e o sensor de posição da cambota (CMP) funcionam em conjunto para controlar a emissão de faíscas/combustível e o timing. Ambos consistem de um anel reactivo ou tonal que passa por cima do sensor magnético. O que gera uma tensão que indica a posição.
O sensor da cambota faz parte do sistema de ignição primária e actua como um ‘gatilho’. Detecta a posição do relé da cambota, que transmite a informação para o PCM ou módulo de ignição (dependendo do veículo). Para controlo do tempo de ignição.
O sensor de posição da árvore de cames detecta a posição das árvores de cames e transmite a informação para o PCM. O PCM utiliza o sinal CMP para determinar o início da sequência do injector. Os dois poços e os seus sensores estão ligados entre si pela correia dentada ou cadeia dentada. A came e a manivela devem ser cronometradas com precisão.
Se o PCM detectar que os sinais da manivela e da came estão fora de tempo por um certo número de graus, o código de falha P0016 é definido. Banco 1 é o lado do motor que contém o cilindro número 1. O sensor “A” está muito provavelmente no lado da árvore de cames de admissão.
Note-se que em alguns modelos verá frequentemente este código de falha em conjunto com P0008, P0009, P0017, P0018 e P0019. Se tiver um veículo GM e tiver mais do que um código de falha. Verifique os boletins de serviço que podem aplicar-se ao seu motor.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0016 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á.
- O motor pode funcionar mas com desempenho reduzido (potência reduzida).
- O motor pode rodar mas não arrancar.
- O veículo pode estagnar ou começar mal.
- Ignição de Jerky/falcão ao ralenti ou sob carga.
- Aumento do consumo de combustível.
Causas do erro
O código P0016 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A corrente dentada é esticada ou um dente de correia dentada escorregou devido ao desgaste.
- A correia dentada / corrente dentada está fora de alinhamento.
- Deslizamento do anel / ruptura na cambota / eixo de cames.
- Sensor defeituoso da cambota ou do eixo de cames.
- A corrente do sensor da cambota ou da cambota está aberta ou danificada.
- A correia dentada / tensor de corrente está danificada.
- Equilibrador de virabrequim incorretamente apertado.
- Parafuso de contrapeso de virabrequim solto ou ausente.
- A válvula solenóide do actuador CMP está presa na posição aberta.
- O actuador CMP está preso numa posição diferente de 0 graus.
- O problema está no sistema VVT.
- O ECM está danificado.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0016
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0016:
- Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e o conector para a válvula solenóide de controlo de óleo. Verificar também os sensores de posição da cambota e da cambota.
- Verificar o nível assim como o estado e viscosidade do óleo do motor.
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para determinar quando e em que circunstâncias o erro ocorreu.
- Limpar os códigos de erro da memória ECM e testar o veículo para ver se o código P0016 aparece novamente.
- Dar um comando para ligar e desligar a válvula solenóide de controlo de óleo. Para saber se a faseamento da árvore de cames está a mudar.
- Se o problema não for detectado, continuar com o diagnóstico seguindo o procedimento estabelecido pelo fabricante do automóvel.
Ao diagnosticar e eliminar o erro P0016, seguir as recomendações do fabricante do veículo. Não o fazer poderia resultar em danos graves no motor e poderia resultar na substituição apressada de componentes reparáveis.
Diagnosticar e resolver problemas
Se o seu carro for razoavelmente novo, a transmissão é coberta pela garantia. Por conseguinte, é melhor contactar o seu concessionário para que seja reparado. Se for o próprio a diagnosticar, siga as recomendações abaixo.
Primeiro, inspeccionar visualmente os sensores da cambota e do eixo de cames e os seus arneses para detectar danos. Se notar um fio partido/desgastado, repare e volte a verificar.
Verificar a posição da came e da manivela. Retirar o mecanismo de cames e o equilibrador da cambota, inspeccionar os anéis para verificar a rugosidade. Verificar que não estejam soltos ou danificados e que a chave que os alinha não tenha sido cortada. Se não houver estes problemas, substituir o sensor.
Se o sinal for normal, verificar se a corrente de sincronização/cinta do motor está correctamente alinhada. Se estiverem desalinhados, vale a pena verificar se o tensor está danificado. Isto pode causar o deslizamento da corrente/cinto por um dente ou mais. Verificar também se o cinto/cadeia não está esticado. Depois reparar e voltar a verificar com um scanner, para erro P0016.
Se precisar de informações mais específicas sobre o seu veículo, consulte o manual de reparação da fábrica.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0016 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura
- Audi (A3, A4, A6, Q5, Q7)
- BMW
- Cadillac (SRX)
- Chery (A13, Bonus, Fora, Tiggo)
- Chevrolet (Aveo, Captiva, Cobalt, Cruze, Equinox, Orlando, TrailBlazer)
- Chrysler (300M, Concorde, Pacifica)
- Citroen (C3, C4, C5, Jumper, Picasso)
- Daewoo (Nexia)
- Dodge (Caravan, Charger, Intrepid, Neon, Stratus)
- Fiat (Albea, Doblo, Ducato, Punto)
- Ford (Focus, Kuga, Mondeo, Transit)
- Geely (Emgrand)
- Honda
- Hyundai (Elantra, Santa Fe, Solaris, Sonata, Tucson, i30)
- Kia (Ceed, Cerato, Sorento, Sportage)
- Lexus (RX330)
- Mazda (6, CX-7)
- Mercedes-Benz (E180, C350, ML350, W164, W212, W221)
- Mitsubishi (Pajero)
- Nissan
- Opel (Antara, Astra, Corsa, Insignia)
- Peugeot (3008, 308, 408, 508, Boxer)
- Porsche (Cayenne)
- Renault
- Skoda (Fabia, Octavia, Rapid, Superb, Yeti)
- Ssangyong (Actyon)
- Subaru
- Toyota (Auris, Avensis, Camry, Corolla, Highlander, Land Cruiser, Prado, Prius, Vitz, Yaris)
- Volkswagen (Crafter, Golf, Jetta, Passat, Tiguan, Touareg, Transporter)
- Volvo (S60, XC90)
- Vortex
- Zotye (T600)
- GAZelle
- Volga (Chrysler, Siber)
Com o código de falha P0016 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P000A, P0011, P0012, P0068, P0087, P0089, P0300, P0302, P0303, P0335, P0336, P0337, P0338, P0339, P0340, P0344, P0385, P0386, P0387, P0388, P0389, P0513, P228D, P2293.
Meu 408 acende a luz de defeito motor. Coloco o scanner e aprece o código P 0016, porém o carro funciona normalmente. Já troquei o sensor de fase. Seria o sensor de velocidade?