O código de falha P0010 soa como “circuito actuador de posição do eixo de cames “A” aberto (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “”A” Camshaft Position Actuator Circuit Open (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0010
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0010 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O código P0010 refere-se a componentes VVT (variable valve timing) ou VCT (variable valve timing). Também o PCM (Powertrain Control Module) ou ECM (Engine Control Module) do veículo. VVT é uma tecnologia utilizada num motor para lhe dar mais potência ou eficiência em vários pontos de operação.
É constituída por uma válvula de controlo de óleo (OCV), também chamada válvula solenóide, e outros componentes. Normalmente, o indicador luminoso de verificação do motor e o correspondente código de falha P0010 significam. Que a voltagem no circuito caiu abaixo de um certo limite dentro de um certo tempo (depende da marca/modelo/motor).
Este código é relevante para o Banco 1. O banco 1 é o lado do motor que contém o cilindro 1.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0010 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” (indicador de falha) no painel de controlo acende-se.
- Motor irregular a funcionar ao ralenti.
- Aumento do consumo de combustível.
- Potência reduzida a velocidades elevadas do motor.
- Sem controlo das emissões de gases de escape.
- Outros sintomas podem também estar presentes.
Se um código de erro P0010 for armazenado na memória do computador, é provável que o veículo seja reprovado num teste de emissões. Se o código for definido, pode também causar problemas de manuseamento. Se este código for encontrado, recomenda-se que a falha seja rectificada o mais depressa possível.
Causas do erro
O código P0010 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A válvula de controlo de óleo OCV está defeituosa.
- Depósitos de óleo de motor (devido à falta de troca de óleo).
- Condutas de óleo entupidas.
- Circuito aberto ou curto-circuito no circuito VVT / VCT.
- Curto-circuito ou circuito aberto em OCV / válvula solenóide.
- Componentes de cronometragem desgastados (correntes, engrenagens, guias).
- Eixo da manivela danificado ou timing.
- Unidade de faseamento do eixo de comando variável danificado.
- Computador PCM danificado.
- Software ECM desactualizado.
- Avaria interna do ECM.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0010
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0010:
- Inspecção cuidadosa do Banco 1 VVT/VCT. Cablagem do sistema, circuitos e conectores. Efectuar reparações conforme necessário.
- Com o motor aquecido, verificar o funcionamento do OCV, substituir / reparar se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
A fim de diagnosticar correctamente o erro P0010, será necessário um scanner de diagnóstico avançado. Capaz não só de ler os códigos de erro armazenados, mas também de visualizar os vários dados do sensor em tempo real.
Em primeiro lugar, todos os dados armazenados e códigos de erro devem ser lidos utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. A fim de determinar quando e em que circunstâncias o erro ocorreu. Depois limpar os códigos de erro da memória do ECM e testar o veículo. Isto ajudará a determinar se o código P0010 reaparece e se o erro é intermitente.
Como a causa mais comum deste erro é a acumulação de depósitos, devido a alterações irregulares do óleo do motor. A válvula solenóide de controlo de óleo deve ser removida. Verificar a sujidade do coador e limpá-lo, se necessário.
Quando o erro é intermitente, a válvula solenóide, bem como os cabos eléctricos, devem ser inspeccionados visualmente para detectar danos. Esta pode ser a causa da falha.
Se, após limpeza e nova verificação do sistema, o código de erro aparecer imediatamente. É necessário observar as tensões dos sensores de posição da cambota e do eixo de comando em tempo real. Para tal, utilizar um scanner e substituir o sensor defeituoso, se necessário.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0010 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura
- Audi (A4, A6)
- BMW
- Buick (Verano)
- Cadillac
- Chevrolet (Captiva, Cruze, Impala, Malibu)
- Citroen (C4, C5)
- Dodge
- Fiat (Albea, Doblo)
- Ford (Focus, Mondeo, Taurus)
- Honda (Accord, CR-V)
- Hyundai (Elantra, Tiburon)
- Jaguar (X-Type)
- Kia
- Lexus
- Mazda (6, Demio)
- Mercedes-Benz (W203)
- Mitsubishi
- Nissan (Terrano)
- Opel (Antara, Astra, Insignia)
- Peugeot (207, 307, 308, 408)
- Porsche
- Renault (Clio, Duster, Megane, Scenic)
- Saturn
- Skoda
- Ssangyong (Kyron)
- Suzuki (SX4)
- Toyota (Avensis, Camry, Corolla, Prius, Tacoma)
- Volkswagen (Golf, Passat, Polo, Tiguan)
- Volvo (S40)
- GAZelle (Business, Next, UMZ 4216)
Com o código de falha P0010 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0011, P0012, P0013, P0014, P0020, P0021, P0022, P0101, P0243, P0245, P0444, P1101, P2008.