- Descrição técnica e descodificação do erro B2799
- Descrição para automóveis Toyota
- Descodificação para veículos GM
- Sintomas de mau funcionamento
- Causas do erro nos veículos Toyota
- Causas do erro nos veículos GM
- Como eliminar ou limpar o código de falha B2799
- Diagnosticar e resolver problemas
- Em que veículos este problema é mais comum
- Vídeo
O código de erro B2799 pode aplicar-se tanto aos veículos da marca Toyota como aos veículos da marca GM. Dependendo da marca do seu veículo, esta falha terá definições completamente diferentes.
O problema B2799 para veículos Toyota soa como “Defeito do sistema de imobilização do motor”. Muitas vezes, no software da ferramenta de digitalização OBD-2, o nome pode ser escrito em inglês como “Engine Immobiliser System Malfunction”.
Para veículos GM, o erro soa como “Suspension control select switch circuit open”, ou em inglês “Suspension control select switch circuit open”.
Descrição técnica e descodificação do erro B2799
Como este código tem definições completamente diferentes e referem-se a problemas diferentes em veículos GM e Toyota. Para evitar confusão, cada descrição será separada pelas rubricas apropriadas para fornecer informação mais clara.
Descrição para automóveis Toyota
O código de falha OBD-II B2799 é definido como “falha do sistema de imobilização do motor” pelo fabricante de automóveis Toyota. É definido quando o módulo de controlo de transmissão detecta uma falha ou erro de comunicação entre si e a chave do transponder.
Este código também pode ser definido quando um ou mais dos módulos de controlo envolvidos detectam que códigos de segurança incorrectos estão a ser transmitidos da chave para o módulo de controlo ou imobilizador.
Os modernos sistemas de segurança anti-roubo são muito complexos e dependem da transmissão e recepção de grandes fluxos de códigos de segurança. Na prática, a chave, o módulo de controlo do imobilizador e o PCM contêm os mesmos códigos na mesma configuração.
Em alguns veículos Toyota, os mesmos códigos são programados no sistema de fecho central. Isto significa que apenas a chave correcta pode bloquear/desbloquear remotamente o carro utilizando a chave fob.
Se todos os códigos de segurança pré-programados e outras informações de identificação de veículos contidos na chave, RCM e módulo de controlo do imobilizador não correspondem exactamente, o imobilizador não permitirá que o motor arranque.
Contudo, em alguns casos, o motor pode arrancar mas será parado pelo imobilizador após cerca de dois segundos.
Descodificação para veículos GM
O erro B2799 é definido pelo fabricante General Motors como ‘falha no circuito do interruptor de selecção de controlo de suspensão’. É definido quando o módulo de controlo do corpo detecta uma falha ou defeito no interruptor de controlo da suspensão. Pode também afectar a cablagem associada ao sistema de controlo de suspensão.
Nos sistemas que utilizam controlo manual da suspensão, o condutor pode escolher entre dois níveis de amortecimento. A selecção de um nível específico envolve um interruptor que energiza os solenóides localizados no interior dos amortecedores.
Os amortecedores convencionais funcionam com base no princípio de resistência a fluidos, que envolve a passagem de óleo através de um pequeno orifício no pistão do amortecedor à medida que o veículo se desloca. Se o movimento for lento, o óleo pode facilmente passar através do buraco. Mas a velocidades mais elevadas, o óleo só pode passar pelo furo a uma velocidade ditada pela viscosidade do óleo.
Se o veículo tiver uma selecção de controlo de suspensão, o diâmetro do furo no pistão do amortecedor pode ser ajustado utilizando um electroíman. O caudal de óleo através do pistão pode assim ser ajustado para se adequar às condições actuais de condução.
Quando o PCM detecta uma falha B2799 no sistema de controlo de suspensão, estabelece este código e a luz de aviso acende como resultado.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha B2799 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória PCM como uma falha).
- O motor pode arrancar mas não arrancar.
- Quase de certeza que não haverá pressão de combustível, uma vez que o imobilizador desactivou o sistema de combustível.
- O motor pode arrancar mas irá quase imediatamente parar de novo.
Causas do erro nos veículos Toyota
O código B2799 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Chave do transponder danificada ou defeituosa.
- Amplificador de chave transponder danificado ou defeituoso.
- Danificado, queimado, curto-circuitado, desconectado ou corroído a cablagem e conectores em qualquer parte do sistema de alarme/roubo.
- Baixa voltagem do sistema causada por bateria defeituosa ou descarregada.
- Mau funcionamento ou falha do PCM, ou módulo de controlo do imobilizador. (Note-se que a falha do módulo imobilizador é mais comum do que a falha do PCM).
Causas do erro nos veículos GM
O código B2799 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Danificado, queimado, curto-circuitado, desconectado ou corroído a cablagem e conectores em qualquer parte do sistema de controlo de suspensão.
- Rastilhos fundidos ou ligações fusíveis.
- Solenóide de controlo defeituoso.
- Amortecedor de choque defeituoso.
- Problema com o interruptor de controlo.
- Falha do PCM ou BCM, cuja falha ocorre mais frequentemente.
Como eliminar ou limpar o código de falha B2799
Alguns passos sugeridos para resolver e corrigir o código de erro B2799 num Toyota:
- Verificar a chave do transponder, bem como o seu amplificador para detectar avarias.
- Inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sistema de alarme/roubo.
- Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
- Verificar a carga da bateria.
- Se o problema persistir, verificar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor ou o módulo de controlo do imobilizador.
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro B2799 no GM:
- Inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sistema de alarme/roubo.
- Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
- Fazer o mesmo com fusíveis ou ligações fusíveis.
- Verificar se o amortecedor, solenóide de controlo e interruptor estão em bom estado.
- Se o problema persistir, verificar e, se necessário, substituir o módulo PCM ou BCM.
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de problemas para B2799, é verificar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com um determinado veículo.
As etapas de diagnóstico avançadas são muito específicas do veículo. Podem exigir equipamento e conhecimentos especializados para executar as etapas com precisão.
Nos veículos Toyota, dos simples, pode-se verificar a carga da bateria e verificar visualmente se há rasgos ou outros danos na cablagem. Quanto à verificação da chave do transponder e também dos módulos de controlo, estes são melhor deixados aos profissionais. Isto pode exigir perícia e equipamento especial.
No que diz respeito aos automóveis da General Motors, podemos também verificar os cabos e os fusíveis. O resto é melhor deixar para os profissionais, que descobrirão rapidamente se existe um problema com o módulo de controlo ou com o amortecedor de choques.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código B2799 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Lexus (IS250, RX330)
- Peugeot (107)
- Toyota (Avensis, Camry, Corolla, Crown, Highlander, RAV4, Tundra)
Com o código de falha B2799 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: B1703, B2796.