O código de falha P0000 soa como “sem falhas”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “No Fault”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0000
Este código de diagnóstico de problemas (DTC) é um código genérico. O erro P0000 é considerado um código genérico uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Geralmente, o código de erro P0000 aparece quando um firmware actualizado é inserido no veículo. Por outras palavras, a pessoa que lascou a unidade PCM pode ter desactivado ou reprogramado mal qualquer sistema de motor.
Muito frequentemente este problema ocorre em veículos com unidade de controlo Siemens instalada. Também ocorre com a desactivação do EGR, conversor catalítico, sensor lambda e outros componentes programados com inexperiência.
Em termos simples, a PCM vê um erro, mas não consegue determinar a sua causa. Ou seja, o erro pode ser qualquer código, e qualquer problema. É só que ao reactivar a informação do problema foi apagada ou introduzida incorrectamente. Esta condição acaba por provocar um código P0000.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0000 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” (indicador de mau funcionamento) no painel de controlo acende-se.
- Quaisquer sintomas podem estar presentes.
- Não há sintomas presentes.
Dependendo dos sintomas, a severidade do código P0000 pode variar de moderado a severo. Recomenda-se, portanto, que o problema seja rectificado o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P0000 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A causa principal é um firmware defeituoso na unidade de controlo.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0000
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0000:
- Volte para o firmware de stock e descubra o código de erro real.
- Substituir o módulo PCM se for este o problema.
Diagnosticar e resolver problemas
Ao resolver o erro P0000, a pessoa ou organização que flashou a unidade de controlo com o firmware actualizado deve ser contactada para assistência. Se não forem capazes de resolver o problema, o firmware do stock deve ser substituído.
No firmware do stock, deve aparecer um erro real com o código habitual, que indicará o problema. Sem estes procedimentos, é muito difícil saber qual é o problema. Afinal de contas, pode ser causado por qualquer coisa.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0000 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- BMW
- Chevrolet (Aveo, Cruze, Lacetti)
- Chrysler
- Citroen (C4)
- Ford (Fiesta, Focus, Fusion, Transit)
- Hyundai (Accent, Solaris)
- Infiniti
- Jeep
- Kia
- Land Rover
- Mazda (3, 6)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi
- Nissan (Almera, Qashqai, X-Trail)
- Opel
- Peugeot (206, 207, 308, Boxer)
- Renault
- Skoda (Octavia)
- Subaru
- Suzuki (Grand Vitara)
- Toyota (Platz)
- Volkswagen (Jetta)
- GAZelle
- LADA (Granta, Kalina, Niva, Priora, Vesta)
- VAZ (2114)
- Volga (Chrysler)
Com o código de falha P0000 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0016, P0301, P0335, P0420, P0440.