O código de falha P0012 soa como “posição “A” da árvore de cames – timing over-retarded (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “”A” Camshaft Position – Timing Over-Retarded (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0012
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0012 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O código P0012 refere-se a componentes VVT (variable valve timing) ou VCT (variable valve timing). Também o PCM (Powertrain Control Module) ou ECM (Engine Control Module) do veículo. VVT é uma tecnologia utilizada num motor para lhe dar mais potência ou eficiência em diferentes condições de funcionamento.
É composto por vários componentes diferentes, mas o código de falha P0012 refere-se especificamente à temporização do eixo de cames. Se a temporização da árvore de cames for excessivamente lenta, a luz de erro do motor acender-se-á e o código será definido.
Eixo de cames “A” é a admissão, esquerda ou dianteira do eixo de cames. Este código refere-se ao Banco 1. O banco 1 é o lado do motor que contém o cilindro 1.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0012 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos iluminar-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O carro pode ter dificuldade em arrancar o motor.
- Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
- Podem também ocorrer outros sintomas.
Se o erro P0012 for exibido, pode ser difícil arrancar o motor, ou pode ser irregular, funcionar em velocidade lenta, ou mesmo empatar. Se o problema for deixado por resolver durante muito tempo, pode levar a outras falhas.
Causas do erro
O código P0012 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Ajuste incorrecto da temporização da válvula.
- Problema de cablagem no sistema de válvulas solenóides de controlo da fase de admissão.
- Fluxo contínuo de óleo para a câmara de pistão VCT.
- Solenóide de controlo da válvula de distribuição defeituoso (preso na posição aberta).
Como eliminar ou limpar o código de falha P0012
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0012:
- Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e o conector do sensor de posição da cambota e da cambota. Verificar também a válvula solenóide de óleo quanto à sua folga e danos.
- Verificar o nível de óleo do motor, bem como o estado e viscosidade do óleo do motor.
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para determinar quando e em que circunstâncias o erro ocorreu.
- Apagar os códigos de erro da memória do ECM e testar o veículo para ver se o código P0012 aparece novamente.
- Dar um comando à válvula solenóide de controlo de óleo para a ligar e desligar para descobrir se a regulação da regulação da válvula está a mudar.
Diagnosticar e resolver problemas
Primeiro deve ser verificado o funcionamento do solenóide VCT. É necessário certificar-se de que a válvula não está encravada ou presa devido a contaminação. Para o fazer, consulte o manual de reparação do seu carro. Os componentes da unidade VCT podem então ser verificados.
Se tiver dificuldade em resolver o problema com o erro P0012, deve procurar aconselhamento especializado. Os comerciantes autorizados têm à sua disposição ferramentas avançadas. Têm também a capacidade de realizar acções de resolução de problemas detalhadas. Isto inclui a capacidade de testar componentes utilizando uma ferramenta de diagnóstico.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0012 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A4)
- BMW (X3, X5)
- Chevrolet (Aveo, Cruze)
- Chrysler
- Citroen (C3, C5)
- Fiat (Doblo)
- Ford (Kuga, Mondeo)
- Geely (Emgrand)
- Hyundai (Elantra)
- Kia (Ceed, Cerato, Sorento)
- Land Rover (Range Rover)
- Lexus
- Lifan
- Mazda (3, 6, CX-7, Demio, MPS)
- Mercedes-Benz
- Nissan
- Opel
- Peugeot (3008, 307, 308, 407)
- Renault (Logan)
- Skoda
- Suzuki (Grand Vitara)
- Toyota (Avensis, Camry, Corolla, Prado, Prius, RAV4, Scion, Yaris)
- Volkswagen (Passat)
- Volvo
- Vortex (Estina, Tingo)
- LADA (Vesta)
Com o código de falha P0012 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0010, P0011, P0015, P0016, P0018, P0020, P0021, P0022, P0102, P0170, P0171, P0174, P0300, P0301, P0302, P0303, P0304, P0305, P0306, P0316, P0340, P0345, P0352, P0607, P1297, P1415, C1201, C1231.