Código de falha B1049 – circuito aberto no módulo do airbag do condutor

O código de erro B1049 soa como “Driver Air Bag Module Open”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Driver Air Bag Module Open”.

Descrição técnica e descodificação do erro B1049

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro B1049 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha B1049 – circuito aberto no módulo do airbag do condutor

Este erro ocorre quando a unidade de controlo já não consegue ver o airbag do condutor, que é montado no volante. Isto pode indicar uma falha do próprio airbag ou do arnês de cabos.

O código pode também aparecer devido a falha da própria unidade de controlo, ou devido a um acidente de viação. Após um acidente, o airbag pode não ter sido substituído, mas pode ter sido substituído por um sistema fictício.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha B1049 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. É provável que não haja outros sintomas para além do código de falha armazenado e da iluminação do SRS no painel de instrumentos.

O erro B1049 é grave uma vez que os problemas de airbag afectam directamente a segurança do condutor em caso de colisão com um obstáculo.

Causas do erro

O código B1049 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Avaria no airbag do condutor.
  • Cabo espiral com defeito.
  • A cablagem do airbag do condutor está aberta.
  • Má ligação eléctrica do circuito do airbag do condutor.
  • A unidade de controlo do airbag está defeituosa.

Como eliminar ou limpar o código de falha B1049

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro B1049:

  1. Inspeccionar visualmente a ligação do feixe de cabos, substituí-la se tiver danos visíveis.
  2. Verificar o módulo de airbag do condutor, substituir se necessário.
  3. Substituir o cabo em espiral se este estiver defeituoso.
  4. Substituir o módulo sensor de diagnóstico do airbag, se necessário.

Diagnosticar e resolver problemas

Antes de efectuar a manutenção do sistema SRS e resolver o erro B1049, desligar a ignição, desligar ambos os cabos da bateria e esperar pelo menos 10 minutos. Um airbag e um pré-tensor de cinto de segurança podem ainda ser accionados durante aproximadamente 10 minutos após os cabos terem sido desligados.

Não trabalhar em nenhum dos conectores ou cabos do sistema SRS até que tenham decorrido pelo menos 10 minutos. A não observância deste aviso poderia levar à activação acidental destes módulos, aumentando o risco de ferimentos pessoais graves.

O diagnóstico e resolução de problemas adicionais da B1049 envolve uma verificação passo a passo de todos os componentes. Neste caso são o feixe de cabos, o próprio airbag do condutor, o cabo espiral e o módulo de controlo.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código B1049 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Nissan (Juke, Note, Pathfinder, Qashqai, Tiida, X-Trail)

Com o código de falha B1049 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: B1015, B1050, B1059, B1065, B1081, B1086, B1209.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário