O código de falha P0004 soa como “circuito regulador do volume de combustível alto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Volume Regulator (FVR) Control Circuit High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0004
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0004 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Este código de falha é mais frequentemente encontrado em veículos com motores Common Rail Diesel (CRD) e motores Direct Injection Gasoline (GDI). A falha diz respeito ao sistema eléctrico, que faz parte do sistema de controlo do volume de combustível.
Os sistemas de combustível automóvel são compostos por muitos componentes, tais como o depósito de combustível, bomba de combustível, filtro, linhas, injectores, etc.
Um componente dos sistemas de combustível de alta pressão é a bomba de combustível de alta pressão. A sua função é aumentar a pressão do combustível até ao nível necessário para fornecer combustível aos injectores através do carril de combustível.
As bombas de combustível de alta pressão têm um lado de baixa pressão e um lado de alta pressão, bem como um regulador do volume de combustível que controla a pressão.
Se as leituras eléctricas no circuito de controlo do regulador do volume de combustível estiverem fora dos parâmetros normais. O módulo de controlo reconhece isto como um erro e define o código de falha P0004.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0004 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Incapaz de ligar o motor do veículo.
- Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
- Redução na potência do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
A gravidade do erro P0004 é bastante elevada, pelo que é aconselhável corrigir o problema o mais rapidamente possível. O veículo não poderá passar no ensaio de emissões, e a ignorância prolongada pode danificar o conversor catalítico.
Causas do erro
O código P0004 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A válvula de controlo do volume de combustível (FVR) está defeituosa.
- Corrosão do conector do regulador de controlo de combustível.
- Problema com os feixes de cabos eléctricos ou feixes de cabos.
- Danos na bomba de combustível.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0004
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0004:
- Limpar os códigos de erro da memória do computador do carro.
- Teste de condução do carro para descobrir se o código P0004 aparece novamente.
- Efectuar uma inspecção visual e reparar ou substituir os cabos eléctricos danificados, se necessário.
- Diagnosticar e, se necessário, substituir a válvula de controlo do volume de combustível (FVR).
- Se houver um problema com o ECM, reprogramar ou substituir o módulo de controlo do motor.
Diagnosticar e resolver problemas
O diagnóstico de erro P0004 deve ser iniciado através da recuperação de todos os códigos armazenados e da paragem dos dados da moldura do veículo. Tome nota desta informação, pois pode vir a ser útil mais tarde. Depois limpar os códigos e realizar um test drive para verificar se o código foi reposto.
Inspeccionar visualmente todos os componentes do sistema, cabos e linhas de combustível. Certificar-se de que as linhas de combustível não são dobradas ou apertadas e repará-las, se necessário.
Verificação da válvula de controlo do volume de combustível
Após inspecção visual, verificar a própria válvula, ligando um multímetro ao cabo de alimentação. Com o motor em funcionamento, a tiragem actual deve estar entre 35 e 80 miliamperes, dependendo do fabricante.
Verificar também a resistência interna do solenóide (FVR), ligando um cabo de teste a cada terminal de válvula. O intervalo admissível deve ser visto nas especificações do fabricante. Quaisquer valores que excedam a especificação significam que o solenóide (FVR) está defeituoso e deve ser substituído.
Embora a verificação (FVR) possa ser feita com um multímetro, é ainda melhor verificá-lo com um osciloscópio.
Verificação eléctrica
Se a válvula de controlo de volume (FVR), depois de verificada, se revelar operacional, mas o código P0004 ainda estiver presente, é necessário verificar o circuito eléctrico. Há dois fios para o solenóide, energia e terra, controlados pelo PCM.
Desligar o conector da válvula (FVR) e ligar um fio da lâmpada de teste ao terminal mais e o outro ao negativo da bateria, a lâmpada de teste deve acender-se. Se não o fizer, há um problema no circuito de alimentação e este deve ser substituído.
Em seguida, verificar se o PCM fundamenta o lado negativo do circuito. Para tal, ligar um cabo da lâmpada de teste ao terminal de terra e o outro à bateria positiva.
Ligar o motor à terra e se o PCM estiver a ligar o circuito à terra, a luz indicadora deve piscar. Se não o fizer, há um circuito de terra aberto ou um problema com o PCM.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0004 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- BMW (335i)
- Buick
- Chevrolet (Cruze, Silverado)
- Chrysler
- Citroen
- Dodge (Dakota, Journey, RAM)
- Ford (Fiesta, Focus)
- Jeep (Liberty)
- Kia
- Mazda
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi (Lancer, Outlander)
- Nissan
- Opel (Astra)
- Peugeot (308)
- Renault (Megane)
- Volkswagen
- UAZ (Patriot)
Com o código de falha P0004 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0001, P0002, P0003, P0106, P0158, P0174, P0300, P0302, P0440, P0456, P2098.