Código de falha P0007 – válvula de corte de combustível circuito de controlo “A” alto

O código de falha P0007 soa como “válvula de corte de combustível circuito de controlo “A” alto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Shutoff Valve “A” Control Circuit High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0007

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0007 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0007 – válvula de corte de combustível circuito de controlo

A válvula solenóide de corte de combustível é utilizada para desligar o fornecimento de combustível à bomba de combustível. Quando a ignição está desligada, o êmbolo de mola está na posição inferior, cortando o fornecimento de combustível à bomba.

Quando o motor de arranque é engatado, o solenóide é energizado pelo relé de viagem. O êmbolo move-se então para a posição ascendente, permitindo que o combustível seja fornecido à bomba.

Quando o interruptor de ignição é libertado e o motor está em funcionamento, é aplicada corrente baixa ao outro enrolamento do solenóide para o manter na posição ascendente.

O código P0007 indica um elevado nível de sinal no circuito de controlo da válvula de corte de combustível “A” e indica um problema com o solenóide de corte ou o seu circuito. Por outras palavras, um elevado nível de sinal de circuito significa que um componente ou sensor do sistema não tem a tensão normal necessária para o seu funcionamento.

As razões para um elevado nível de sinal de circuito são muitas e variadas, mas na maioria dos casos este tipo de código é causado por problemas de cablagem ou má ligação de conectores eléctricos. Mas não descartar muitos outros problemas que impedem a corrente de passar através da cablagem.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0007 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Incapaz de ligar o motor do veículo.
  3. Rotações flutuantes e tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. Redução na potência do motor.
  5. Aumento do consumo de combustível.

A gravidade do erro P0007 é bastante elevada, pelo que se recomenda a eliminação do problema o mais rapidamente possível. Se isso ocorrer, pode causar problemas no arranque do motor.

Causas do erro

O código P0007 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Avaria na válvula solenóide de corte de combustível.
  • Relé de válvula solenóide de corte de combustível defeituoso.
  • Problema com os feixes de cabos ou feixes de cabos.
  • Interruptor de ignição avariado.
  • Linhas de combustível entupidas.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0007

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0007:

  1. Limpar os códigos de erro da memória do computador do carro.
  2. Teste de condução do carro para descobrir se o código P0007 aparece novamente.
  3. Efectuar uma inspecção visual e reparar ou substituir os cabos eléctricos danificados, se necessário.
  4. Diagnosticar e, se necessário, substituir a válvula solenóide de corte de combustível.
  5. Verificar se há bloqueios no sistema de combustível e se o interruptor de ignição está em boas condições de funcionamento.
  6. Se houver um problema com o PCM, reprogramar ou substituir o módulo de controlo.

Diagnosticar e resolver problemas

O diagnóstico de falha P0007 deve ser iniciado através da recuperação de todos os códigos armazenados e dos dados da moldura de paragem do veículo. Tome nota desta informação, pois pode vir a ser útil mais tarde. Em seguida, limpar os códigos e realizar um test drive para verificar se o código foi reposto.

Inspeccionar visualmente todos os componentes do sistema, cabos e linhas de combustível. Certificar-se de que as linhas de combustível não estão dobradas ou apertadas, reparar se necessário.

Verificar condutas de válvulas de corte de combustível

Há normalmente dois ou três fios no solenóide de corte de combustível: puxar, segurar e aterrar. Consulte o manual de reparação do seu veículo para determinar que fio é responsável por quê.

Desligar o conector solenóide de corte de combustível e trazer uma extremidade da lâmpada de teste para o terminal do fio de tracção. Ligar o grampo da lâmpada de controlo ao terminal negativo da bateria. A lâmpada de controlo deve acender-se após o arranque do motor.

A seguir, verificar o conector “hold” do circuito de alimentação de energia. A energia só deve ser fornecida através desta parte do circuito quando a chave estiver na posição “trabalho”. Para o fazer, trazer uma extremidade da lâmpada de teste para o pino de chumbo de “espera”. Ligar o grampo da lâmpada de teste ao terminal negativo da bateria, a lâmpada de teste deve acender-se.

Verificar a ligação à terra colocando uma extremidade da lâmpada de teste no contacto e a outra no terminal positivo da bateria. A lâmpada indicadora deve acender-se.

Se forem encontradas falhas ao verificar os feixes de cabos, estas devem ser rectificadas.

Relés de verificação

Se o solenóide de paragem não estiver energizado, o relé deve ser verificado. A forma mais fácil de o fazer é trocar o relé por um diferente.

Normalmente o mesmo relé é utilizado em mais do que um circuito, permitindo que a substituição seja efectuada. Se o solenóide de corte de combustível funcionar, é provável que o relé estivesse defeituoso.

Se o relé requerido não estiver disponível, pode usar um fio de jumper para verificar. Ligar o fio do jumper entre a bateria e o solenóide de corte de combustível. Se o solenóide funcionar, o relé está defeituoso e deve ser substituído para eliminar o erro P0007.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0007 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Buick (Enclave)
  • Chevrolet (Spark)
  • Dodge
  • Ford
  • Hino
  • Hyundai (Sonata)
  • Jeep
  • Kia (K5)
  • Mercedes-Benz
  • Mitsubishi
  • Nissan (Cube)
  • Opel
  • Toyota
  • Volvo

Com o código de falha P0007 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0005, P0006.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário